Além de ser uma alternativa sustentável de mobilidade, andar de bicicleta por aí também pesa menos no bolso e te ajuda a economizar tempo no trânsito – sem falar que é uma ótima opção de lazer e prática de atividade física. Mas na hora de levá-la pro parque, pra uma viagem ou até pra oficina, fique ligado: existem algumas regras se você for montar suporte para bicicleta no carro.
O transporte de bikes em carros é permitido pela resolução 349/10 do Contran, mas a bicicleta deve ser fixada no teto ou na parte traseira do veículo através de um suporte apropriado. São vários os tipos de suportes externos que vão no porta-malas, engate, estepe, teto ou até na caçamba, no caso das picapes. Na hora de escolher, é só checar com o fabricante qual é o adequado para o modelo do seu carro e da bike.
Suporte traseiro
Na hora de montar suporte para bicicleta, o mais comum é usar o que é colocado na traseira do carro. Os suportes traseiros, também conhecidos como transbikes, podem ficar presos diretamente na tampa do porta-malas, no estepe ou acoplados ao engate, dependendo do modelo do veículo. Em qualquer uma das opções, a bike não pode ultrapassar a largura do carro, provocar ruído, se bater contra o carro, por exemplo, ou alguma poeira que atrapalhe a visão de quem está dirigindo atrás. E se a bicicleta estiver encobrindo as luzes ou a placa do carro, mesmo que parcialmente, também é obrigatório o uso de uma régua de sinalização e uma segunda placa traseira.
Saiba+: Como escolher a bike ideal para você?
Saiba+: Dia do Ciclista: veja as regras para pedalar no trânsito
A régua parece com um para-choque traseiro e deve ter no mínimo 1 metro de largura e no máximo a largura do carro, com sistema próprio de luzes de sinalização. Você deve fixar a régua diretamente no carro usando engates, encaixes ou parafusos de forma que ela fique bem segura. Já a segunda placa de identificação deve ser lacrada pelo Detran do seu estado.
Posso montar suporte para bicicleta no teto do carro?
Outra opção é levar a bike no teto do carro. Nesse caso, ela pode ficar em pé se estiver fixada no trilho através de um transbike adequado para o seu modelo. O Código de Trânsito Brasileiro não impõe uma limitação de altura, já que a bicicleta é considerada carga indivisível (que não pode ser dividida em duas ou mais partes para transporte). Mas aí, vale ficar atento e redobrar os cuidados ao dirigir por lugares com altura limitada, como estacionamentos cobertos ou túneis, por exemplo.
Caçamba da picape
Se você tiver uma picape disponível, também pode levar a bike direto na caçamba.Você pode usar um suporte para bicicleta que é fixado nas laterais da carroceria e remover a roda dianteira da bike ou levá-la mesmo passando o término da caçamba, com a tampa da picape aberta. Nesse caso a bike tem que estar sinalizada e não deve exceder o limite de 60% da distância entre-eixos do carro. Se for rodar durante a noite, você ainda precisa fazer a sinalização com uma luz e um dispositivo refletor vermelhos.
Os melhores serviços pra sua bike
Agora que você já sabe como levar sua bike por aí no carro com segurança, aproveite pra conhecer a nossa Assistência à Bike! Você pode selecionar ela na hora de contratar o nosso Seguro Auto Youse e garantir os melhores serviços de reparo pra sua bicicleta 😉