5 maneiras de praticar o reaproveitamento de água em casa

• por
A cada 100 litros de água tratada, 38 escorrem pelo ralo. É tanta água, que dá pra encher 7 mil piscinas olímpicas por dia! E esse desperdício ainda tem um custo bem alto: mais de R$ 11 bilhões por ano. Por isso, o reaproveitamento de água em casa não é importante só em períodos de crise ou estiagem, mas todos os dias, né? Bora aprender algumas dicas pra reaproveitar a água da sua casa e ainda economizar.

1 . Reutilize a água da máquina de lavar roupas

Segundo a Sabesp, uma máquina de lavar com capacidade pra 5 quilos de roupas gasta quase 135 litros de água por lavagem. Daí, ao invés de simplesmente deixar ir embora, você pode redirecionar o cano da máquina para um balde grande. Com essa água, dá pra lavar o quintal, lavar a calçada ou até mesmo dar descarga e assim poupar mais 12 litros. Viu como o reaproveitamento de água em casa está nos detalhes? 😉 Saiba+: Aprenda a economizar no consumo de gasolina do carro

2. Aproveite a água de alimentos cozidos

É sempre bom seguir as receitas à risca, já que pra cozinhar macarrão ou legumes não precisa de um panelão de água. No caso dos legumes, você ainda pode reutilizar a água para fazer caldos, cozinhar o arroz com mais sabor e até preparar risotos! E tudo isso preservando os nutrientes!

3. Colete a água do chuveiro enquanto ele ainda não esquenta

Outro ponto do reaproveitamento de água em casa é que, se o seu chuveiro é a gás, colete a água antes de ela começar a esquentar. Aquela água é limpinha. Dá tanto pra você usar para lavar roupas no chuveiro, tipo peças íntimas, como para lavar a louça depois. Saiba+: Como funciona a assistência Sustentabilidade do seguro residencial Youse?

4. Reaproveite a água dos seus bichinhos

Quem tem animais de estimação sabe que é bom trocar a água de vez em quando. Ao invés de jogar fora, use para regar plantas. Águas de aquário também são ricas em nutrientes, suas plantinhas vão adorar!

5. Use a água do seu ar-condicionado

Sabe aquele pinga-pinga do ar-condicionado? Coloque um balde e um pano para não ficar fazendo barulho. Pronto! Aquela água vai ser ótima para limpar o chão da sua casa. Uma residência com dois aparelhos gera de 1.000 a 1.200 litros de água para reuso.

Outros hábitos saudáveis para poupar água

Claro, sempre existe outras maneiras saudáveis de praticar o reaproveitamento de água em casa e você nem precisa mudar muito a sua rotina pra isso. Existem aplicativos que te ajudam a regular o tempo que você passa no banho, por exemplo. Além disso, é sempre bom ficar de olho se existem vazamentos ou se as torneiras e o chuveiro estão bem selados para não ter nenhuma goteira.

A Assistência Residencial Básica do nosso Seguro Residencial Youse oferece serviços que dão aquela mãozinha na hora de investigar se tem algum cano furado ou umidade nas paredes. O encanador pode ser acionado para te ajudar, não importa a hora!