Como organizar os móveis de quarto de criança?

• por

Para os papais e mamães que estão esperando ou para os que já têm crianças em casa, deixar o quartinho dos filhos em ordem pode ser uma tarefa e tanto! Por isso, conversamos com a Cristiane Morais, arquiteta de ambientes infantis, que tem algumas dicas de como organizar os móveis de quarto de criança.

View this post on Instagram

Hoje é dia desse projeto que foi muito prazeroso desenvolver! Esse é o quartinho do Bento💙 Ele foi muito esperado pela sua mamãe, por alguns anos ela foi comprando as roupinhas, brinquedos… sonhando com a sua chegada! E quando ela menos esperava, pouco antes da reforma do novo apartamento ficar pronto ele chegou!!! Bento é o bebê mais esperado que já acompanhei…ele foi gestado no 💟 da sua mãe…fico encantada com esse gesto! #adoção #quartodecrianca #quartocriativo #quartodeadolescente #ambienteparacrianças #espaçocriativo #montessori #ambienteinfantil #espaçodabrincadeira #detalhes #inspiração #criatividade #dicasdearquitetua #decoraçãobh #decoraçãodeambientes #decoração #decor #home #homedecor #designbh #designdeinteriores #arquitetura #lovearq #lovedecor #arquiteturabh #arquiteturadeinteriores #consultoria #contrateumprofissional #cristianemorais

A post shared by Por Cristiane Morais (@decor.mundo.infantil) on

Móveis de quarto de criança que sejam seguros!

Tudo começa na hora de escolher os móveis de quarto de criança, que precisam ser aprovados pelo Inmetro. Em sua maioria, eles são feitos de madeira MDF. “A minha sugestão é investir nos que você consiga aproveitar ao longo do crescimento da criança e em cores neutras (bege, cinza, branco ou madeira), porque assim você deixa as cores mais fortes pra decoração ou pro papel de parede. E se for usar para outra criança posteriormente, vai ser mais fácil de reaproveitar”, aconselha Cristiane.

Saiba+: Perigos para crianças: como deixar a casa mais segura

É bom que o berço ou a cama fique fora da circulação de ar muito forte, tipo próximos às janelas ou portas. Além disso, evite deixar a cama colada na janela, pra não correr nenhum risco.

Se o quartinho for para um bebê, o trocador ao lado do berço facilita o dia a dia. E, se o período for de amamentação, invista em uma poltrona ou coloque almofadas confortáveis na caminha tipo babá. 

Saiba+: 5 gadgets para deixar a sua casa inteligente

Depois dos móveis, vem a escolha de um tapete: ele vai servir tanto para aquecer o ambiente quanto para brincar, pois ele ajuda na parte sensorial. Aí, escolha uma ou duas paredes principais para instalar nichos para organizar brinquedos, livros, plantinhas ou o que você quiser.

Saiba+: Como evitar acidente doméstico com crianças

Cristiane também indica prestar atenção na iluminação: “Sugiro que tenha um abajur ou um fio de luz para ajudar quando for de noite, o que facilita na hora de amamentar ou trocar a fralda”. 

É sempre bom lembrar que existem várias fases de crescimento. Então, reaproveitar móveis e objetos pesa menos no seu bolso no caso de reformas.

Organização de quarto de criança 

A transição do berço para a cama acontece entre o primeiro e o terceiro ano da criança. Por isso, é sempre bom considerar que aquele espaço mudará em um período relativamente curto. “É bom pensar em deixar um espaço onde poderá encaixar a cama, afinal as crianças crescem rápido”.

Outra dica é investir em temas não tão infantis. Além de ser tendência, dá pra reaproveitar os objetos de decoração depois. “Pra quem gosta de música e instrumentos musicais, é uma ótima opção ter almofadas, papel de parede e objetos de decoração desse tema. Se a criança tocar algum instrumento, ele mesmo pode usar usado como parte da decoração”, diz Cristiane.

Imagem ilustrativa

Cuidados com Crianças

No Seguro Residencial Youse temos a assistência Cuidados com Crianças, que oferece desde orientações pra organizar os móveis do seu neném, até dicas para fixação de objetos.

Conheça
Youse - Caixa Seguradora