Saiba como se preparar para reformas e pequenos reparos domésticos

Com essas dicas vai ser super fácil deixar sua casa mais #TipoVc!

• por
Imagem: GettyImages

Como a gente tem passado mais tempo em casa, é comum bater a vontade de fazer aquela reforma, ou pelo menos alguns pequenos reparos pra deixar tudo com a nossa cara, né? Foi assim que as pessoas começaram a perceber quais ambientes são mais iluminados, como aproveitar melhor o espaço dos cômodos e até se vale a pena pintar uma parede, dar um up nos móveis ou trocar o piso, por exemplo. Pra tentar a sorte e ousar no maior estilo “Irmãos à obra”, é preciso paciência, boa vontade e um bom kit de ferramentas. Furadeira, lixa, fita métrica, alicate, martelo…Parece muita coisa? Que nada, pode ficar numa boa! Com as nossas dicas vai ser fácil se preparar pra reformas e pequenos reparos domésticos, olha só! 🙂

Saiba+: 5 ideias e inspirações para você decorar a casa gastando pouco

Saiba+: 6 dicas pra deixar seu quarto aconchegante

Bora se preparar para fazer pequenos reparos domésticos? 

Lápis e caneta na mão!

Fazer pequenos reparos domésticos pode parecer assustador pra quem nunca se aventurou em reformas. Antes de tudo, crie uma lista do que você precisa fazer e de tudo que você tem vontade de renovar. Priorize o que é mais urgente e importante. Dessa forma, você consegue organizar e estimar quanto tempo vai levar pra fazer essa tarefa e quais materiais serão necessários. Lembrando que o ideal é comprar tudo pela internet, já que os grandes home centers possuem lojas online. Falamos mais sobre isso aqui

Comece organizando cada cômodo e fazendo aquela limpeza geral que você sempre adia. Agora é a hora! Tire tudo o que você não usa mais, deixe a energia circular e separe o que precisa jogar fora, o que pode doar e o que ainda quer guardar. Ter um ambiente limpo e organizado melhora, e muito, a sensação de bem-estar. 

Caso você precise descartar um móvel ou equipamento, que tal acionar a assistência Sustentabilidade do Seguro Residencial Youse? A gente recolhe o item pra você e descobre o melhor destino pra ele – que pode ser a reciclagem, o envio pra aterros controlados ou a doação pra entidades que estejam precisando. Esse descarte é ecológico e segue direitinho as normas de sustentabilidade. Primeiro, os itens são separados por tipo de material. Depois, a gente observa as condições de uso pra ver se eles podem ser doados a entidades assistenciais. Os que não puderem ser doados, são desmontados e viram matéria-prima ou subprodutos. Se não for possível nem virar matéria-prima ou subproduto, eles vão para aterros sanitários controlados. Você pode usar esse serviço duas vezes por ano, colocando até cinco produtos por coleta. E ah, o descarte acontece entre 8h às 18h de segunda a sexta, e de sábado das 9h às 14h. Super simples!

E sabe o que é mais legal? Todo esse processo pode ser acompanhado o tempo todo por você! 🙂 A gente falou melhor dessa assistência aqui

Decoração

Hora de colocar a mão na massa! Você pode começar pela decoração que não envolve aquele quebra-quebra, por exemplo. Troque móveis de lugar, decore os ambientes com tapetes, luminárias, espelhos, cortinas, mantas, mude quadros de lugares e crie novas composições, porque isso já é um bom começo para renovar o ambiente. A gente separou umas dicas bem legais nessa matéria aqui. Outra dica é trazer mais natureza para dentro de casa! Que tal fazer um jardim vertical na sua varanda? Vale até uma horta! Para isso, escolha plantas fáceis de cuidar e vasos que podem ser fixados em alguma estrutura. 

View this post on Instagram

ANTES e DEPOIS do meu lugar preferido agora em casa 💚 Fazia tempo que não usava tanto minha varanda, ela estava esquecida na bagunça… A ideia foi criar um espaço inteligente, desses que a gente consegue mudar a função a qualquer hora, sabe? Durante a quarentena senti que essa era nossa maior necessidade aqui em casa. Tomar um café da manhã, fazer uma reunião on line (com um fundo lindo e boa luz, criar uma pequena sapateira para tirar a bagunça da entrada de casa 👠👡 😍 Todos os móveis são da @tokstok 💚 Deixei a lista completa de todos os móveis na descrição do vídeo para quem quiser tá? 🤗 link na bio 😉 foto @marianaorsifotografia #publi #arquitetura #architecture #antesedepois #varanda #decor #home #casa #interiordesign #designdeinteriores

A post shared by Arq. Patricia Pomerantzeff (@domaarquitetura) on

Um bom mapa para não se perder

Um bom mapa serve pra gente não se perder! No caso de uma casa, a gente tá falando da planta da casa. Caso você tenha a planta hidráulica, por exemplo, fique com ela em mãos. Às vezes, até pendurar um quadro pode estourar canos importantes e desandar o que seria apenas pequenos reparos domésticos. Aliás, na parte hidráulica, não mexa em nada relacionado ao fluxo de água constante, combinado?

