Sabia que dá para emitir e imprimir documentos do carro pelo celular?

Em 2021 o documento eletrônico do carro passou a ser emitido em todo o território nacional

• por
Crédito: Getty Images

Desde o começo de 2021, o documento eletrônico do carro passou a ser emitido digitalmente em todo o Brasil, por celular ou computador. A notícia é boa para os esquecidos, que não lembram de andar com documentos, e para os desatentos, que perdem os papéis e sofrem ao precisar de uma segunda via.

Agora, o próprio condutor emite o documento obrigatório, que comprova que o veículo está legalizado e apto a circular, o chamado CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico). Mas para isso é preciso quitar as taxas do carro, como multas, licenciamento, IPVA e DPVAT. Está com tudo quitado? Então basta acessar o Portal de Serviços do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) o aplicativo Carteira Digital de Trânsito para emitir os registros numa boa, quantas vezes quiser e sem taxas.

“Acredito que a digitalização é irreversível e inevitável, todas as atividades estão rumando para resoluções digitais, ainda mais durante a pandemia. Acho a comodidade e a conveniência para o usuário fantásticas, ninguém vai preferir ir ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito) depois de se habituar ao app,” afirma Arthur Igreja, especialista em tecnologia e inovação.

Saiba+: Os melhores carros de 2021 para você comprar usado 

Saiba+: Saiba qual o melhor carro pra cada perfil de motorista

Mas é mesmo uma questão de hábito. A digitalização dos documentos de carro é uma mudança que engatinha entre os Estados desde 2018, mas só se consolidou agora. Igreja justifica dizendo que o Brasil é multifacetado e é necessário educar o cidadão para fortalecer a mudança.

“Temos uma população que se adapta e gosta da tecnologia, mas também temos regiões de baixo nível tecnológico, baixo acesso aos aparelhos e internet, é desigual. Há quem resolva questões de banco pelo app, e quem pague conta em lotérica,” exemplifica. “Mas quando a novidade é bem explicada, divulgada pelos Estados, se o app tem uma interface intuitiva, só temos a ganhar”.

Os que optarem por acessar o CRLV-e pelo site podem imprimir e continuar andando com o velho conhecido, o documento físico. Porém, aqueles que se adaptarem ao aplicativo, que também conta com formas digitais da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo), podem dirigir apenas com o celular. Lembrando que, se forem parados por autoridades, precisam estar com bateria no aparelho para mostrar os documentos e evitar multas.

Está na dúvida? Dê uma chance! O aplicativo é intuitivo e fácil de mexer. Para acessar, é preciso fazer um rápido cadastro com dados do condutor, além de Renavam e código de segurança do CRV do veículo. Caso você não saiba onde achar essas informações no documento impresso, o app exibe a imagem de um documento com destaques para facilitar a identificação.

via GIPHY

9 dicas para usar seus documentos online em segurança:

  1. Na hora de baixar o app confira o nome do fornecedor, que deve ser “Governo do Brasil”;
  2. “Lembre que agora há documentos importantes no seu celular. Colocar senha de bloqueio no aparelho, verificação em duas etapas no Whatsapp, e não deixar prints no rolo de câmera é importante” aconselha Igreja;
  3. Tenha internet para acessar o CRLV-e na primeira vez, depois ele fica salvo e pode ser visto mesmo offline;
  4. Carregue o celular! Você será multado se autoridades te pararem e você não tiver bateria para mostrar os documentos no app;
  5. Fique calmo, após o pagamento das taxas do carro, o aplicativo pode demorar até um dia para gerar os documentos;
  6. Cuidado ao compartilhar seus dados. O proprietário do veículo é o único que pode emitir seu documento, mas ele pode compartilhar com outros cinco motoristas;
  7. Caso tenha mais de um carro, lembre de adicionar todos os CRLV-e no app;
  8. Se preferir imprimir, confira se todas as informações estão visíveis para o papel ser válido;
  9. Se não tiver acesso a internet, vá ao Detran e solicite o documento impresso do método tradicional.

Agora que você está por dentro das mudanças baixe o app e garanta os documentos a um clique de distância. E lembre que o Seguro Auto Youse também é todo digital! Dá para fazer tudo 100% online sempre que precisar, personalizando, contratando e acionando o seguro de carro direto pelo aplicativo. Rápido e fácil.