#ModoCasa: 15 dicas pra ficar em casa numa boa

Foi liberado pra fazer home office e precisa torná-lo mais produtivo ou quer descobrir como aproveitar melhor seu tempo livre? A gente dá uma forcinha!

• por
Imagem: Gettyimages

Fazer home office, ou até mesmo encontrar formas de preencher o tempo livre dentro de casa, pode ser desafiador pra muita gente. Pensando nisso, separamos 15 dicas pra ficar em casa e tornar o seu dia a dia muito melhor, olha só:

Saiba +: 5 ideias e inspirações para você decorar a casa gastando pouco

Para quem vai ficar em casa e fazer home office

1. Reforce sua rotina de trabalho

Pra quem não tem o hábito de fazer home office, associar a casa a um ambiente de relaxamento e descanso é inevitável. Por isso, é importante educar seu cérebro para que ele entenda que, nos próximos dias, o seu lar, doce lar, vai ser, sim, seu local de trabalho. Como? Fácil! Aja como se fosse um dia normal: levante da cama, tire o pijama e se vista como se fosse sair de casa. Parece besteira, mas isso já faz uma diferença enorme na sua produtividade.

2. Encontre um espaço para chamar de seu

Já parou pra pensar em como a gente faz de tudo pra deixar o ambiente de trabalho com a nossa cara? Tem gente que gosta de ter vários caderninhos na mesa, outros preferem encher o computador de post-its e tem até os mais dedicados, que se cercam de plantas, livros e porta-retratos. Em casa, tente fazer o mesmo: escolha um cômodo da casa livre de distrações – a sala ou o escritório, por exemplo -, monte sua mesa com todos os acessórios que remetam ao seu dia a dia e faça dele seu templo. Também é muito importante escolher uma cadeira confortável e se levantar para alongar de tempos em tempos. Acredite, vai ser muito mais gostoso trabalhar assim!

3. Liste todas as demandas do dia 

Pronto pra começar? Antes de colocar a mão na massa, estabeleça tudo o que deve ser resolvido no dia, da forma que achar mais eficiente. Você pode anotar as pendências na agenda ou, se preferir, recorrer a aplicativos que ajudam a organizar tarefas. Caso precise da ajuda de alguém, marque videoconferências. Afinal, não é porque estamos longe que precisamos deixar de conversar, né? Uma comunicação clara e direta é essencial pra manter todas as demandas organizadas e a equipe motivada.

4. Estabeleça seus horários 

Nada de acordar tarde só porque tá de home office, não, viu? Quanto mais você seguir seu cronograma normal de trabalho, melhor. Uma dica legal é separar as tarefas mais fáceis das mais complexas e organizar seus horários com base nessa divisão. Está com alguma pendência que dá pra resolver rapidinho? Tire logo da frente! Assim, você tem mais tempo para focar no que realmente exige sua atenção. Isso também vale para e-mails e ligações, combinado? Ah, e vale sempre lembrar: nunca, jamais, pule seu horário do almoço ou deixe de se hidratar. Isso é super importante pra você ter energia até o fim do dia.

5. Saiba parar

Tão importante quanto manter seu horário de trabalho é respeitar o fim do expediente. Aí, sim, você tá liberado a mandar aquela mensagem para o cérebro de que ele pode entrar no modo descanso. Afinal, depois de um dia super produtivo, você merece!

Veja nossa playlist para trabalhar em casa numa boa!


Para quem vai ficar em casa e descansar 

6. Cuide da sua casa

Já que você vai ficar em casa pelos próximos dias, bora colocar a vida em ordem! Sabe aquela lista de tarefas domésticas que você sempre deixa de lado por causa da rotina atribulada ou simplesmente por preguiça? É hora de dar check! Mas nada de enxergar esse momento como algo chato e entediante – encare como um detox doméstico. Mande embora roupas velhas, livros que não lê mais e aquela papelada que você acumulou e nem se lembra mais por quê. De quebra, você pode aproveitar o embalo e dar aquele unfollow saudável nas redes sociais. Liberte-se do que não serve mais e abra espaço pra coisas boas entrarem no lugar!

