Crianças e idosos em casa? Veja como evitar acidentes domésticos!

Algumas medidas simples diminuem o risco de acidentes e ajudam a deixar sua casa mais segura!

• por
Crianças e idosos em casa? Veja como evitar acidentes domésticos! Crianças e idosos em casa? Veja como evitar acidentes domésticos!
mother

A nossa casa é o nosso templo, não é mesmo?! Aquele lugar que a gente considera o mais seguro do mundo, mas que não está imune a pequenos incidentes. Principalmente quando os moradores incluem crianças e idosos, essa turma precisa de atenção redobrada pra ficar numa boa. 

Leia +: 6 passos pra pensar na casa e nos cuidados com as crianças

Leia +: Como deixar a casa mais segura e acessível para os idosos 

Conversamos com dois experts no assunto e vamos te mostrar cuidados simples que vão fazer toda a diferença no cuidado do dia a dia dessa galera. #Partiu?!

Os acidentes mais comuns 

De acordo com a pediatra Dra. Raquel Quiles, Profa. no ambulatório de Pediatria da UNICID, os principais acidentes domésticos com crianças são os afogamentos e a sufocação. “Se levarmos em conta os acidentes que mais causaram internações no Brasil na faixa etária de zero a 14 anos, segundo os dados de 2017 do Ministério da Saúde, temos: as quedas, as queimaduras e os acidentes de trânsito, liderando a lista”, completa. 

Pensando nisso, a Dra. coloca a cozinha como local mais perigoso da casa pros pequenos, seguido pelo banheiro, corredor e escada.  

Já com os idosos, a maior preocupação são as quedas. “Outros acidentes como cortes, queimaduras também podem ocorrer, mas nem de perto tem a importância das quedas quanto ao risco de comprometimento funcional (perda da habilidade de realizar suas atividades usuais)”, afirma Maurício de Miranda Ventura, geriatra e coordenador do Internato em Saúde do Idoso da UNICID. 

Pra ficar de olho 

E como cuidar dessa turminha? É muito importante prestar atenção em todos os cantinhos da casa, mas também entender com o idoso o que é preciso melhorar. “Questionar o idoso a respeito do ambiente onde ele vive, como são seus móveis, se o ambiente é bem iluminado, se há no banheiro barras de apoio no vaso sanitário e no box”, aconselha o Dr. Maurício. 

E também vale aquele check-up clínico, pra entender se há algum problema que possa diminuir a força muscular ou reflexos desse velhinho e contribuir para que ele se desequilibre com mais facilidade. 

Já com a criançada, os cuidados variam de acordo com a idade, mas a máxima é: sempre ter um adulto por perto! A Dra. Raquel também sinaliza a importância das janelas terem tela de proteção e não ter móveis embaixo que facilite pras crianças subirem. 

“Nunca deixe embalagens de plástico acessíveis, assim como baldes ou bacias com água. Os cabos das panelas sempre virados pra dentro e pra trás e piscina coberta e cercada com cercas ou grade de proteção”, diz.

Crianças e idosos em casa? Veja como evitar acidentes domésticos!

Seguro Residencial pra vc ficar #NumaBoa! 

A gente já te mostrou ao longo do texto quais os cuidados que vc precisa ter, mas pra ficar ainda mais numa boa só com o Seguro Residencial Youse. Com ele, vc tem acesso a assistências especiais para os velhinhos e a criançada, que vão te ajudar a deixar a casa no jeito pra todo mundo curtir! 

 

Texto por Jacqueline Gonçalo.