6 plataformas de peças teatrais pra você assistir do seu sofá

Tá querendo inovar no fim de semana? Então, vem ver essas dicas!

• por
Imagem: Divulgação

A experiência de assistir a uma peça de teatro é única. A gente fica tão próximo daqueles personagens e cenários que se sente teletransportado pra outros lugares e épocas. Pra se reinventar durante esse tempo em que a gente tá mais em casa, várias companhias criaram plataformas e adaptaram suas peças teatrais pra internet – e algumas até criaram espetáculos já pensando nesse “novo normal”. Legal, né? Então, pra comemorar o Dia do Teatro, celebrado dia 19 de setembro, a gente fez uma seleção especial de grupos teatrais que estão fazendo o maior sucesso online. Apague as luzes da sala, abra as cortinas da televisão e se prepare porque o espetáculo já vai começar! 🙂

Saiba +: 8 shows históricos pra você reviver sem sair de casa

Saiba+: 51 anos do Woodstock: 7 curiosidades sobre o festival que revolucionou o mundo

Peças teatrais pra você assistir online

Teatro para Alguém

O Teatro para Alguém foi idealizado pela atriz Renata Jasion e pelo diretor de fotografia Nelson Kao pra democratizar o acesso ao teatro. A plataforma transmite várias peças inéditas ao vivo – se você perder alguma, não se preocupe, elas ficam todas disponíveis no site depois! O público pode conferir espetáculos de autores famosos, como Lourenço Mutarelli e Mário Bortolloto, interpretados por atores como Iara Jamra, Angela Dip, Maria Alice Vergueiro, José Mojica Marins (o famoso Zé do Caixão) e Paulo César Pereio. 

Espetáculos Online

View this post on Instagram

INCÊNDIOS “ Há verdades que não podem ser reveladas. Precisam ser descobertas” Após um longo silêncio de cinco anos, a árabe Nawal Maruan falece no Canadá, deixando aos cuidados de seu advogado e amigo, 3 cartas para os filhos gêmeos, contendo seus últimos desejos. Eles devem sair em busca de um irmão do qual ignoravam a existência e de um pai que acreditavam estar morto. Jeanne e Simon se engajam nesta odisseia sem ter a dimensão do quão dolorosa será. Eles remontam o caminho de uma tragédia familiar e histórica, descobrindo sua própria história e filiação num país devastado pela guerra. O passado da mãe se mistura ao presente dos filhos gêmeos. A herança da família atravessa as épocas como as fronteiras. Com um final surpreendente e impactante a história da família Maruan é revelada. ⠀ De Wajdi Mouawad Tradução: Angela Leite Lopes Direção: Aderbal Freire-Filho Com Marieta Severo, Felipe de Carolis, Keli Freitas, Marcio Vito, Kelzy Ecard, Fabianna de Mello e Souza Julio Machado e Isaac Bernat ⠀ Cenografia: Fernando Mello da Costa Iluminação: Luiz Paulo Nenen Figurinos: Antonio Medeiros Trilha Sonora: Tato Taborda Direção de Movimento: Marcia Rubin Registro Videográfico: Chamon Audiovisual ⠀ Direção de Produção: Maria Siman Produção Executiva: Luciano Marcelo Produtores: Felipe de Carolis, Maria Siman e Marieta Severo Realização: Emerge, Primeira Página Produções e Teatro Poeira Classificação etária: 14 anos ⠀ #espetaculosonline #online #teatro #cultura #fiqueemcasa #ficaemcasa #teatroonline #emcasa #teatroemcasa #palco

A post shared by Espetáculos Online (@espetaculoson) on

A plataforma Espetáculos Online reúne centenas de apresentações de artistas de todo o país e funciona de forma colaborativa, ou seja, se você é um artista ou produtor pode enviar seu material pra ser publicado no site! O projeto foi lançado durante a quarentena e permite assistir a peças teatrais, musicais e apresentações circenses e de comédia stand-up sem pagar nada. Entre alguns destaques estão peças que reúnem atores consagrados, como “Incêndios”, com a atriz Marieta Severo, “Maria Caritó”, com Lilia Cabral e “Nem um dia se passa sem notícias suas”, com Edson Celulari. 

Festival UP!

O Festival UP! tem a mesma pegada do Espetáculos Online. Ele foi lançado durante a quarentena e funciona como um festival de artes online, permitindo que artistas do Brasil inteiro enviem seus espetáculos de teatro, música, dança, humor e circo. Os trabalhos selecionados recebem uma remuneração em dinheiro e podem ter suas peças exibidas até 30 de setembro. Todo o conteúdo é disponível gratuitamente no site e também no Instagram e no YouTube do projeto!

Sesc Ao Vivo – Teatro

Com o fechamento dos seus espaços físicos, o Sesc também se reinventou e passou a apresentar uma série de monólogos pela internet. Dá pra assistir aos espetáculos no canal do YouTube todas as segundas, quartas, sextas e domingos, sempre às 21h30. As peças trazem textos clássicos interpretados por atores e atrizes em suas casas. Legal, né?

Teatro Oficina

Imagem: Divulgação

A companhia Teatro Oficina Uzyna Uzona, dirigida por Zé Celso, tá exibindo episódios da montagem de “Os Sertões”, do escritor Euclides da Cunha, em seu canal do YouTube, além de outras obras da companhia, como “Pra dar um fim no juízo de Deus” e “As bacantes”. Pelo aplicativo Zoom, você também pode ver espetáculos digitais inéditos, como “O Bailado do Deus Morto” e “Paranoia” – nesse caso, é necessário comprar ingressos no site da companhia, tá?

Plataforma Mungunzá Digital

A Cia Mugunzá oferece acesso gratuito a peças teatrais em seu site. Lá, é possível ver o documentário cênico “Luis Antonio – Gabriela”, que ganhou vários prêmios, e até a uma peça ao vivo, “Poema em queda-live”. A plataforma também apresenta trabalhos de outras quatro premiadas companhias de teatro: Cia do Tijolo, Grupo IXI de Teatro e Grupo Magiluth. 

E aí, já escolheu qual vai ser a pedida do fim de semana? O mais legal é que você pode ver e rever essa peças teatrais o quanto quiser! E se você curtiu, continue acompanhando a gente por aqui que tem sempre uma história, curiosidade ou dica super legal pra você! 🙂