Os carros que menos desvalorizam entre os mais vendidos de 2019

• por
carros que menos desvalorizam carros que menos desvalorizam

Preço, visual, lista de equipamentos e até as médias de consumo de combustível são algumas coisas que sempre entram na conta na hora de comprar um carro novo. Mas você já parou para pensar na desvalorização do modelo antes de fechar negócio? Fazendo uma consulta rápida na Tabela Fipe, por exemplo, já dá pra ver como o preço muda só de um ano para o outro e saber quais são os carros que menos desvalorizam.

Ficar de olho na desvalorização pode ser interessante para quem ainda vai escolher qual modelo comprar. Isso porque ela é a comparação do preço atual de um carro com os preços da mesma versão fabricada em anos anteriores. Aceitação do modelo no mercado, avaliação do pós-venda da marca, histórico de avaliação dos consumidores e nível de tecnologia são alguns dos fatores que podem influenciar no preço de um modelo ao longo do tempo. 

Pensando nisso, a KBB Brasil (Kelley Blue Book), empresa que analisa os preços e a desvalorização de veículos novos e usados, avaliou os 30 modelos mais vendidos por aqui até agosto deste ano e criou um ranking com os carros que menos desvalorizam. 

A pesquisa estudou modelos fabricados entre 2018 e 2020 e preços de anúncios de setembro de 2019. O Chevrolet Spin ficou em primeiro lugar entre os que menos desvalorizaram, com uma média de – 2,64% em seu preço. Já o último colocado, Volkswagen Voyage,  perdeu em média 8,62% de seu valor original.

Confira o ranking completo e a taxa de desvalorização média de cada modelo antes de fazer a sua compra!

Saiba+: Sem embreagem: conheça os carros automáticos mais baratos

Saiba+: Vale a pena instalar sensor de estacionamento?

Os carros que menos desvalorizam entre os 30 mais vendidos

Chevrolet Spin: -2,64%

Ford Ecosport:  -2,86%

Toyota Yaris Sedan: -3,61%

Volkswagen Virtus: -3,91%

Ford Ka hatch: -3,95%

Renault Duster: -4,26%

Jeep Compass: -4,32%

Hyundai Creta: -4,61%

Volkswagen Polo: -4,76%

Toyota Yaris hatch: -4,94%

Fiat Mobi: -4,97%

Volkswagen Gol: -5,27%

Renault Kwid: -5,32%

Volkswagen Fox: -5,46%

Honda Fit: -5,61%

Nissan Kicks: -5,75%

Renault Sandero: -5,80%

Honda HR-V: -5,81%

Jeep Renegade: -6,14%

Honda Civic: -6,17%

Fiat Argo: -6,22%

Hyundai HB20: -6,58%

Chevrolet Onix: -6,61%

Chevrolet Prisma: -6,65%

Renault Captur: -6,77%

Hyundai HB20S: -7,00%

Ford Ka Sedan: -7,10%

Toyota Corolla: -8,15%

Renault Logan: -8,29%

Volkswagen Voyage: -8,62%

Como fazer o carro desvalorizar menos

 

Seguindo alguns cuidados com o carro você pode até garantir que vai perder menos dinheiro na revenda. A principal dica é manter a manutenção sempre em dia. Fique sempre atento à calibragem dos pneus, trocas de peças, óleos e filtros, seguindo as instruções do manual do seu modelo. Um carro com histórico de revisões feitas na concessionária costuma valer mais no mercado, então lembre de guardar todos os comprovantes de manutenção e reparos. 

Mas a maneira como você usa o carro também pode fazer com que ele perca valor mais rápido. O ideal para conservar o motor e os freios é adotar um estilo de direção defensiva, com acelerações, frenagens e trocas de marcha mais suaves. Aí também vale ficar de olho na capacidade de carga do carro: carregar muito peso também pode desgastar a suspensão antes da hora.

Para manter a pintura sempre brilhando, você pode investir na aplicação de uma cera protetora de duas a três vezes por ano. Na hora de estacionar na rua, também é bom procurar lugares com sombra para evitar os danos causados pelo sol. Do lado de dentro, invista em uma boa limpeza com produtos específicos para cada material. Não fumar dentro do carro também ajuda a manter o cheiro de novo por mais tempo.

Agora que você já sabe quais são os carros que menos desvalorizam, é só escolher o seu e contratar o Seguro Auto Youse! Você escolhe só as coberturas e assistências que quer contratar e pode contar com os melhores serviços 24h.