Tem como lavar o motor do carro sem danificar a elétrica?

Conheça os tipos de lavagem e veja quais são os cuidados necessários para evitar danos na hora de lavar o motor do carro

• por
como lavar motor do carro como lavar motor do carro

Falar sobre como lavar o motor do carro hoje em dia pode até parecer estranho. Mas esse serviço era bastante comum há alguns anos, quando os modelos não tinham tantos componentes elétricos embaixo do capô. Com o passar do tempo, a introdução da injeção eletrônica e o salto na tecnologia começaram a exigir mais cuidados na hora de lavar o motor. 

Pensando nisso, a gente conversou com Sérgio Fabiano, gerente de Serviços Automotivos do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, pra descobrir como lavar o motor do carro sem danificar nenhuma peça. Modelos que rodam fora de estrada, por exemplo, podem acumular mais poeira ou areia e precisar da limpeza no motor. Mas é importante saber que isso deve ser feito em intervalo de alguns anos, já que a lavagem constante pode causar prejuízos.

Saiba+: Como limpar banco de carro: faça a manutenção em casa

Saiba+: Como saber se está na hora de trocar a palheta do carro?

Como lavar o motor do carro

Existem alguns tipos de lavagens diferentes. Geralmente, o primeiro passo é aplicar um produto de limpeza desincrustante para “soltar” sujeira. O ideal aqui é evitar produtos que contenham gordura ou derivados do petróleo. Hoje em dia já existem limpadores biodegradáveis, por exemplo, que não prejudicam nem as borrachas, nem os componentes elétricos. 

Aí sim é hora de partir para a limpeza com água, mas sempre tomando cuidado com os componentes elétricos. E tem como lavar o motor do carro sem danificar a parte elétrica sim! A dica é simples: cobrir peças como alternador e bateria com um plástico ou papel filme, para evitar que a umidade penetre. Na hora de decidir como lavar o motor do carro, a opção menos agressiva é usar um borrifador e pano. 

Se for usar um jato de água, Sérgio recomenda que a aplicação seja feita com uma distância do motor. Isso porque, além de aumentar a chance de penetrar água em alguma peça, a força da pressão também pode soltar algum conector.

Outro tipo de lavagem é feito com uma máquina a vapor, que também pode ajudar a evitar danos. Um problema que geralmente surge a longo prazo depois do contato com a água, por exemplo, é o oxidação das peças. Aí, o serviço pode sair bem mais caro.

Por isso, o ideal é sempre procurar um profissional habilitado em uma oficina especializada. O mecânico ou técnico de limpeza vai avaliar como lavar o motor do carro da forma mais adequada para cada modelo, dependendo, justamente, da quantidade de componentes elétricos. 

Tá procurando uma ajudinha extra pra cuidar do seu carro? Conheça o Seguro Auto Youse e escolha as melhores coberturas e assistências pra usar no dia a dia.

Imagem ilustrativa

Simulação de Seguro Auto

Aqui na Youse você contrata só os serviços que precisa e que cabem no seu bolso. Além de o seguro ser totalmente personalizável, você faz tudo 100% online, rapidinho e na palma da mão.

Fazer cotação
Youse - Caixa Seguradora