Quais são as regras para montar suporte para bicicleta no carro?

Precisa levar sua bike no carro? Confira quais são as regras na hora de montar um suporte seguro

• por
Regras para montar suporte para bicicleta Regras para montar suporte para bicicleta

Além de ser uma alternativa sustentável de mobilidade, andar de bicicleta por aí também pesa menos no bolso e te ajuda a economizar tempo no trânsito – sem falar que é uma ótima opção de lazer e prática de atividade física. Mas na hora de levá-la pro parque, pra uma viagem ou até pra oficina, fique ligado: existem algumas regras se você for montar suporte para bicicleta no carro. 

O transporte de bikes em carros é permitido pela resolução 349/10 do Contran, mas a bicicleta deve ser fixada no teto ou na parte traseira do veículo através de um suporte apropriado. São vários os tipos de suportes externos que vão no porta-malas, engate, estepe, teto ou até na caçamba, no caso das picapes. Na hora de escolher, é só checar com o fabricante qual é o adequado para o modelo do seu carro e da bike. 

Suporte traseiro

Na hora de montar suporte para bicicleta, o mais comum é usar o que é colocado na traseira do carro. Os suportes traseiros, também conhecidos como transbikes, podem ficar presos diretamente na tampa do porta-malas, no estepe ou acoplados ao engate, dependendo do modelo do veículo. Em qualquer uma das opções, a bike não pode ultrapassar a largura do carro, provocar ruído, se bater contra o carro, por exemplo, ou alguma poeira que atrapalhe a visão de quem está dirigindo atrás. E se a bicicleta estiver encobrindo as luzes ou a placa do carro, mesmo que parcialmente, também é obrigatório o uso de uma régua de sinalização e uma segunda placa traseira. 

Saiba+: Como escolher a bike ideal para você?

Saiba+: Dia do Ciclista: veja as regras para pedalar no trânsito

A régua parece com um para-choque traseiro e deve ter no mínimo 1 metro de largura e no máximo a largura do carro, com sistema próprio de luzes de sinalização. Você deve fixar a régua diretamente no carro usando engates, encaixes ou parafusos de forma que ela fique bem segura. Já a segunda placa de identificação deve ser lacrada pelo Detran do seu estado.

Posso montar suporte para bicicleta no teto do carro?

Outra opção é levar a bike no teto do carro. Nesse caso, ela pode ficar em pé se estiver fixada no trilho através de um transbike adequado para o seu modelo. O Código de Trânsito Brasileiro não impõe uma limitação de altura, já que a bicicleta é considerada carga indivisível (que não pode ser dividida em duas ou mais partes para transporte). Mas aí, vale ficar atento e redobrar os cuidados ao dirigir por lugares com altura limitada, como estacionamentos cobertos ou túneis, por exemplo.

Caçamba da picape

Se você tiver uma picape disponível, também pode levar a bike direto na caçamba.Você pode usar um suporte para bicicleta que é fixado nas laterais da carroceria e remover a roda dianteira da bike ou levá-la mesmo passando o término da caçamba, com a tampa da picape aberta. Nesse caso a bike tem que estar sinalizada e não deve exceder o limite de 60% da distância entre-eixos do carro. Se for rodar durante a noite, você ainda precisa fazer a sinalização com uma luz e um dispositivo refletor vermelhos.

Os melhores serviços pra sua bike

Agora que você já sabe como levar sua bike por aí no carro com segurança, aproveite pra conhecer a nossa Assistência à Bike! Você pode selecionar ela na hora de contratar o nosso Seguro Auto Youse e garantir os melhores serviços de reparo pra sua bicicleta 😉

Imagem ilustrativa

Simulação de Seguro Auto

Aqui na Youse você contrata só os serviços que precisa e que cabem no seu bolso. Além de o seguro ser totalmente personalizável, você faz tudo 100% online, rapidinho e na palma da mão.

Fazer cotação
Youse - Caixa Seguradora