Tudo que você precisa saber pra se tornar um motorista melhor em 2021

Basta um pouco de cuidado e gentileza pra se tornar uma pessoa melhor no trânsito

• por
Imagem: GettyImages

Tirar a CNH é uma grande conquista, mas também exige que você cumpra certos deveres. Como já dizia aquela famosa frase do Homem-Aranha, grandes poderes trazem grandes responsabilidades! Além de saber e executar as regras de trânsito, é importante que todo motorista se coloque no lugar do próximo para a boa convivência. Acreditamos tanto nisso que temos até um programa de recompensa pra incentivar os motoristas a dirigirem melhor, o Youse Friends! 🙂  

Quer saber como ser um motorista melhor? Então, dá só uma olhada nessas dicas! 

Saiba+: As melhores dicas pra você enfrentar o trânsito numa boa

Saiba+: Quer trocar de carro em 2021? Saiba como se preparar!

Dicas para ser um motorista melhor

Siga as leis de trânsito

Pode parecer óbvio, mas as leis de trânsito estão aí para a nossa segurança. Por isso, respeite sempre o semáforo, dirija dentro do limite de velocidade, não esqueça da seta para indicar a manobra e, claro, deixe pra mexer no celular só quando estiver em casa ou no trabalho, combinado? É importante se manter conectado, mas com responsabilidade!

Atenção sempre!

Olhos e ouvidos sempre na pista, tá? Afinal, as condições da rua ou da estrada podem mudar em milésimos de segundos. Por isso, observe atentamente o que acontece à sua frente! Isso pode ser importante caso você precise desviar de algo ou fazer uma manobra de segurança, por exemplo. Além disso, preste atenção nos carros que estão atrás, por meio dos retrovisores, e também pelas laterais.

Caso você perceba que não está muito bem ou que se sente cansado, não dirija! Dirigir com sono é extremamente perigoso e nos deixa suscetíveis a acidentes graves. Se estiver em uma viagem, combine um sistema de rodízio de motoristas a cada quatro ou cinco horas. Não tente fazer o percurso inteiro sozinho, tá?

Nada de aventuras, ok?

É normal se atrasar para compromissos, principalmente quando se mora em uma cidade grande como São Paulo – a gente até fez uma matéria pra te ajudar a lidar com o trânsito da melhor forma possível. Mas nem por isso devemos fazer ultrapassagens perigosas, né? Afinal, se você já está atrasado, as chances são mínimas de você conseguir chegar a tempo! Então, não faça o famoso “zigue-zague” na pista, combinado? Além de ser uma manobra que geralmente ultrapassa a velocidade permitida, você tem muito mais chances de ficar preso em um congestionamento mais adiante. Por isso, fique em uma faixa só e sempre ligue a seta na hora que precisar trocar.

Olho nos pedestres

Não são só nos carros que você deve prestar atenção no dia a dia, viu? Nos pedestres também! Mesmo que você esteja atrasado para uma reunião, eles ainda têm prioridade. Para isso, sempre que estiver em uma faixa de pedestre, reduza a velocidade e fique de olho se alguém vai atravessar, principalmente em uma área com muita circulação de pessoas a pé! Na dúvida, lembre-se que gentileza gera gentileza, essa pode ser a solução pra muitos problemas no trânsito!

E falando em ser cauteloso, reduza a velocidade em áreas residenciais e escolares também! Você precisa ficar atento às crianças que possam estar andando na rua, brincando na calçada ou andando de bicicleta.

Faça um Seguro Auto Youse

Além das inúmeras vantagens que o Seguro Auto da Youse oferece, você ainda pode participar do Youse Friends, nosso programa de recompensa pra ajudar você a ser um motorista melhor. Ele funciona assim: pelo nosso App, você participa de um grupo com outras pessoas que também têm o Seguro Auto Youse. A cada mês, todos do grupo vão acumulando pontos que podem ser trocados por dinheiro depois de um ano. Cada ponto equivale a R$ 1 e, quanto mais pessoas no grupo, mais pontos. 

A pontuação é calculada a cada mês, de acordo com o valor pago pelas coberturas do seguro e do número de pessoas em cada grupo. A gente leva em conta todas as coberturas do seguro e, se algum participante do grupo acionar alguma dessas coberturas do Seguro Auto, os pontos acumulados são usados para cobrir esse “prejuízo”. Por isso, é importante se manter atento pra conseguir essa recompensa no final! (:

E então, tá esperando o que pra fazer um seguro com a gente? Faça uma cotação 100% online agora mesmo! Você confere quanto será o seu desconto e pode escolher só as coberturas e assistências que precisar pra montar um seguro que cabe no seu bolso. Saiba mais sobre o Seguro Youse clicando aqui! 🙂