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Qual é a diferença entre carros elétricos e híbridos?

Qual é a diferença entre carros elétricos e híbridos?

Até 2030, entre 10% e 30% dos veículos novos no Brasil devem adotar alguma forma de tecnologia elétrica, segundo a consultoria McKinsey. Pode parecer distante da realidade ter mais carros elétricos e híbridos pelas ruas, mas até o Toyota Corolla ganhou uma versão híbrida flex, que funciona com etanol. 

E aí, será que em breve você também vai ter um híbrido ou elétrico na garagem? As principais vantagens estão na redução do consumo e da emissão de poluentes. Pra entender mais sobre as diferenças entre esses dois tipos de carro, a gente conversou com Ricardo Takahira, da Comissão Técnica de Veículos Elétricos e Híbridos da SAE Brasil.

Carros elétricos e híbridos: como cada um funciona

carros elétricos e híbridos
Ford Fusion Hybrid. Foto: Divulgação

O carro híbrido funciona com dois motores: um elétrico e um movido a combustão, seja etanol (como no novo Corolla) ou gasolina. Ele pode ser classificado em 3 tipos: nos híbridos paralelos, os motores elétrico e a combustão podem mover as rodas do carro. Já no híbrido em série, é só o motor elétrico que acelera o carro e o motor a combustão apenas carrega a bateria. O híbrido misto é o que combina os outros dois sistemas e “decide” quando usar cada um. Esse é o caso dos modelos Toyota Prius e Ford Fusion Hybrid.

Já o carro elétrico não possui motor a combustão. A força vem apenas do motor elétrico e as baterias são recarregadas na tomada (chamado sistema plug-in). Hoje em dia, os únicos modelos 100% elétricos vendidos no Brasil são o Renault Zoe e o BMW i3, que além da tomada, conta com um tanque de gasolina reserva que ajuda a manter o nível da bateria se a carga acabar. 

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E no bolso, como fica?

O preço é alto para os dois tipos de carro. Entre os elétricos, o Renault Zoe é o mais acessível e custa a partir de R$ 149.990, enquanto o BMW i3 é vendido a partir de R$ 205.950. Já entre os híbridos, o Toyota Prius custa R$ 128.530,00 e o Ford Fusion Hybrid, R$ 182.990.

Em relação aos gastos com manutenção, os custos são menores que em carros comuns. Isso porque carros elétricos e híbridos têm menos peças. O motor elétrico, por exemplo, não esquenta tanto – diminuindo as chances de problemas – e nem precisa de óleo para funcionar. 

Um ponto que também precisa entrar na conta é o tempo de vida das baterias: estima-se que elas durem cerca de 10 anos e perdem a eficiência com o tempo. Mas a maior economia acaba sendo realmente o gasto com combustível. 

Autonomia e consumo

carros híbridos e elétricos
Renault Zoe. Foto: Divulgação

O carro elétrico tem o menor custo por km rodado. De acordo com Ricardo, o gasto em reais para recarregar uma bateria por completo corresponde a cerca de ⅕ do custo para encher um tanque de combustível. Ainda segundo o especialista, a autonomia dos elétricos melhorou muito. Há cinco anos, eles rodavam aproximadamente 200 km com uma carga completa. Hoje, tanto o Zoe quanto o i3 podem fazer cerca de 300 km. 

Os híbridos também têm consumo bem abaixo dos carros a combustão. Pra ter uma ideia, o Prius, que é o modelo mais econômico, faz 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada e pode chegar a uma autonomia de mais de 812 km. Já o Fusion Hybrid roda 16,8 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada.

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