Dicas para dirigir à noite com segurança

• por
cuidados para dirigir a noite cuidados para dirigir a noite

O sol se põe e você tá no volante… Bom, é hora de redobrar a atenção pra garantir que tudo fique numa boa com você e com quem tá com você. Ligar a lanterna e os faróis é só o começo para dirigir à noite com segurança. Por isso, dá só uma olhadinha em outras dicas que vão te ajudar a andar por aí mais seguro e confiante.

Cuidado com a luz alta

Muitos motoristas gostam de usar o farol alto. Mas é preciso pensar nos outros, pois ele pode prejudicar os carros que estão no sentido contrário – quem nunca ficou ceguinho depois de uma luz alta direta no olho, hein?! Só use luz alta em caso de extrema necessidade, colocando luz baixa ao notar um carro vindo no sentido oposto.

Reduza a velocidade

Em estradas, ou até na cidade, a visibilidade é menor à noite. Por isso, vale diminuir um pouquinho a velocidade para evitar atropelamentos, acidentes e continuar numa boa.

Redobre a atenção

À noite, é mais comum encontrar os engraçadinhos que bebem e dirigem. Pois é, isso não é legal. Ah, e tem também aquelas pessoas que trabalham muito durante o dia e acabam cochilando ao volante na hora de voltar pra casa. Por essas e outras que não dá pra contar só com a sua direção. Na hora de pegar estrada, dirija pra você e para os outros!

Cuidado ao parar no sinal vermelho

Em grandes cidades, evite parar no sinal vermelho de madrugada ou se a rua estiver muito escura e vazia. A gente nunca sabe quem tá na região e, quando você para, aumenta as chances de levar um susto com um engraçadinho aí e acabar perdendo o carrão. O ideal é diminuir a velocidade aos poucos até ter uma boa visão das outras ruas – mas fique ligado: nunca atravesse no sinal vermelho (mesmo de madrugada) se não tiver CERTEZA de que tá tudo bem pra seguir adiante, ok?

Em viagens longas, rola uma pausa de vez em quando para um café

Ao fazer viagens longas ou dirigir à noite por muito tempo, aumente o número de paradas. Tomar um ar ou um cafezinho não faz mal a ninguém – pelo contrário. Se estiver muito cansado, considere interromper a viagem – melhor seguir no dia seguinte se sentindo bem do que forçar a viagem com sono. Se tiver alguém com você no carro e o carona souber dirigir, veja se rola dividir a direção. Ouvir música – e pode cantar também, não tem problema –  também ajuda nessas horas 🙂

Precisa de socorro?

Conte com a Youse. A assistência Auto básico oferece socorro mecânico, guincho e transporte se você ficar na estrada. E se precisar de alguém pra dirigir no seu lugar na volta pra casa, porque não tá se sentindo bem pra isso, tem também a assistência Motorista amigo, pra você ficar numa boa enquanto alguém leva seu carrão pra você.

Quer ver na prática esses e outros serviços? Entra no site e faça uma cotação online. É rápido, de graça e bem fácil