Saiba como usar a Carteira de Motorista digital (eCNH)

• por

A tecnologia veio para descomplicar a nossa vida. Ainda mais agora que é possível levar a sua carteira de motorista no seu celular. Você leu certo: desde de julho de 2018, os documentos digitais começaram a ser emitidos em todo o país e você nem precisa mais se preocupar em esquecer o seu em casa.

Qualquer CNH emitida a partir de maio de 2017 já tem um QR Code na parte de trás. É ele que faz toda a mágica. Quem ainda não tem o código no documento precisa pedir uma segunda via no departamento de trânsito. Se ele estiver vencido, é possível fazer a renovação e já pedir a versão digital.

Saiba +: Como tirar CNH especial?

Carteira de Motorista digital é verídica

E é sim… O documento fica armazenado dentro de um aplicativo no seu celular e é aceito em ambas as plataformas, tanto Android quanto iOS. Depois de fazer o download, você tem dois caminhos: um para quem já tem o certificado digital e o outro para quem ainda não tem.

Quem tem, só precisa escanear o código com o próprio celular. Quem não tem, precisa ir ao DETRAN e pedir o cadastro para ter acesso às informações. Aí é só se cadastrar para usar normalmente pelo celular e pelo computador.

Pra saber o processo em detalhes, é só conferir o tutorial do próprio Detran!

Conte-me mais sobre isso…

Ainda de acordo com o Detran, a Carteira de Motorista digital dá mais praticidade e segurança no dia a dia do motorista, já que os dados estão criptografados, evitando fraudes e falsificações.

Além disso, o documento digital é bem mais útil, já que permite criar PDFs da CNH e da CRLV (ou seja, não precisa mais escanear!) e utilizar para outros serviços do governo ou situações que exijam a identificação.

Segundo o Detran, a CNH digital possui o mesmo valor jurídico da versão impressa e deve ser aceita por qualquer agente de segurança ou de trânsito (conforme previsto na Portaria do Denatran nº 184, da Resolução do Contran nº 684 e da Resolução nº 720, que institui o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico).

Caso o agente se recuse a aceitar, é possível registrar ocorrência no Órgão de Trânsito em que o agente trabalha ou no próprio Denatran, viu?

Curtiu a novidade? Baixe o aplicativo pra andar com a sua Carteira de Motorista digital por aí numa boa!