Dicas práticas de direção defensiva

Dá pra levar o trânsito numa boa com mais segurança para pedestres, ciclistas e motoristas

• por
Foto: GettyImages

Você sabia que é possível dirigir, pedalar e até mesmo caminhar pela cidade de uma forma mais segura, prevendo as situações de perigo no trânsito? Pois é, e você não precisa ter nenhum superpoder para isso. Basta conhecer as técnicas de direção defensiva! 

Esta prática vem ganhando cada vez mais importância e garante benefícios para os motoristas, pedestres, ciclistas e todos os envolvidos neste ecossistema das ruas! 

Saiba + : 10 dicas de como dirigir melhor

Saiba + :Como andar de bicicleta com segurança? 

Conscientização e conhecimento

Tudo começa com a educação de trânsito, tanto para motoristas que passam pelo CFC (Curso de Formação de Condutores) quando vão tirar a carteira de habilitação, como para os pedestres e ciclistas. Afinal, todos compartilhamos a responsabilidade de tornar as ruas mais seguras. E não estamos falando apenas em conhecer e respeitar as leis de trânsito. Podemos melhorar nossos caminhos com medidas simples. “As maiores vitórias para um trânsito mais seguro vieram do estímulo à prática de valores humanos fundamentais, tais como o respeito (incluindo o autorrespeito), a ética, a solidariedade, a autoestima e a compaixão”, explica José Montal, diretor da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego).  

Devagar se chega longe

Uma das melhores maneiras de evitar qualquer obstáculo pelo caminho  é diminuir a velocidade. Por isso, desacelere! Quando o veículo anda mais devagar, o motorista tem um tempo maior para reagir se precisar frear ou desviar de algo na pista, por exemplo. Não é à toa que muitas cidades no mundo todo já adotaram medidas para reduzir a velocidade das vias, principalmente onde há maior circulação de pedestres. “O pedestre é o mais vulnerável entre os que se movem pelos caminhos e necessitam de atenção e proteção”, ressalta Montal. 

Não perca o foco

Quando estiver dirigindo, pedalando ou mesmo caminhando pela rua, manter a atenção é fundamental. A gente sabe que não tem nada melhor que poder curtir uma boa música, mas evite os fones de ouvido no seu trajeto pelas ruas. Os barulhos também servem de alerta. Então, use todos os seus sentidos para manter uma direção segura. Outra dica importante é: quando estiver levando seus pets para um passeio, evite deixá-los soltos dentro do carro. Isso é perigoso para eles e também um grande fator de distração para o condutor. 

Cuide bem do seu veículo

Seja qual for o seu (moto, bike, carro ou patinete), a manutenção preventiva e periódica gera economia e deixa as ruas mais seguras. E para não esquecer, vale fazer aquele lembrete no calendário! Entre as principais revisões que precisamos ter no radar estão: troca de óleo do carro, checagem dos freios, manutenção das luzes e calibragem dos pneus. Não esqueça de calibrar também o estepe! 😉

O clima pede atenção

Algumas condições climáticas e naturais podem ser um ponto de atenção no trânsito. A neblina e a chuva, por exemplo, podem diminuir a visibilidade dos motoristas e a pista molhada fica mais escorregadia. Nestes casos, o melhor a fazer é reduzir a velocidade e aumentar a distância do veículo da frente. Se não se sentir confiante para seguir viagem, procure um local seguro para estacionar e espere o clima melhorar.  

Questão de respeito

Cada um de nós tem a liberdade (e a responsabilidade) de melhorar as relações no trânsito e nas ruas. Usar a faixa de pedestre, por exemplo, é muito mais seguro do que atravessar a rua correndo pelo meio dos carros. Para o ciclista não tem melhor lugar do que a ciclofaixa: dá pra ir numa boa, sem ter que esquentar a cabeça! Deu pra entender onde eu quero chegar, não é? “A importância da mobilidade, imprescindível para a vida em sociedade, traz consigo o desafio de praticá-la com inteligência e sabedoria” conclui Montal. 

Cada espaço nas ruas idealizado pelos urbanistas foi pensado para nossa própria segurança. E para você andar por aí numa boa, a Youse tem o Seguro Auto para você montar do seu jeito! Agora que você já sabe mais sobre direção defensiva, bora aproveitar a cidade com empatia, zelando pelo bem-estar daqueles que cruzarem o seu caminho!