Pra dirigir à noite e ficar numa boa é preciso tomar alguns cuidados. Ligar a lanterna e os faróis é só o começo de uma boa viagem pra todo mundo. Por isso, dá só uma olhadinha nessas dicas que separamos pra você curtir ainda mais um passeio a noite!
Saiba+: Dia Nacional do Trânsito: você sabe tudo sobre as leis de trânsito?
Saiba+: Como dirigir bem: veja dicas pra ficar numa boa ao volante
Cuidado com a luz alta ao dirigir à noite
Muitos motoristas gostam de usar o farol alto ao dirigir à noite. Mas é preciso pensar nos outros: a luz alta pode prejudicar os carros que estão no sentido contrário – quem nunca ficou ceguinho depois de uma luz alta direta no olho, hein?! Só use luz alta em caso de extrema necessidade e sempre colocando luz baixa ao notar um carro vindo no sentido oposto.
Além disso, deixar os faróis acesos de noite já era obrigatório desde a lei de 1997. Mas houve uma atualização há três anos, e mantê-los ligados, com a luz baixa, passou a ser obrigatório, em túneis e rodovias de noite e de dia.
Reduza a velocidade
Nas estradas ou na cidade, a visibilidade é menor à noite. Por isso, vale diminuir um pouquinho a velocidade para evitar acidentes e continuar numa boa.
Em dias de chuva a situação das pistas também pode mudar e todos os detritos e óleo dos carros que se acumularam durante os dias de sol se tornam um verdadeiro sabão. Aí, as chances de o carro derrapar são grandes.
Nesses casos é importante diminuir em pelo menos 30% a velocidade. Ou seja, em uma pista de 100 km/h, o ideal é dirigir a 70 km/h. Os pneus também devem estar em dia, pois no momento da frenagem, se estiverem carecas, eles podem fazer o carro derrapar.
Redobre a atenção quando dirigir à noite
Beber e dirigir à noite ou sair por aí cansado e com sono não dá. Por essas e outras, na hora de pegar estrada, dirija pra você e para os outros!
É a chamada direção defensiva: saber se precaver de qualquer situação complicada, tipo desviar de um pedestre desatento, andar com mais cautela quando o motorista da frente parecer indeciso, evitar áreas alagadas, deixar de lado o celular mesmo com o viva-voz e outras atitudes do tipo.
Saber dirigir de forma defensiva, aliás, está previsto por lei. O Código Brasileiro de Trânsito pede que o condutor saiba se defender de situações de risco, é uma obrigação.
Cuidado ao parar no sinal vermelho
Não existe uma resolução no código de trânsito que diz que é permitido passar o sinal vermelho à noite. Mas por prudência, alguns motoristas preferem não esperar o tempo necessário já que as ruas podem estar muito escuras e vazias.
Nesse caso, o ideal é diminuir a velocidade aos poucos até ter uma boa visão das outras ruas e esperar o farol abrir.– E fique ligado: nunca atravesse no sinal vermelho.
Evite viagens muito longas
Seja pra dirigir de manhã ou dirigir à noite, é importante rolar uma pausa de vez em quando para se manter disposto. Se estiver muito cansado, considere interromper a viagem – melhor seguir no dia seguinte se sentindo bem do que forçar a viagem com sono. Se tiver alguém com você no carro e o carona souber dirigir, veja se rola dividir a direção. Ouvir música e cantar também pode ajudar. O importante é sempre pensar em você e nos outros.
Precisa de ajuda?
Conte com a Youse! A assistência Auto básico oferece socorro mecânico, guincho e transporte se você ficar na estrada. E se precisar de alguém pra dirigir no seu lugar na volta pra casa, porque não tá se sentindo bem pra isso, tem também a assistência Motorista Youse, pra você ficar numa boa enquanto alguém leva seu carrão pra você.
Quer ver na prática esses e outros serviços? Entra no site e faça uma cotação online. É rápido, de graça e bem fácil