Principais mudanças da Nova Lei de Trânsito Brasileira

Saiba quais são as novas regras para dirigir com mais segurança e evitar multas

• por
Foto: Getty Images

O Brasil tem a sexta maior frota de veículos do mundo!  Agora, imagine o tamanho do desafio quando se fala em manter um trânsito seguro com tanta gente indo e vindo pelas ruas do nosso país. Por isso, de acordo com Roberto de Faria, advogado e especialista em direito de trânsito, a legislação de trânsito é bastante extensa e não poderia ser diferente, dada sua relevância, principalmente, para dar uma maior segurança aos motoristas e pedestres. “O Código de Trânsito Brasileiro passou por uma recente reformulação com mudanças importantes que estão valendo desde o dia 12/04/2021, data em que a lei entrou em vigor”, conta.

Se você ainda tem dúvidas, a gente fez uma lista básica com as principais alterações para você ficar bem informado e continuar dirigindo numa boa! 😀 

Saiba +: Sabia que dá para emitir e imprimir documentos do carro pelo celular? 

Saiba +: Dicas práticas de direção defensiva 

 

As novas regras da CNH 

São três pontos principais na mudança. Veja só!

  • O porte do documento de papel será dispensado. Você pode manter a carteira de habilitação digital direto no seu smartphone. 
  • O prazo para renovação agora será de 10 anos para condutores com menos de 50 anos; 5 anos, para aqueles com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos; e 3 anos, para condutores com 70 anos ou mais. 
  • A suspensão da CNH terá uma escala com três limites de pontuação: 20 pontos, se o condutor tiver duas ou mais infrações gravíssimas em um período de 12 meses; 30 pontos, se tiver apenas uma infração gravíssima; 40 pontos, se não constar nenhuma infração gravíssima.

Como levar as crianças com segurança

Manter os pequenos dentro do carro também passou por mudanças.

  • Crianças só poderão andar na garupa de motos a partir dos 10 anos de idade.
  • Os pequenos com idade entre sete anos e meio e 10 anos devem ser transportados nos bancos traseiros com cinto de segurança.
  • Crianças de até 10 anos que não atingiram 1,45 metro de altura serão obrigadas a utilizar a cadeirinha ou assento de elevação

Numa boa sobre duas rodas

Se você curte andar por aí na sua mota, saiba que a utilização de capacete de segurança, seja ele com ou sem viseira, ou óculos de proteção em desacordo com a regulamentação do Contran, caracteriza infração média, com penalidade de multa e retenção do veículo até regularização.(#FicaDica)

Além disso, estacionar sobre ciclovias ou ciclofaixas será considerado infração grave. E não reduzir a velocidade ao ultrapassar um ciclista se tornará infração gravíssima.

 

Farol durante o dia

O uso de faróis acesos enquanto o sol está radiante não será obrigatório em rodovias de perímetro urbano. A obrigatoriedade da utilização de luz baixa durante o dia valerá apenas em pistas simples ou em túneis e sob chuva, neblina ou cerração.

Impacto positivo

E você sabia que agora os bons motoristas poderão receber benefícios? “A nova lei de trânsito trouxe a criação do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), que cadastra motoristas que não cometeram infração de trânsito em 12 meses. De acordo com o diretor do Denatran, quem cumprir os requisitos terá benefícios financeiros, como redução de taxas e descontos, seja no licenciamento ou na renovação da Carteira Nacional de Habilitação”, afirma Faria.  #SóViVantagens

Conhecer as mudanças desta lei não só ajuda a evitar multas, mas também contribui para um trânsito mais seguro!  E para você que é um motorista cauteloso e já tem o Seguro Auto da Youse  pode juntar pontos pra trocar por dinheiro através do Youse Friends, o programa de pontos que incentiva a galera a dirigir numa boa!