5 formas de tornar a sua casa mais sustentável

Mudar hábitos e fazer um consumo consciente – tanto do que você compra quanto do que gasta com energia – é um bom começo!

• por

Será que existe um modo simples de produzir menos lixo sem mudar tanto assim a sua rotina? Sem precisar radicalizar, tem sim algumas soluções bem fáceis pra deixar a sua casa mais sustentável. 

1 – Use lâmpadas de LED

Para deixar a sua casa mais sustentável, comece a usar lâmpadas de LED. Elas são 90% mais econômicas que as incandescentes e 30% mais econômicas que as fluorescentes. Elas têm a mesma performance que qualquer outra luz, viu? E não fazem mal à saúde não. 

2 – Prefira eletrodomésticos com classe energética A ++

Eletrodomésticos como geladeira e fogão gastam muita energia. Por conta disso, o Inmetro criou o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), que regulariza etiquetas que classificam a eficiência energética e o nível de ruído de cada eletrodoméstico por classes de A a G. 

Os que fazem parte da classe energética A ++ ou A +++ consomem 70% menos energia do que os que são de classe A, apenas. Ou seja, veja se trocar a geladeira pode diminuir os custos no fim do mês, reduzir o consumo de energia e deixar a sua cada mais sustentável, beleza?

Saiba+: O que são as etiquetas de eletrodomésticos de linha branca?

Saiba +: 5 maneiras de praticar o reaproveitamento de água em casa

3 – Desapegue do ar-condicionado 

Uma verdade que dói: o ar-condicionado é responsável por 5% da conta de luz de uma casa. Mas relaxa que você não é obrigado a passar calor no verão. Pra deixar a sua casa mais sustentável pode usar o climatizador de ar. Ele é portátil, não precisa fechar o ambiente para funcionar e é ecologicamente correto.  

4 – Priorize produtos com sistema de refil

Funciona tipo refrigerante em algumas redes de fast food: quando acaba, você usa o mesmo recipiente pra continuar bebendo. Existem produtos de beleza que também funcionam assim. São aqueles que você escolhe o estojo e depois o produto em si. 

Esses, principalmente, contêm resíduos químicos. Então, em vez de jogar a embalagem no lixo, procure saber se a própria marca faz um descarte correto dos produtos! 

Usar ecobags ou sacolas reutilizáveis, em vez das plásticas, é bem mais sustentável e você não produz tanto lixo depois. 

5 – Não precisa pedir a 2ª via no final de cada compra 

Sabe os papeizinhos da nota fiscal e da via? Eles são conhecidos como “papel térmico”, pois são impressos com calor e contém uma substância tóxica chamada bisfenol. Essa substância é bem nociva tanto pra gente, quanto para o meio ambiente. 

Quando descartados incorretamente, eles liberam essa substância no meio ambiente. Mas se são destinados para reciclagem, tipo para serem transformados papéis higiênicos, têm um impacto ainda maior na nossa saúde.

Uma saída? Tenha mais controle dos seus gastos. Tente deixar o maior número de contas possíveis no débito automático, assim evita que mais papéis cheguem na sua casa. Veja quais lojas costumam mandar a nota fiscal por e-mail e evite pedir a 2ª via depois de uma compra. 

Uma casa mais sustentável para chamar de sua

Não precisa fazer tudo isso sozinho. Com o nosso Seguro Residencial Youse você pode usar a assistência Sustentabilidade, que oferece serviços como ajuda para descarte de móveis ou equipamentos, orientação para ter um consumo mais consciente e dicas de como economizar água. 

Imagem ilustrativa

Seguro Residencial Youse

Pode confiar, você escolhe as assistências e coberturas que quiser, o valor da franquia que pode pagar e confere o preço do seu seguro na hora, pelo aplicativo, direto no seu celular. Ou seja, sem papelada nenhuma!

Proteger minha casa
Youse - Caixa Seguradora