7. Curta a família – e os pets

É comum passarmos muito mais tempo dentro do escritório que com nossa família. Então, que tal aproveitar esse período para ficar mais pertinho de quem mora com você e dos seus bichinhos de estimação? Se você mora sozinho, também é uma ótima oportunidade para curtir a própria companhia, fazer as coisas que gosta e, por que não, refletir sobre a vida e o que gostaria de mudar daqui pra frente.

8. Maratone suas séries preferidas

Aqui, vale tudo: se atualizar sobre aquele lançamento que todo mundo anda comentando, resgatar um programa antigo que você ama e sente saudade, ou até mesmo grudar no sofá e zerar sua série atual de uma vez por todas. Pra quem é #teamfilmes, vale a mesma dica. Pegue o edredon, faça pipoca e monte seu cinema particular!

9. Leia bons livros

Taí um hábito que tem sido esquecido por muitos, mas que é uma delícia: encontrar um livro que goste e devorá-lo inteirinho sem nem perceber o tempo passar. Se você faz a linha mais conectado, que tal testar o Kindle? Além de prático, ele tem milhares de opções pra todos os gostos!

10. Faça cursos online

Sempre teve vontade de aprender sobre fotografia ou artesanato? A hora é agora! A internet é um mundo cheio de possibilidades e com certeza você vai encontrar um curso que seja a sua cara. E, o melhor de tudo: tem muitos que são de graça!

11. Resgate o prazer de brincar

Lembra quando você era criança e amava passar horas e horas brincando? Você pode – e deve – resgatar esse hábito quando estiver de boa em casa. Procure aquele jogo de tabuleiro que tá empoeirado no armário, monte um quebra-cabeças, faça palavras-cruzadas, jogue baralho, dominó, stop, videogame e qualquer outra coisa que vier à cabeça. Você nunca mais vai reclamar de tédio!

12. Aprenda a cozinhar

A gente sabe que nem todo mundo pode gostar dessa dica, mas fica o convite pra você pelo menos tentar. Já imaginou se você descobre que ama cozinhar, mas nunca tinha dado uma chance a essa experiência? Busque a receita do seu prato preferido e tente recriar em casa – você pode se surpreender!

13. Tenha um dia de beleza

Transforme sua casa em um verdadeiro SPA! Aproveite a pausa na correria pra dar aquele trato no cabelo, nas unhas e na pele. É só explorar o YouTube que você vai encontrar um montão de truques legais.

14. Treine em casa

A academia fechou? Tudo sob controle! Existem vários sites e aplicativos que ajudam a treinar em casa numa boa. Se você faz o tipo mais preguiçoso, coloque uma música bem animada e dance pela casa. Parece algo bobo, mas isso vai ajudar você a liberar endorfina, dopamina e serotonina, hormônios que estimulam a sensação de prazer.

15. Durma!

Nossa última dica, mas não menos importante. É só colocando o sono em dia que você vai dar aquela reforçada na imunidade tão necessária nos dias de hoje. Isso sem contar que dormir melhora o humor, ajuda a regular o apetite, faz bem pra pele e deixa você mais preparado pra realizar qualquer tarefa diária.

Veja nossa playlist para quem vai ficar em casa numa boa


Gostou das dicas? Então, compartilhe esse post e marque aquele amigo que precisa de ideias pra curtir a casa!

Ah, e vale lembrar: pra ficar em casa numa boa mesmo, é só fechar um Seguro Residencial Youse. Pelo celular, você escolhe as coberturas e assistências que desejar e fecha o contrato na palma da sua mão!

Imagem ilustrativa

Faça sua simulação agora

Pode confiar, você escolhe as assistências e coberturas que quiser, o valor da franquia que pode pagar e confere o preço do seu seguro na hora, pelo aplicativo, direto no seu celular.

Quero ver
Youse - Caixa Seguradora