6 dicas pra deixar seu quarto aconchegante

Acredite, pequenas mudanças no seu ambiente podem fazer toda a diferença!

• por
Imagem: GettyImages

Nosso quarto é nosso cantinho especial, onde a gente esquece os problemas, descansa e recarrega as energias pro dia seguinte. Tem gente que tem até aproveitado a quarentena pra trabalhar nele! Pensando nisso, a gente conversou com a arquiteta Silmara Lanatovitz e com a designer de interiores Deborah Pernasilici, que separaram algumas dicas simples para deixar seu quarto aconchegante e #tipovc, olha só!

Saiba+: 5 ideias e inspirações para você decorar a casa gastando pouco

Saiba+: 10 dicas pra deixar a sua casa segura

Saiba como deixar seu quarto aconchegante

Deixe a luz entrar

Iluminação é tudo quando a gente pensa em um quarto aconchegante. Então, que tal deixar as janelas do quarto abertas durante o dia? Como os raios de sol são antibactericidas, isso ajuda a eliminar as toxinas que se acumulam no ambiente. Já pro período da noite, é legal ter uma luminária ao lado da cama. Luminárias transmitem a sensação de aconchego, dão aquela ajudinha na hora da leitura noturna e ainda são o toque a mais que faltava na sua decoração. Ah, e prefira sempre a luz amarela! Como ela é mais quente que a luz branca, ajuda a estimular a produção do hormônio do sono, enviando ao cérebro a mensagem de que é hora de descansar. O resultado é uma noite de sono muito melhor, com disposição e rendimento garantidos pro dia seguinte!

Imagem: GettyImages

Um arco-íris de possibilidades

Você sabia que cada cor nos traz uma sensação diferente? O verde, por exemplo, remete à natureza e tem o poder de despertar o talento e a inspiração. Já que a gente tá falando em um lugar de relaxamento e descanso, as cores ideais são azul, rosa e branco, que trazem relaxamento, calma e amor. Mas não precisa sair pintando todas as paredes, você pode investir em objetos decoração e em alguns detalhes, como a própria luminária! Evitar cores escuras ajuda a manter o estresse da porta pra fora e também dá a sensação de um quarto mais arejado.

Organização em dia

A gente sabe que às vezes (ou sempre!) dá preguiça de arrumar o quarto, mas vale a pena fazer esse esforço pra ter um quarto aconchegante. Se o ambiente estiver muito bagunçado, pode ser que seu cérebro não atinja níveis mais profundos de sono e sua noite não será tão revigorante quanto você gostaria. Então, arregace as mangas, arrume a cama e coloque tudo em seu lugar, combinado?

Invista nos detalhes

A parte mais legal de cuidar do quarto é deixá-lo com a nossa cara! A gente já explicou o quão importante é transformar cada cantinho em um lugar especial, mas a dica agora é analisar como é seu quarto hoje e como você poderia melhorá-lo com pequenas mudanças. Dá pra pintar a cabeceira da sua cama? Ou que tal colocar um papel de parede ou um tapete bem modernos? Ter um cantinho para colocar seus livros também é sempre uma ótima ideia!

View this post on Instagram

A semana mal começou e a vontade de sair da cama, como é que fica?! Nossa inspiração de hoje que o diga… O estilo bohemian, boêmio ou boho nasceu de uma mistura hippie chic de estampas com temática romântica, e que nos remete à década de 70. Mas a origem da palavra veio da Bohemia, uma região da Europa Central. Ali, os moradores eram conhecidos por serem e agirem um pouco fora dos padrões impostos pela sociedade. A partir dessa característica que a palavra “boêmio” passou a ser utilizada para definir aqueles que são avessos as normas e que preferem viver a vida da sua maneira, sem padrões impostos e sem regras. Queen B Studio® 2017-2019 Entre em contato! contato@queenbstudio.com.br (11) 9.8906-4068 #pretty #inspiration #design #fashion #style #stylish #love #beauty #beautiful #color #project #projects #photooftheday #love #architecture #interiordesign #decor #decoration #projeto #arquitetura #decoracao #designdeinteriores #estilo #inspiracao #saopaulo #sp #instagood

A post shared by Queen B Studio (@queenb.studio) on

Floresta urbana

Plantas são sinônimo de quarto aconchegante! Elas nos conectam à natureza, purificam o ar e, claro, ajudam na decoração. Mas não são todas as plantas que são aconselháveis para o quarto, viu? Na hora de comprar uma plantinha, pergunte qual e ideal para o quarto e como é a rotina de cuidado dela pra que você possa ver qual se encaixa melhor no seu dia a dia. Espécies como lavanda, lírio da paz e espada de São Jorge são perfeitas e ficam lindas em vasinhos e cachepots! 

Escolha seu aroma favorito

Sabe aquele cheirinho que te acalma? Uma ótima dica é espalhá-lo pelo quarto por meio de  difusores ou com um spray. O legal dos difusores é que você pode usar óleos essenciais, que são naturais e estimulam o sistema límbico, responsável pelas nossas emoções. O óleo de lavanda, por exemplo, acalma e ajuda a regular nosso sono. Já o de laranja deixa o ambiente mais alegre e afasta aquele desânimo que sentimos de vez em quando, sabe? Vale a pena testar! 🙂

Cuide bem da sua cama

Sabe aquela dica de mãe de arrumar a cama todos os dias? Ela tá certa – e tem até comprovação científica pra isso! Uma pesquisa realizada pela Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos apontou que pessoas que arrumam a cama toda manhã têm 20% mais chances de ter uma boa noite de sono. Pode acreditar! Além disso, no livro O Poder do Hábito, o escritor Charles Duhigg afirma que adotar o hábito de fazer a cama diariamente pode te estimular a adotar muitos outros pequenos hábitos positivos no seu dia a dia! Interessante, né? Pra deixar sua cama ainda mais confortável, invista em almofadas e travesseiros de algodão, que são macios e antialérgicos, e em um edredom bem gostoso!

Imagem: GettyImages

Gostou das dicas? E lembre-se: pra deixar seu quarto aconchegante, não existem regras, o importante é que ele seja cada vez mais #tipovc!

Outra dica pra deixar tudo mais aconchegante é investir em um seguro residencial. Além de deixar o seu cantinho cada vez mais a sua cara, também o deixa seguro apenas com as coberturas e assistências que escolher.