Site de compra de carros: como negociar com segurança

Dá pra encontrar todo tipo de oferta e alcançar mais compradores com anúncios na internet, mas é preciso tomar alguns cuidados antes de fechar negócio

• por
site de compra de carros site de compra de carros

Fazer compras online, por sites e aplicativos, acabou virando uma mão na roda pra quem quer economizar tempo. Até na hora de vender ou comprar um carro, fica mais fácil encontrar várias ofertas diferentes. Pra ter uma ideia, um a cada quatro modelos vendidos no Brasil atualmente é negociado no site da OLX. Pensando nisso, a gente reuniu algumas dicas pra quem quer fazer negócios em um site de compra de carros.

Dicas para vender em um site de compra de carros

– Defina um valor realista para o carro
Um bom começo é usar a tabela Fipe como referência de preço. Mas uma pesquisa no próprio site em que você pretende anunciar também pode ajudar a conferir a média de valores compatíveis com o mesmo ano-modelo e quilometragem. Mas fique ligado: os preços também podem mudar de acordo com a sua cidade ou estado, modificações feitas no carro e estado de conservação dele.

– Aposte em boas fotos
O anúncio no site de compra de carros vai ser o primeiro contato com um potencial comprador, né? Então, vale a pena chamar a atenção com boas imagens. Segundo dados da OLX, incluir fotos ao divulgar qualquer item na plataforma pode aumentar as chances de venda em até 110%. Capriche nos cliques e adicione pelo menos seis fotos mostrando frente, lateral, traseira, roda com pneu, painel aceso e bancos – só lembre de apagar da imagem os dados da placa do carro, beleza?

Além das fotos, escreva uma descrição completa. Algumas informações importantes que devem estar no seu anúncio: marca e modelo, opcionais e acessórios, estado de conservação do carro, ano de fabricação e de compra, número de portas, cor, tipo de combustível, quilometragem, motorização e até eventuais riscos e amassados. 

– Se rolar uma boa oportunidade de negócio, seja rápido
Quando colocar seu anúncio no ar, fique ligado nas mensagens de pessoas interessadas. Como há muitas ofertas nos sites, procure responder rápido e, se estiver disponível no site de compra de carros, conversar por chat. E antes de fechar negócio, espere pela confirmação do pagamento.

É importante fazer a transferência do veículo em um cartório, mas só depois de receber uma confirmação do pagamento. Não assine nenhum documento antes de ter certeza de que valor chegou na sua conta.

– E o seguro, como fica?
Tá vendendo porque vai passar um tempo sem o carro? Se precisar cancelar seu seguro auto aqui na Youse é bem fácil e não tem multa. Veja como pedir o cancelamento direto pelo aplicativo. Mas se você estiver trocando de modelo, aí não precisa cancelar seu seguro. É só usar o app pra fazer um endosso, ou seja, atualizar as informações sobre o carro.

Dicas para comprar um carro online

– Fique de olho na documentação
Encontrou seu modelo dos sonhos em um site de compra de carros? Entre em contato com o vendedor e peça um documento oficial, a placa e o Renavam do carro para garantir que ele é realmente o dono do veículo. Também vale perguntar o nome e o sobrenome do anunciante, lugar onde mora ou trabalha, telefone para contato ou e-mail. Por segurança, negocie a compra apenas com ele, sem intermediários.

– Consulte o histórico do carro
Com o número da placa, você pode verificar o histórico com empresas credenciadas pelo Detran para saber se o pagamento de impostos está em dia e se há alguma multa pendente. Na OLX, por exemplo, este laudo já fica disponível no próprio anúncio.

– Peça ajuda ao seu mecânico
Pra ter certeza sobre o estado de conservação, o ideal é ter o carro avaliado por um profissional de confiança. Um mecânico consegue fazer uma avaliação de câmbio, motor, pintura, rodas, histórico de batidas e confirmar se o chassi não foi alterado.

– Só faça o pagamento quando confirmar todas as informações
O ideal é cumprir todas essas etapas antes de fechar negócio em um site de compra de carros, viu? Quando for encontrar o vendedor, prefira um lugar público e monitorado (como supermercados, oficinas ou parques) e vá acompanhado, se for possível.

E depois de comprar seu carro, você também pode contratar um seguro auto 100% online. Com o Seguro Auto Youse você escolhe as coberturas e assistências que quer contratar e ainda pode acionar todos os serviços direto pelo app.

Imagem ilustrativa

Simulação de Seguro Auto

Aqui na Youse você contrata só os serviços que precisa e que cabem no seu bolso. Além de o seguro ser totalmente personalizável, você faz tudo 100% online, rapidinho e na palma da mão.

Fazer cotação
Youse - Caixa Seguradora