A praticidade das casas tecnológicas com tudo na palma da mão

Nas smart homes, a magia das tarefas domésticas acontece direto pelo celular

• por
Imagem: Getty Images

Café no ponto, torrada quentinha e TV passando o seu jornal favorito enquanto a assistente de voz ainda te dá bom dia e informa o tempo lá fora. Com uma mãozinha dos dispositivos eletrônicos, as smart homes entram para a turma de soluções inteligentes que estão aí pra deixar o nosso dia a dia numa boa.

A gente diz que os serviços estão cada vez mais na palma da mão e não é exagero. Nas casas tecnológicas, é só conectar seus eletroeletrônicos à Internet, acionar os comandos remotamente ou programar dia e hora de funcionamento e tá feito! A mágica faz e acontece. 😉

Leia + Como a tecnologia mudou nossas vidas nos últimos cinco anos

Leia + 6 tecnologias que vão deixar sua casa inteligente

Tudo está conectado

Hoje em dia, a tecnologia entra em casa sem bater na porta nem procurar a chave – porque rola usar biometria ou teclar um código de poucos números cadastrado no celular. #TemVisita

Mas tudo bem se você ainda não está muito familiarizado com esse conceito de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), que abrange, em diversas esferas, a interconexão dos objetos cotidianos. É normal, afinal, quando surge alguma novidade no mercado, que a gente leve um tempo até aceitar que “não sabíamos o quanto precisávamos daquilo”.

Amizades virtuais

Já dá pra adiantar, no entanto, que foi-se o tempo em que o auge da tecnologia para casas era ter todos os controles da TV agrupados em um tablet. Se parecia coisa de filme futurista, corta para a gente agora pedindo pra Alexa (a assistente virtual da Amazon) contar uma piada, imitar o Silvio Santos ou nos lembrar dos compromissos do dia. 😀

Aliás, mesmo que os itens de segurança e iluminação tenham sido os pioneiros, os smart speakers, sem dúvida, conquistaram o coração de muita gente – em 2020, foram pelo menos 47% a mais de brasileiros conversando com suas assistentes de voz semanalmente, segundo dados da consultoria especializada Ilumeo.

No lucro

Falando em conversas paralelas, o bolso também não sai perdendo. Acionar lâmpadas por sensores ou por aplicativos no telefone, por exemplo, pode te fazer pagar menos na conta.

Algumas permitem, inclusive, que você programe o acionamento e a intensidade da cor de acordo com sua rotina pra não desperdiçar luz e, com isso, dinheiro. Até as tomadas, aquelas que a gente tanto tem usado nos últimos tempos, podem ser ligadas ou desligadas via Internet.

Ah, e vários eletrodomésticos também entram no combo eficiência e economia. Quem diria que os próprios fogões saberiam cozinhar? Com paciência pra ensinar, eles aprendem como você gosta da sua comida e te avisam quando chegar o ponto perfeito. É só programar alguns comandos que eles logo pegam a manha. #ChefParticular

Pode entrar

Então abram as cortinas, porque automação e conectividade vieram pra ficar – só não vai fazer isso manualmente se um comando pode fazer isso por você, né?

Por mais que trazer a tecnologia para casa pareça trabalhoso à primeira vista, a  maioria dos dispositivos que conecta os eletrônicos inteligentes funciona por Wi-Fi ou Bluetooth, o que deixa essa vontade de sair colocando tudo no automático muito mais acessível.

Só vale testar um aparelho por vez pra ver se você se acostuma, tá? Mas já pode pensar em apagar dos contatos o telefone daquele técnico que se entende com os cabos: é basicamente só fazer o download de um app pra ter diversas facilidades à mão.

 

Viu como a tecnologia a um clique de distância simplifica a sua vida? Pensando em deixar os cuidados com a casa ainda mais práticos, o Seguro Residencial faz parte das coberturas da Youse, que já nasceu 100% digital. Tão simples e rápido quanto um comando de voz. 😉