Veja como consultar a Tabela FIPE para indenizações do Seguro Auto

• por

Quem já comprou ou vendeu algum carro já deve ter ouvido falar na Tabela FIPE. Mas sabia que ela também é usada pra calcular a indenização de algumas coberturas do seguro de carro? Por isso, separamos dicas pra você consultar a tabela sempre que precisar e não ficar com nenhuma dúvida. Olha só:

O que é a Tabela FIPE

É uma tabela de referência com os valores de mercado de todos os modelos de carros novos e usados. Todo mês a tabela é atualizada com o valor de cada carro, assim, qualquer pessoa pode consultar antes de uma venda ou compra de automóvel e garantir que o negócio foi fechado por um preço justo.

Além disso, a Tabela FIPE também é a referência das seguradoras para o pagamento das indenizações de seguro auto. Isso quer dizer que se você contratar um seguro com cobertura de batida com perda total que paga 100% da Tabela FIPE, por exemplo, e precisar acionar essa cobertura, o valor da sua indenização vai ser o mesmo que consta na tabela do mês.

Como consultar a Tabela FIPE

É bem simples. Você só precisa acessar o site da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Daí você escolhe se quer consultar carros pequenos, caminhões e micro-ônibus ou motos, depois informa a marca, o modelo e o ano do veículo. Pronto! Você vê na hora o valor de mercado atualizado e já pode usar como base para comprar e vender um veículo ou pra calcular a indenização do seguro.

Tabela de preço de seguro de carros

Pra te ajudar a calcular mais ou menos seus gastos com a manutenção do seu veículo, a gente montou uma tabela de preço de seguro de carros. Abaixo você encontra alguns dos modelos mais vendidos no mercado brasileiro. É só clicar no modelo que você quiser pra conferir as principais informações sobre ele e o preço do seguro auto. Confira:

Chevrolet Onix

Hyundai HB20

Ford Ka

Volkswagen Gol

Chevrolet Prisma

Volkswagen Polo

Renault Kwid

Fiat Argo

Jeep Compass

Toyota Corolla

Renault Sandero

Fiat Mobi

Hyundai Creta

Honda HR-V

Nissan Kicks

Jeep Renegade

Volkswagen Virtus

Volkswagen Fox

Ford Ka

Ford Ecosport 

Dica extra

Agora que você já viu como é fácil conferir os preços dos carros na Tabela FIPE, vale ficar atento às regras de contrato do seu seguro auto pra saber se você tem direito à indenização do valor integral de tabela. No caso do Seguro Auto Youse, as coberturas de incêndio, alagamento e outros eventos naturais, batida com perda total e roubo e furto cobrem 100% do valor da FIPE – no caso de táxis, a gente indeniza 70% do valor, porque esses veículos já têm um benefício fiscal na hora da compra 😉

Curtiu as dicas? Então vem saber mais sobre o nosso Seguro Auto online e ver como vale a pena ter um seguro do seu jeito, na palma da mão. Corre lá no nosso site 😉