Qual óleo de motor usar no meu carro?

Saiba qual tipo usar e o que significam as siglas na embalagem do produto

• por
Foto: GettyImages

Ficar de olho nos pequenos cuidados que temos com o nosso carro é essencial para que ele funcione direitinho. Por isso, a gente conversou com Sérgio Fabiano, gerente de Serviços Automotivos do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), pra explicar porque é tão importante saber como ver qual óleo de motor usar. 

Pra que serve o óleo de motor?

O óleo de motor é uma composição de óleos básicos obtidos através do processo de refino de petróleo. “Ele tem como função lubrificar os componentes do motor, diminuir o atrito entre as peças, fazer a limpeza, auxiliar na vedação e no resfriamento desses componentes”, explica Sérgio. 

Ou seja, estamos falando de um item indispensável para o funcionamento correto do motor do seu carro e para evitar o desgaste excessivo das peças.   

Saiba+: Tem como lavar o motor do carro sem danificar a elétrica?

Saiba+: Vale a pena instalar sensor de estacionamento?

Veja o manual do proprietário

As especificações para saber qual óleo de motor usar no seu carro estão no próprio manual do proprietário. É lá que você vê a quilometragem de troca recomendada pelo fabricante. “Também pode ser sinalizado no painel dos carros mais novos. Geralmente eles indicam a necessidade de manutenção. Você pode ver quando uma chavinha amarela acender”, explica. 

Sérgio indica que, na hora da troca, o filtro do óleo também seja substituído. Assim, mantém o sistema todo adequado. Fazer essa troca certinha evita outros custos extras e não planejados. 

Além disso, o manual também indica quantos litros devem ser colocados. Alguns veículos possuem uma etiqueta de orientação colada no compartimento do motor. Para verificação do nível, observe a vareta de medição localizada no motor, que deve sempre estar entre o limite ideal indicado. 

Mas como que eu vejo o tipo de cada óleo de motor?

Existem três tipos de óleo de motor: o mineral, o sintético e o semi sintético. “A utilização de cada um deles é definida pelo fabricante conforme as especificações do motor, condições de uso, período de troca e outras características necessárias no desenvolvimento dele”, diz Sérgio.

O mineral é obtido da separação de componentes do petróleo no processo de refino. É o mais comum no mercado, possui menor preço e atende as demandas de veículos mais antigos.

O sintético é fabricado através de processos mais modernos de refino e é o tipo mais desenvolvido no mercado. Ele, inclusive, ajuda a economizar combustível e responde melhor em carros mais novos.

O semissintético é a combinação dos últimos dois para resultar em um produto melhor do que o mineral. Seus pontos positivos são o preço intermediário e a boa durabilidade. 

E aquelas siglas do óleo de motor? O que elas dizem?

Essa parte é um pouco técnica, mas os óleos lubrificantes são classificados por só duas condições: a viscosidade e o desempenho. A viscosidade é classificada pela SAE (em inglês, Society of Automotive Engineers), instituição responsável por publicar as normas que classificam as viscosidades dos óleos lubrificantes automotivos indicadas por um número. “Quanto maior o número, mais viscoso, mais grosso, é o lubrificante. Tem o 20W50, o 10W40 etc.”, explica Sérgio.

Já o desempenho é classificado pela sigla API (American Petroleum Institute). “Para os motores de combustão interna, tipo etanol, gasolina ou gás natural, os óleos são classificados por API S (exemplos: SJ, SL, SM). Já em motores a diesel, são usados óleos com a sigla API C (exemplos: CH, CI)”, conclui.

E aí? Já sabe tudo sobre qual óleo de motor usar no seu carro? De acordo com Sérgio, caso não possua o manual do proprietário, você pode procurar um mecânico de confiança, que é o profissional com o conhecimento técnico necessário para fornecer a informação.

Imagem ilustrativa

Quanto custa o meu seguro?

Trocar o óleo faz parte dos cuidados que você precisa ter para poder andar por aí numa boa. Sabe o que mais pode te ajudar? O Seguro Auto Youse, que é uma mão na roda caso aconteça alguma coisa com você ou com o seu carro.

Quero ver
Youse - Caixa Seguradora