Seu carro não dá partida? Saiba o que fazer!

O inverno pede que a gente tome alguns cuidados extras com o nosso carro. Mas, fica tranquilo que a gente te ajuda nessa!

• por
Imagem: GettyImages

Amanhã começa aquela época do ano que muitos amam e outros, nem tanto: o inverno! É nessa hora que o kit sobrevivência de baixas temperaturas dá as caras: chocolate quente, cobertor, moletom, sopinha… Só coisa boa, né? Mas não é só a gente que precisa de uma ajudinha pra lidar com o frio, não! No inverno, o seu carro também precisa de alguns cuidados extras. Mesmo que ele esteja passando a maior parte do tempo na garagem, vira e mexe a gente precisa de uma mãozinha pra fazer as compras do supermercado ou para ir à farmácia. Pra que você não passe aquele aperto de ter que lidar com o carro que não dá partida, a gente bateu um papo com o engenheiro mecânico Alfredo Bastos Jr., diretor de marketing da MTE-Thomson. Confere aí!

Saiba+: Revisão de carros: quais cuidados devo ter no dia a dia?

O que fazer quando seu carro não dá partida

De olho no motor!

Sim, não é só impressão sua, não: as baixas temperaturas afetam mesmo o desempenho do carro – até mesmo os modelos que dispensam o uso do reservatório de partida a frio, também conhecido como “tanquinho”. O mais afetado nessa brincadeira é o motor, que, por ser uma máquina térmica, só funciona direitinho quando tá na sua temperatura ideal de trabalho, que varia de 80 a 100 graus. 

Na maior parte dos carros, a central eletrônica identifica a abertura da porta e dá um comando para pré-aquecer os bicos injetores se a temperatura estiver baixa. Leva apenas 10 segundos para o motor começar a ser aquecido, então a dica quando o carro não dá partida é ter um pouquinho de paciência! Ah, e pra evitar qualquer dor de cabeça, o ideal é ir agora mesmo fazer uma revisão dos óleos e da água, combinado? 🙂

Álcool ou gasolina? Os dois!

Se você tem um modelo flex mais antigo, costuma abastecer o carro com etanol e o tanquinho com gasolina e sente que tá difícil dar a partida, isso pode significar que a gasolina tá parada há muito tempo. A dica é fazer a troca constante do combustível e misturar entre 10% e 15% de gasolina também no tanque de etanol!

Mas será que é gasolina mesmo? 

Fique ligado: combustível adulterado no tanque também pode ser uma das causas de quando o carro não dá partida. A legislação determina que a gasolina deve conter uma mistura de, no máximo, 27% de etanol. Alguns combustíveis vendidos por aí podem ter até 50% de etanol, o que, além de tudo, pode danificar o motor. Por isso, abasteça sempre em um posto de confiança e desconfie daqueles que tiverem preços muito abaixo da concorrência – esse pode ser um dos indicadores de que o combustível tá adulterado.

Pouca energia

Problemas na bateria, como curto-circuito ou descarregamento, também dificultam a partida. Ela costuma durar entre dois e três anos, então vale ficar de olho nessa data e, se for o caso, trocá-la o quanto antes. Aqui a gente te dá uma ajudinha pra saber se tá na hora de fazer essa troca!

E aí, ficou mais tranquilo agora que já sabe o que fazer quando o carro não dá partida? Vale lembrar que, com o Seguro Auto Youse, seu veículo fica sempre numa boa, com coberturas e assistências sempre que precisar. Clique aqui e saiba mais!