Quando fazer alinhamento e balanceamento?

Depois de passar por buracos ou estradas muito danificadas, é bom dar uma olhada pra ver se está tudo certo

• por
Imagem: Gettyimages

A falta de calibragem dos pneus, os constantes atritos que eles sofrem por causa dos buracos e desníveis das ruas ou as freadas bruscas no trânsito são alguns dos motivos para os pneus do seu carro precisarem de um alinhamento e balanceamento.

Conversamos com o engenheiro Alessandro Rubio da Comissão Técnica de Segurança Veicular da SAE BRASIL pra te explicar porque é importante ficar de olho nisso! 

Saiba+: 5 cuidados que você deve ter para não danificar a pintura do carro

Saiba+: O que fazer quando o carro fica sem freio?

Para que serve o alinhamento?

O alinhamento, como bem diz o nome, ajuda a manter o carro andando em linha reta. Quando você sente que o carro puxa para algum lado, mesmo com o volante reto, é hora de realizar esse serviço. É muito importante porque ele garante a estabilidade do carro em curvas. Além disso, evita o desgaste irregular dos pneus.

E o balanceamento?

O balanceamento é um serviço feito em oficina para ajustar o giro das rodas, pra que o motorista não sinta trepidação ao dirigir. Ele retorna o equilíbrio das rodas, que influencia diretamente no conforto e na segurança ao dirigir. 

Como saber quando seu carro precisa fazer alinhamento e balanceamento?

Segundo Alessandro, em mundo ideal, o certo seria fazer alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km rodados, que é o recomendado pelas montadoras. Mas a gente sabe que há estradas e estradas, certo? Por isso, também é também recomendado logo depois de passar por um impacto muito grande ou quando o desgaste dos pneus estiver anormal ou desigual e quando trocar os pneus.  

Agora, para motoristas que pegam a estrada ou trânsito regularmente, os técnicos aconselham uma revisão quando atingir 5 mil a 7 mil km. 

Ao fazer os serviços de alinhamento e balanceamento, você pode garantir que os pneus tenham uma vida útil adequada. Além disso, pode melhorar o conforto ao dirigir e a economia de combustível e ainda, a segurança. 

E pra dirigir numa boa, também é recomendado ter um bom Seguro Auto, ainda mais quando é você quem escolhe o que quer e só paga por isso. Assim você consegue explorar a cidade com as as assistências e coberturas que cabem no seu bolso.

Imagem ilustrativa

Bora fechar um seguro?

Aqui na Youse você contrata só os serviços que precisa e que cabem no seu bolso. Além de o seguro ser totalmente personalizável, você faz tudo 100% online, rapidinho e na palma da mão.

Quanto custa?
Youse - Caixa Seguradora
Tags: carro dicas