Dando a sua cara para o móveis

As vezes só dar uma cara nova pro que a gente já tem é a solução! E nessa brincadeira vale de tudo: fazer pátina, pintar o móvel com a sua cor favorita e até fazer uma estampa diferentona. Se você faz a linha mais clean, que tal só envernizar seus móveis para darem um up no visual? Nesse caso, passe a lixa no objeto por inteiro, retire o pó com um pano úmido, e passe o verniz com um pincel. O mais indicado é o produto do tipo marítimo, incolor. Se no caso são os seus eletrodomésticos que estão pedindo socorro, que tal acionar a assistência eletrodomésticos do Seguro Residencial Youse? A gente dá uma mãozinha no conserto daqueles que te deixarem na mão, como fogão a gás, geladeira, freezer e até home-theater!

Paredes para proteger e decorar

A pintura de paredes muda completamente o ambiente e traz mais vida para um espaço. O mais legal da pintura é que ela pode ser um trabalho que reúne toda a família e rende momentos de lazer e distração na hora de fazer pequenos reparos domésticos. Mas se você mora sozinho pode fazer o trabalho em etapas, beleza? Os materiais necessários são simples: plásticos ou jornais para cobrir o chão, fitas para cobrir detalhes ou cantos, lixas para tirar algumas imperfeições, rolos e pincéis e, é claro, a tinta da cor escolhida. A dica é você escolher com calma a cor que deseja. Nos sites de diversas empresas de tintas, é possível fazer uma simulação online de como ficaria a parede depois de pintada com a cor escolhida. Ótimo para ter o resultado desejado, né? Ah, tente usar a tinta fosca. Como ela não mostra tanto as imperfeições quanto uma tinta acetinada, é perfeita para os pintores de primeira viagem! 

Se a bagunça de tinta não for a sua praia, é possível também comprar papel de parede pela internet ou até texturas já prontas. As peças adesivas são de fácil aplicação, mas é necessário atenção para medir a parede antes de pedir online, tá? Nesse caso, use a fita métrica!  Aliás, só de tampar aquele buraquinho na parede a gente consegue dar outra vida a um cômodo. E é simples arrumar eles, viu? Com uma espátula, passe massa corrida no local até preencher o buraco. Deixe secar por pelo menos três horas e, depois, com uma lixa fina, faça o acabamento. Em seguida, a parede já está pronta para ser lixada novamente. Se o furo for muito pequeno, tampe com pasta de dente branca. O resultado fica imperceptível!

Ah, e invista também na renovação de portas. Você pode passar um verniz, pintá-las ou reaproveitar os materiais da pintura de parede. 

Troque o piso

Quando se pensa em obra, muitas vezes vem aquela imagem de bagunça, pó, sons de marretas e pisos quebrados. Como aqui a gente é conectado, a gente sabe que a tecnologia já permite você trocar o piso sem quebradeira! Existem opções de argamassa de piso sobre piso que permite colar até um porcelanato em cima do outro. Incrível, né? 

O cimento queimado, por exemplo, tá muito em alta e tem baixa espessura, podendo ser colado por cima de outro piso. Se você mesmo for fazer a reforma, lembre-se de planejar muito bem a compra do material para evitar desperdícios e tenha à disposição um cortador de piso para dar aos porcelanatos, cerâmicas e azulejos os formatos necessários para a colocação, pois esses materiais já vêm de fábrica com medidas pré-definidas.

Uns podem falar que é pelo tédio ou pela ansiedade de ficar em casa sem ter nada para fazer, mas a realidade é que as pequenas reformas são perfeitas para passar o tempo. Com essas dicas, fica fácil passar por esse momento numa boa, né? Outro jeito de deixar mais tudo #TipoVc é fazer um Seguro Residencial da Youse! É só clicar em “Seguro Residencial” no nosso app, responder algumas perguntas sobre o seu perfil e escolher as melhores coberturas e assistências. Isso tudo direto no celular! Fácil, né? A gente já tá aqui a postos pra te ajudar! 🙂