Como planejar uma reforma em casa?

Veja essas dicas para saber o que fazer se precisar dar aquela geral na sua casa

• por
Imagem: GettyImages

Reformar a sua casa pode dar um trabalhão, mas é sempre bom dar aquela renovada no seu lar e deixar tudo seguro e do seu jeito. A gente conversou com as arquitetas Isadora Prado e Juli Sartori para te mostrar como planejar uma reforma em casa. 

Veja o que deve mudar na hora de planejar uma reforma em casa

Para saber se é hora de dar uma reformada na casa, a primeira coisa a se considerar é se aquele lugar ainda te faz feliz. A segunda é quando você começa a identificar rachaduras e infiltrações.

“O lugar que a gente mora, antes de mais nada, tem que nos representar. Não pode ser só um lugar de ir dormir depois do trabalho”, diz Juli Sartori. 

É legal dar uma olhada na estrutura da casa ou do apartamento. Onde ficam os pilares, as tubulações hidráulicas e elétricas? Essa é uma dica esperta: tenha em mãos a planta da sua residência, de preferência a mais atualizada possível. 

“Se for identificada uma rachadura muito comprometedora a olho nu mesmo, o correto é chamar um engenheiro civil, fazer um laudo e junto com ele solucionar o problema apontado”, diz Isadora Prado.

O correto, afirma ela, é que para qualquer mudança na infraestrutura é obrigatório contratar um profissional qualificado e com registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) ou, se o profissional for um engenheiro, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CREA). Ele fará um documento de responsabilidade técnica por aquela mudança antes de você planejar uma reforma em casa. 

A não ser que você apenas pinte as paredes ou mude os móveis de lugar, as reformas exigem regulamentação da prefeitura. Muita gente ainda não sabe disso, mas é necessário dar entrada nos processos de licença para se certificar de que essa reforma será feita de forma segura, além de facilitar muito se você quiser vender ou alugar depois. Fazer tudo sozinho é ilegal e perigoso, beleza?

Saiba+| 5 formas de tornar a sua casa mais sustentável

Saiba+| 5 gadgets para deixar a sua casa inteligente

Hora de começar a planejar uma reforma em casa

Agora é a hora de ver na ponta do lápis o quanto você vai precisar gastar com o projeto, o material e a mão de obra. É bom juntar um dinheirinho antes, viu? E se preparar psicologicamente na hora de planejar uma reforma em casa se estiver morando no mesmo local e pra qualquer imprevisto, como chuva ou atraso de entrega de material. 

“O ideal é fazer o orçamento em, pelo menos, três locais diferentes. Sejam eles para material de construção ou mão de obra. E lembre de colocar na ‘balança’ a qualidade, tempo de entrega, e claro… o valor” diz Isadora Prado. 

Você também pode procurar referências na internet. E está tudo certo se você não sabe se prefere um piso de madeira ou frio. As referências não precisam ser literais.

“Pode ser uma foto do ambiente que você viu no Pinterest? Pode! Mas também pode ser uma ‘referência emocional’, tipo uma música ou uma sensação. O profissional vai trabalhar com você pra traduzir isso na forma de projeto”, diz Juli Sartori. 

Agora que você já sabe como planejar uma reforma em casa, é hora de pensar na sua proteção e na dos seus bens. O seguro Residencial Youse tem as coberturas e assistências ideais para que o seu lar fique numa boa. 

Imagem ilustrativa

Seguro Residencial Youse

Pode confiar, você escolhe as assistências e coberturas que quiser, o valor da franquia que pode pagar e confere o preço do seu seguro na hora, pelo aplicativo, direto no seu celular. Ou seja, sem papelada nenhuma!

Cotar Agora
Youse - Caixa Seguradora