O que você mais gosta no seu carro?

Pesquisa revela a lista de equipamentos mais importantes para o brasileiro, que envolve itens de conforto, segurança e conectividade

• por

Já pensou o que você mais gosta em um carro? Design, cor, potência? Quais são os fatores que levam os consumidores a escolherem um ou outro modelo? Estes questionamentos são importantíssimos para a indústria automobilística. É desta forma que as empresas conseguem alterar alguns itens dos possantes, ou até mesmo criar um zerinho, para atrair ainda mais público. Afinal de contas, todo mundo quer sair por aí, dirigindo numa boa, um carro que é a nossa cara. 

Segundo pesquisa, que reuniu 575 pessoas (52% homens e 48% mulheres), realizada pela Route Automotive nas nove principais regiões metropolitanas do país, os brasileiros priorizam conforto, segurança e conectividade na hora da compra de um novo veículo. Vamos descobrir se esses equipamentos são realmente #doseujeito?

Esse tipo de pesquisa revela a mudança do perfil dos consumidores e isso força as fabricantes a se adequarem ao nosso mercado, principalmente porque passamos a priorizar itens que melhoram o nosso bem-estar. “As montadoras estão em uma verdadeira disputa pelo modelo que oferece o melhor kit multimídia, o melhor ar-condicionado, dentre outros itens de conforto. E quem ganha com isso são os consumidores”, afirma Wladimir Molinari, diretor da Route Automotive. Confira abaixo os itens mais desejados:

 

Conforto

Ar-condicionado

Os equipamentos que ajudam a climatizar a cabine, e deixar tanto motorista quanto passageiros como no sofá de casa, são os queridinhos dos brasileiros. E, como vivemos num país tropical, nada mais justo que colocar o ar-condicionado em primeiro lugar: 79,7% dos consumidores fazem questão de um ar geladinho no carro, segundo a pesquisa.

 

Auxílio no estacionamento

O segundo colocado, com 55,5% da preferência, é um item de conveniência: o sensor de ré. Quem nunca deu aquele “totozinho” no carro de trás por não saber exatamente o tamanho da vaga?

 

Segurança

Câmera 360°

Na sequência, a pesquisa indica que o brasileiro não poupa esforços para adicionar dois itens que ajudam a monitorar o carro. O primeiro é a câmera 360° (23,9%), que mostra os quatro cantos do carro na central multimídia, o que dá aquela forcinha para evitar batidas e raladas nas rodas em guias altas.

 

Ponto cego 

O outro item de segurança favorito do brasileiro é o monitor de ponto cego (21,7% dos entrevistados) que, nas grandes cidades, é um bom auxílio na hora de mudar de faixa, uma vez que a tecnologia ajuda a detectar um veículo que possa estar fora do alcance do retrovisor externo. O monitor de ponto cego emite um alerta visual  — e em alguns carros o aviso é sonoro e também aparece no painel de instrumentos —, para que o motorista não troque de faixa naquele momento. É o fim das buzinadas frenéticas por não ter visto um carro no retrovisor 😛 

 

Conveniência e conectividade

Kit multimídia

Ainda de acordo com a pesquisa da Route Automotive, o brasileiro adora estar conectado e a tecnologia é nosso forte. Assim, a conectividade dentro do carro vem ganhando relevância e o sistema multimídia entra na lista dos equipamentos mais desejados, com 55,5% dos consumidores dispostos a pagar um valor adicional pela telinha.

 

Wi-fi no carro

Sabia que já existem kits multimídia que carregam wi-fi nativo? O próprio sistema oferece alguns gigas de internet para motorista e passageiro utilizarem enquanto viajam. Como diz o ditado, “não existe almoço grátis”, portanto, é preciso desembolsar um valor por mês para utilizar a internet nativa, que varia de acordo com a quantidade de gigas contratados em cada marca. 

Na Chevrolet, por exemplo, o serviço varia entre R$ 30 e R$ 85. Ainda de acordo com a pesquisa, 46,3% dos consumidores pagariam pelo serviço de assinatura mensal. “O consumidor não aceita um veículo sem itens de segurança básica, como airbag, freios ABS e travamento de portas. Porém, itens de conectividade, além de oferecerem conforto, aumentam a sensação de segurança por se ‘conectarem’ full-time com a montadora”, argumenta Molinari.

Viu só como, cada vez mais, os carros estão ganhando a cara dos brasileiros? E para que o seu possante fique ainda mais do seu jeito, é preciso contratar um Seguro Auto para se sentir realmente seguro. Por isso, aproveite e faça uma cotação online, ágil, gratuita e totalmente digital no site ou app da Youse e garanta logo a segurança do seu carro para ficar #numaboa. ;D