Principais cuidados com o carro que você precisa ter no verão

Siga as nossas dicas e mantenha seu carro numa boa!

• por
Imagem: GettyImages

Não é só no inverno que a gente precisa ter cuidados com o carro, não, viu? No verão, o interior do seu veículo pode chegar a ficar 10ºC mais quente que a temperatura externa, o que pode causar alguns probleminhas. E é exatamente por isso que a gente tá aqui hoje, pra te ajudar a acabar com todos eles! O engenheiro Erwin Franieck, da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), é quem dá as dicas! 🙂

Saiba+: O que fazer em caso de pane elétrica?

Saiba+: Aprenda a economizar no consumo de gasolina do carro

Saiba todos os cuidados com o carro que você precisa ter no verão 

Cuide dos pneus

Em dias quentes, o atrito da borracha contra o chão é mais intenso e a borracha tende a ficar mais mole, o que prejudica a aderência ao solo. Por isso, mantenha os pneus sempre calibrados, combinado? Você pode calibrá-los toda semana, seguindo as especificações do seu modelo de carro. E não se esqueça do estepe, combinado?

Revise itens de plástico e borracha

Cruciais pra garantir o conforto do motorista e dos passageiros dentro do veículo, as borrachas de vedação ressecam com facilidade em altas temperaturas. A dica aqui é investir em uma bela revisão em todos os elementos de plástico e borracha do motor. Ah, e também vale ficar de olho nas palhetas do limpador do para-brisa. Se ao ligar você perceber algum barulho ou riscos no vidro, é hora de trocá-las!

Deixe o ar entrar

Pode ser difícil achar uma vaga pra estacionar na sombra durante o verão. Se for preciso deixar o carro fechado por muito tempo sob sol forte, é importante fazer o ar circular antes de dar a partida. Isso porque as altas temperaturas liberam vapores de substâncias químicas presentes em alguns materiais, que podem ser prejudiciais à saúde. Assim que entrar no carro, abra os vidros pra retirar o acúmulo de vapores e ligue o ar condicionado. Outra dica pra manter os cuiados com o carro no verão é investir em painéis refletores! Além de não deixá-lo tão quente, ele evita que o calor danifique itens do painel feitos de plástico e diminua a durabilidade dos tecidos do revestimento interno. 

Fique de olho no motor

No verão, o sistema de refrigeração do motor é colocado à prova. É super importante ficar atento à temperatura do motor, principalmente em automóveis refrigerados à água. Alguns carros têm apenas um sinal luminoso para informar se o motor está muito quente. Caso essa luz acenda ou o ponteiro chegue perto do ponto vermelho, é necessário parar o veículo e desligá-lo imediatamente para evitar danos no cabeçote ou nas juntas. Verifique regularmente o nível do líquido do radiador, busque por indicações de aditivos que possam ser úteis no manual do carro e mantenha o compartimento do motor bem limpo, com poucos resíduos de óleo. Esses cuidados com o carro reduzem as chances do motor do veículo superaquecer, mas, caso isso aconteça, mantenha o reservatório de água fechado e aguarde o motor esfriar. Se precisar de qualquer ajuda, chama a gente pelo app! 🙂

Hidrate bancos de couro

Bancos de couro dão um toque de elegância a qualquer carro, mas saiba que, se você quiser tê-los, é muito importante investir em uma manutenção constante, tá? Além da limpeza regular, é preciso realizar a hidratação do couro com um hidratante próprio ou algum produto à base de silicone. Esse procedimento evita o ressecamento do tecido, além de protegê-los contra manchas causadas pelo sol. 

Proteja a pintura

A pintura também sofre com os efeitos de chuva e sol fortes. Pra conservar o brilho da lataria durante o verão, a dica é investir na cristalização. O serviço conta com a aplicação de uma resina protetora que ajuda a aumentar a vida útil da tinta original e ainda reduz riscos. Prevenir é melhor que remediar!

E, claro, a dica mais importante pra manter os cuidados com o carro em dia: faça o nosso Seguro Auto Youse! A gente tem várias coberturas e serviços úteis pra cuidar do seu carro no dia a dia! 🙂