5 dicas para aproveitar a Black Friday de eletrodomésticos

A última sexta-feira de novembro pode oferecer boas oportunidades pra quem quer renovar os equipamentos da casa

• por
black friday de eletrodomésticos black friday de eletrodomésticos

A Black Friday, que em 2019 acontece no dia 29 de dezembro, é o dia de descontos mais esperado do ano. Os eletrônicos e eletrodomésticos são alguns dos produtos mais buscados e é possível encontrar boas ofertas em várias lojas e sites. Pra te ajudar a aproveitar a Black Friday de eletrodomésticos e escolher o produto certo, separamos algumas dicas do Procon.

E já que você vai equipar a casa toda, também pode aproveitar pra fechar um Seguro Residencial com a Assistência para Conserto de Eletrodomésticos durante a Black Friday Youse! Até o dia 1° de dezembro, dá pra garantir seu seguro com 20% de desconto.

Quais eletrodomésticos em promoção você quer?

O primeiro passo é definir o tipo de produto que você procura, se é fogão, geladeira, máquina de lavar ou televisão, por exemplo, e quanto pretende gastar. Além disso, invista um tempo para pesquisar preços em lojas diferentes – principalmente durante promoções como a Black Friday de eletrodomésticos. Assim, você evita compras por impulso e não compromete o seu orçamento. 

Black Friday de eletrodomésticos: escolha o produto certo pra vc

Com os cuidados certos, a internet pode ser uma ferramenta bem útil na hora de fazer compras. Se ainda estiver em dúvida sobre qual produto comprar, você pode consultar sites especializados para saber mais detalhes sobre cada modelo e até tirar dúvidas com o atendimento no site do fabricante. Se for possível, você ainda pode ir até uma loja física e pedir uma demonstração para os vendedores.

Enquanto estiver pesquisando também vale checar se a marca oferece assistência técnica  na sua cidade para o produto que pretende comprar. Já escolheu? Não esqueça de conferir se o tamanho do aparelho (altura, largura, profundidade) e o tipo de voltagem (110V ou 220V) são compatíveis com o espaço disponível e a rede elétrica da sua casa. 

Dê olho no consumo de energia

Geralmente, os eletrodomésticos pesados como geladeira, lava-louças ou máquina de lavar são os que mais consomem energia. Então, uma boa dica é procurar por produtos mais eficientes, observando as etiquetas de consumo do Inmetro. É só ficar de olho na letra: a classificação vai de A (mais eficiente) até E (menos eficiente) , dependendo do produto. 

Preço muito baixo? Cuidado!

Desconfie de ofertas muito abaixo da média do mercado e tome cuidado para evitar armadilhas como não receber o produto ou ficar sem assistência técnica em caso de defeito. Se você encontrar um preço que parece muito bom pra ser verdade, verifique se o vendedor é realmente confiável procurando dados como razão social, CNPJ, endereço e telefone. 

Em compras na internet essas informações devem estar em local de destaque, além de outras despesas adicionais que impactam no preço final, como a entrega. Também evite comprar de vendedores informais que não fornecem nota fiscal durante a Black Friday de eletrodomésticos.

Entrega e garantia

Outro fator importante – mas que pode passar despercebido – é ficar de olho no prazo de entrega para o produto para não ter que esperar demais. Devido à alta demanda durante as compras da Black Friday de eletrodomésticos, os prazos de podem ficar mais longos do que o comum. Esse detalhe também é importante para você poder planejar o espaço em casa se tiver que receber um item grande. 

E depois de fechar negócio, saiba que você tem direitos garantidos. Nas compras realizadas fora do estabelecimento comercial como, por exemplo, na internet, existe um prazo de 7 dias contados a partir do recebimento do produto para se arrepender da compra.

Todo produto eletroeletrônico ou eletrodoméstico vendido no Brasil também tem garantia legal. O prazo para reclamar dos chamados vícios aparentes (defeitos de fácil identificação) é de 90 dias, contados a partir da entrega. O mesmo prazo vale para vícios ocultos (problemas que só aparecem depois de algum tempo de uso do aparelho), mas começa a ser contado a partir do dia em que você observou o defeito pela primeira vez.  

Se for oferecida uma garantia estendida, leia tudo com cuidado antes de assinar qualquer contrato, e preste uma atenção especial em informações como o prazo e coberturas previstas.

Imagem ilustrativa

Contrate seu Seguro Residencial na Black Friday

Aproveite pra fechar seu Seguro Residencial com 20% de desconto durante a Black Friday Youse! A oferta é válida só até dia 1° de dezembro.

COTAR AGORA
Youse - Caixa Seguradora