Vale a pena instalar sensor de estacionamento?

Esse acessório ajuda a evitar aquelas encostadinhas e te deixa mais atento na hora de estacionar.

• por
Foto de Ratanapon Sangounsiritham

Alguns carros já saem com um sensor de estacionamento instalado de fábrica, em outros modelos é preciso escolher um pacote com mais acessórios na hora da compra. Se você não tem e não escolheu na hora de comprar ou se está comprando um carro usado, pode mandar instalar. Mas e aí? Será que vale a pena? 

O que é um sensor de estacionamento?

O sensor de estacionamento é um acessório de segurança que permite que o seu carro reconheça obstáculos atrás e na frente dele. Na hora que você vai estacionar ou dar ré, por exemplo, ele te avisa se tem alguma coisa em que você pode bater e que não avista pelos retrovisores. Pode ser outro carro, uma parede, sacos de lixo ou até mesmo pessoas que passam atrás. É por um aviso sonoro que o sensor indica a proximidade e quanto mais perto seu carro chega de um objeto, mais alto e contínuo o som fica.

Muitos sensores são acompanhados de um LED, normalmente instalado no painel do carro. Esse visor também indica por cores qual a proximidade do objeto: verde para distante e vermelho para bem pertinho.  

Hoje existem duas versões de um sensor de estacionamento: uma que funciona por ultrassom e a outra via eletromagnetismo.

Saiba+ | Central Multimídia: vale a pena instalar?
Saiba+ | Como limpar banco de carro: faça a manutenção em casa

Segundo uma pesquisa da Bain&Company, em três anos a porcentagem de aceitação de consumidores para usar um sensor para segurança vai aumentar para 63%. 

Como funciona o sensor de estacionamento por ultrassom? 

Esse tipo de sensor emite uma frequência sonora que a gente não escuta, mas que se reflete em objetos e retorna em forma de sinal. A distância é calculada com base no tempo que esse sinal leva pra chegar do objeto até o seu carro. Geralmente, ele já começa a apitar em distâncias a partir de 1 metro e funciona melhor com objetos maiores. 

Para instalar, é preciso fazer quatro furos no parachoque e os kits são vendidos a partir de R$ 60 pela internet. Eles vem com quatro sensores e um display de LED.

Por Paula Yamada | Bufalos

Como funciona o sensor de estacionamento eletromagnético? 

Esse tipo de sensor de estacionamento tem uma fita magnética que é instalada em toda a parte interna do parachoque e gera um campo magnético. Tudo o que entrar nesse campo é percebido, e é aí que o sensor emite o alerta. 

Não é necessário furar o parachoque, mas ele precisa ser removido pra instalação porque a fita fica na parte de dentro. O valor dele também é um pouco mais alto, com preços acima de R$ 100, e só funciona enquanto o carrro estiver em movimento. Para-choques de metal, como os de pickups e SUVs podem interferir no sinal. 

Saiba+: Como funcionam as Assistências de Reparos para conserto de carro

O veredito

Como a gente mostrou, a instalação de um sensor – seja ele com furo ou com a remoção total do para-choque -, facilita muito a vida de quem não manja fazer baliza ou pra quem passa muito tempo dirigindo. 

O sensor visa a sua segurança. É mais uma ferramenta disponível para que você fique bem atento e seguro no trânsito! Mas ainda é preciso ficar de olho em alguns detalhes: veja se essas alterações podem interferir na garantia do seu carro, beleza?

Com ou sem sensor, se acabar rolando aquela encostadinha, pode usar o Seguro Auto Youse para ficar protegido se acontecer alguma coisa com o seu carro. Com as assistências de Reparos Simples ou Reparos Completos, qualquer arranhão ou amassado pode ser arrumado numa boa!

Imagem ilustrativa

Que tal fechar seu seguro Auto com a gente?

Deixe o seguro do seu jeito: escolha as assistências e coberturas que preferir, do valor da franquia que deseja pagar e confira o preço do seu contrato na hora!

Quero ver
Youse - Caixa Seguradora