Segurança para casa: 10 dicas para viajar e ficar numa boa

• por

As malas já estão preparadas, o carro na rua, as crianças colocando o tênis… é tanta coisa pra prestar atenção que às vezes nem olhamos a segurança para casa. E aí aparecem aquelas dúvidas de sempre: “Xi! Será que tranquei o portão? Será que deixei o registro de água aberto?”. Pra não fazer o retorno e ir lá conferir, veja aqui 10 dicas pra deixar a sua casa numa boa antes de viajar!

1.Segurança para casa em primeiro lugar

Fechar bem a casa é fundamental na segurança para casa. Por isso, na hora de trancar o portão, deixe o cadeado para o lado de dentro. Cheque as janelas, portas e trancas dando uma forçada antes pra ver se estão bem fechadas e nada de deixar joias e dinheiro em lugares de fácil acesso. A dica é deixar tudo guardadinho!

Saiba+: Perigos para crianças: como deixar a casa mais segura

2. Luzes e aparelhos eletrônicos

Antes de sair, confira mais uma vez se todas as luzes foram apagadas. E pode tirar todos os aparelhos eletrônicos da tomada, viu? Desligue tudo com cuidado para não desconfigurar. Atitudes assim garantem que nenhum equipamento sofra com alguma sobrecarga, por exemplo, que você ainda tenha uma boa economia no final do mês!

3. Plantas

Não, encharcar as plantas antes de viajar não vai fazer com que ela beba a água devagarinho e continue linda quando você voltar. Uma dica é molhar folhas de jornal e colocar em cima da terra, nos vasinhos, assim você mantém a terra úmida. Dependendo do tempo que você ficar fora, tire elas do sol, tá bom? 

Saiba+: Cuidar de pets: quais cuidados ter dentro de casa?

4. Pets

Às vezes não dá pra levar esses anjinhos junto com a gente, mas ofertas de hotéis para pets não faltam. Um parente ou amigo de confiança também são uma boa opção pra deixar seu cãozinho aos cuidados de outra pessoa por alguns dias.

Se não tiver jeito e o bichinho precisar ficar sozinho, veja se ele tem água e comida suficiente para os dias que você ficará fora. Nessas situações, é indicado que as viagens não sejam longas, viu? Principalmente se eles não estiverem muito acostumados com a sua ausência. Esses danadinhos são capazes de qualquer coisa pra chamar a sua atenção, ou seja, tapetes serão roídos, portas arranhadas…

Para que isso não aconteça, deixe brinquedos de montão. Uma boa dica é deixar uma peça de roupa sua com ele, pra que ele sinta o seu cheirinho por perto!

Saiba +: Como aumentar a segurança para casa de praia ou de campo?

5. Geladeira

Evite deixar alimentos com curto prazo de validade, tipo os que você cozinha em casa normalmente. Para outros itens que durem mais, a dica aqui é congelar. Se tiver que deixar a geladeira desligada, limpe ela muito bem para não causar mau cheiros. Esvazie fruteiras para não atrair mosquinhas e feche bem pacotes de bolacha ou potes de açúcar, pra não encher de formigas.

6. Evite o desperdício

Ao desligar equipamentos eletrônicos tipo o computador ou a TV e até mesmo a geladeira, você também economiza energia, certo? O mesmo deve ser feito com a água. Feche o registro: algumas regiões da cidade podem passar pelo rodízio de água, por isso nada de esquecer torneiras abertas. Veja se não tem aquele pinga-pinga nos chuveiros também. Tudo para poupar a sua água e o seu bolso no final do mês!

“Nada de água parada! Todas as superfícies e potinhos devem estar virados para baixo. Mantenha a caixa d’água fechada também. Não dá pra criar uma família de mosquitos na sua casa, hein?”

7. Faça a limpa na casa

A segurança para casa também envolve limpeza. Um dia antes de viajar retire o lixo da suas lixeiras. Nada de deixar tudo lá enquanto você sai de férias! Principalmente dejetos da cozinha e dos banheiros, viu? Além de causar mau cheiros, podem atrair atenção de ratos e baratas e não vai ser nada legal descobrir isso quando você voltar, né?

Saiba+: 10 dicas pra deixar a sua casa segura

8. Conte apenas para pessoas de confiança sobre a sua viagem

Em tempos de redes sociais é difícil não compartilhar o quão felizes estamos com a nossa viagem. Mas é bom evitar gritar para os quatro cantos da terra que você está deixando a casa sozinha. Essa pessoa de confiança pode pegar as correspondências, contas e encomendas que podem chegar durante a sua ausência, dando mais segurança para casa ao dar a impressão de que alguém está de olho nela!

9. Avise o síndico

Se você mora em um condomínio ou em apartamento, pode ser uma boa avisar o síndico de que você está indo viajar. Deixe os seus contatos com ele caso algo aconteça, ele pode ser a sua pessoa de confiança. Ou, ele deve ser avisado para autorizar a entrada de outras pessoas que você indicar!

10. Faça um Seguro Residencial

Fazer um seguro residencial não serve apenas para quando você for viajar, viu? Na verdade ele pode ser bem útil para muitas outras coisas. Aqui na Youse, o nosso Seguro Residencial oferece a assistência Prevenção do Lar, que tem revisão de fechaduras e dobradiças pra garantir que tudo está funcionando bem, além de conserto de eletrodomésticos, conserto de calhas, de lâmpadas, tomadas e interruptores.

Imagem ilustrativa

Seguro pra sua casa

Já imaginou fazer um seguro direto no celular? Aqui na Youse é assim! Além de resolver tudo na palma da sua mão, você escolhe as coberturas e assistências que quiser, por quanto tempo você quiser!

Fazer cotação
Youse - Caixa Seguradora