Conheça 5 tendências tecnológicas para 2021

O ano promete muitas novidades, que vão desde inteligência artificial, passando pelos robôs e a nova velocidade 5G da Internet

• por
Imagem: GettyImages

O ano começou com aquele gostinho de inovação no ar (#Adoro). Afinal de contas, 2020 contribuiu para mostrar o poder da tecnologia ao redor do mundo, principalmente por conta da pandemia. 

Agora é hora de colocar todas estas novidades na rua para poder ajudar a nossa rotina a ficar mais tranquila. Por isso, separamos 5 tendências tecnológicas que poderão deixar 2021 superconectado. Se liga! 🙂

Saiba+: Veja 6 tecnologias que vão deixar sua casa inteligente

Saiba+: Dia das Mulheres na Ciência: Conheça a história delas, que transformaram o setor tecnológico

Inteligência artificial

A gente sabe que este tema pode até parecer um pouco batido, mas não é bem assim. Com a pandemia, esta tecnologia se mostrou bastante importante e teve um crescimento considerável em 2020, cerca de 12%, de acordo com a IDC (International Data Corporation). 

Isto porque, com o isolamento social, muitas empresas tiveram que, rapidamente, se adequarem ao cenário. Algumas empresas de call center, por exemplo, passaram a incorporar o atendimento ao cliente feito por meio de uma máquina. 

Já em outras áreas, como a indústria, têm crescido bastante a busca por mais ferramentas que produzem e conferem sozinhas a produção dos produtos. 

A Inteligência Artificial passou a ter mais poder também nos setores bancários, computação, medicina etc. A aposta é que, cada vez mais, a gente tenha a possibilidade de se deparar com serviços e atendimentos realizados por um sistema todo virtual. É muita tecnologia, né? 😀

Robôs mais perto da gente

Se alguns anos atrás esta tendência tecnológica parecia somente coisa de cinema, agora a cena sai das telonas e vem para dentro da nossa casa. 

Com a pandemia, aumentou a procura de robôs que ajudem na limpeza. Seja aquele que tira o pó, ou outro que também desinfeta pisos, já é possível encontrar diversas versões nas lojas, e o melhor, a preços acessíveis. (#PartiuComprar) 

Além disso, os drones também ganharam destaque e são vistos como uma grande tendência tecnológica para este ano. Neste caso, é o comércio que ganha com isso. Afinal de contas, o aparelho pode fazer entregas a domicílio, inclusive em locais de difícil acesso. 

E não para por aí: o drone pode ajudar no estoque das empresas. De que forma? Realizando o trabalho de empilhar os produtos em prateleiras, deixando-as mais organizadas. 

Tendência tecnológica para as compras

Com o boom de compras pela Internet que ocorreu em 2020, o futuro nos reserva uma mistura entre os ambientes online e offline. Assim como lojas de diversas categorias espalhadas pelo Japão, a Amazon, nos Estados Unidos, pretende aumentar os números de suas lojas Go este ano. 

Esta versão das lojas físicas da empresa não possui pessoas trabalhando nos caixas de pagamento. O consumidor precisa apenas pegar os produtos que quer das prateleiras e ir embora. Simples Assim! 

A mágica está em um sistema de Inteligência Artificial (olha ela aí) e câmeras da Amazon que rastreiam o item retirado da estante e fazem a cobrança diretamente no cartão de crédito do cliente. A tendência é que outras lojas também criem espaços desta forma, o que irá evitar esperas em filas de pagamento e, claro, aglomerações. 😉

Telemedicina veio para ficar… será?

Aqui no Brasil, a consulta médica feita à distância é mais um fruto da pandemia. Em alguns países, a telemedicina já era uma realidade, mas por aqui ainda estava em discussão. 

Porém, com o isolamento social, não teve outra solução: uma lei temporária que autoriza a prática da medicina por videochamada até a crise do coronavírus acabar. 

Diversos especialistas acreditam que mesmo com o tão sonhado fim da pandemia, a telemedicina veio para ficar e que será necessária uma lei permanente sobre o assunto. 

Nos Estados Unidos, por exemplo, um estudo da Forrester Research aponta quase 1 bilhão de consultas online este ano. É aguardar os próximos capítulos para saber como ficará a telemedicina aqui no Brasil.

Velocidade do 5G

E com este futuro aumento de robôs, Inteligência Artificial, compras sem caixa físico, telemedicina e outras tendências tecnológicas, será necessária uma rede móvel de dados mais potente, eficaz e, claro, veloz. 

Por este motivo, estamos cada vez mais próximos da quinta geração de telefonia móvel, o famoso 5G. Para você ter uma ideia, o 4G leva de 60 a 98 milissegundos para transmitir dados virtuais, a quinta geração levará menos de 1 milissegundo. (#Chocado) 

Isso significa que vários dispositivos de uma empresa, casa, loja etc, poderão estar conectados ao mesmo tempo sem congestionamento na rede, o que implicaria na velocidade da Internet. 

Aqui no Brasil, a expectativa é que este ano a quinta geração de telefonia móvel seja implantada e comece a distribuição para todos os estados. Vamos aguardar. 🙂

E aí, curtiu as tendências tecnológicas para este ano? A gente também, afinal de contas, a Youse respira tecnologia. Inclusive, você pode contratar o seu Seguro Auto, Vida e Residencial da Youse 100% online. Tudo na palma da sua mão. E tem mais vantagens: você pode escolher as coberturas e assistências que cabem no seu bolso. 😉