5 formas de manter a cabeça numa boa

Conheça os hábitos pra cuidar melhor das suas emoções e ainda fazer seu dia render mais!

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Imagem: GettyImages

Hoje vivemos em um mundo superconectado. Nossas agendas estão sempre lotadas e as intermináveis notificações nos mantém em alerta o tempo inteiro. Não é a toa que as #cançada ou #exausta são tão frequentes. O excesso de estímulos e distrações podem dificultar a concentração, gerar ansiedade e deixar aquela sensação de que o tempo está passando cada vez mais depressa e você não dá conta de fazer tudo que precisava!

A psicóloga clínica e comportamental, Osmarina Vyel, alerta: “ muitas pessoas chegam em um ponto na vida onde não conseguem organizar pensamentos, afazeres, demandas e nem a própria casa. A bagunça mental muitas vezes toma conta de tudo ao redor e o caos se instaura.” Em um universo tão atarefado, ousar se acalmar é quase como nadar contra a corrente. 

Manter a mente numa boa pode ser a melhor forma de fazer o seu dia render mais com uma maior qualidade de vida. Mas como eu faço isso? Osmarina nos tranquiliza: “o melhor é não se desesperar e começar a se organizar e dar sentido às coisas e pensamentos aos poucos.”

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Treino para o cérebro

Uma técnica milenar chamada mindfulness vem se tornando cada vez mais popular entre aqueles que buscam este equilíbrio. “A ideia é justamente permitir a ‘atenção plena’ no momento presente através de práticas meditativas”, explica Osmarina. Atletas como LeBron James incorporaram a técnica ao treino físico e até mesmo a comunidade científica já estuda os impactos dela no cérebro de voluntários. 

Um laboratório da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, comprovou que o mindfulness traz mudanças positivas nos neurônios e a ampliação do hipocampo, uma parte importante do cérebro responsável por regular diversas funções internas do nosso corpo. Isso significa uma melhora emocional, no aprendizado e na memória, proporcionando bem-estar e mais saúde em geral. (#SóViVantagens)  

Existem ainda várias outras práticas e exercícios simples de respiração que podem ajudar a manter a mente mais saudável, atenta e equilibrada. “A técnica de mindfulness funciona como um canal para que o indivíduo observe suas emoções e pensamentos. Para mim, ela é tão válida quanto yoga, e todas as práticas meditativas, pois o ponto principal é o equilíbrio das demandas externas com as internas. Se a pessoa não quiser meditar, mas focar no ato de respirar adequadamente, já é suficiente para que limpe suas emoções e pensamentos indesejados e aprenda a ficar no presente”, esclarece Osmarina. 

 

Que tal começar com essas dicas? 

1- Aquela listinha básica 

Ter uma rotina de tarefas organizada em uma lista é a melhor forma de não se perder pelo caminho. Vale tudo! Um caderno, agenda, aplicativos, ou até aquele bilhetinho na geladeira. O importante é listar e marcar com um check o que já foi feito. E não vale trapacear, seja realista sobre quanto tempo você vai levar para fazer cada coisa. E não esqueça, seu dia deve ter momentos dedicados exclusivamente ao descanso. Só assim é possível se recompor física e mentalmente. Viva o ócio criativo! 

2- O seu corpo fala! 

Aquele incômodo físico pode ter ligações diretas com suas emoções. É hora de ligar o alerta sempre que sentir dores de cabeça frequentes, dores musculares, inflamações, ataques alérgicos e queda da imunidade. Seu corpo e sua mente definitivamente te darão avisos, mas você tem que ficar ligado para entender os sinais! 

3- Hora de silenciar o grupo 

Estabeleça um período do dia para checar as redes sociais e não caia na armadilha de desperdiçar seu tempo com distrações desnecessárias que as redes possam trazer. Que tal silenciar os grupos enquanto faz um trabalho importante?

4- Cara feia é fome

Sabe aquele mal humor inexplicável que você descobre que era só fome? Então, nada de ficar longos períodos sem comer bem! Uma alimentação balanceada traz diversos benefícios físicos e mentais. Ela é capaz de te dar mais disposição e energia, melhorar o humor, e te deixar mais concentrado e calmo. 

5- Use todos os seu sentidos

Perceba as sensações, os cheiros do seu ambiente, a temperatura, as cores e os sons. Use todos os seus sentidos para trazer sua mente para o momento presente. Minutos de atenção plena valem mais do que várias horas desperdiçadas. Faça o que fizer, esteja 100% na ação. 

Autoconhecimento é a palavra-chave

Mas não espere encontrar uma receita de bolo para encaixar suas emoções! “Cada ser humano processa as informações de forma diferente, e quando mergulhamos no profundo do nosso ser, aprendemos a reconhecer como funcionamos e assim temos mais sabedoria de como se relacionar com as demandas da vida sem se prejudicar ou sofrer. Autoconhecimento é a chave principal que proporciona equilíbrio e bem estar”, acrescenta a psicóloga. 


Muitas vezes, uma ajudinha personalizada é o empurrão que faltava para seguir com tranquilidade. 😀 Por isso, a Youse tem o Seguro de Vida e a assistência chamada Orientação Psicológica com vários serviços disponíveis. Assim, você cuida da sua mente para seguir em frente e curtir a vida numa boa!