Confira receitas de festa junina e dicas de decoração pra curtir a data em casa!

Separamos algumas receitas de festa junina para você curtir a data em casa

• por
Imagem: GettyImages

Pula fogueira iá iá, pula fogueira iô iô! Junho chegou e, com ele, as festas juninas também! Sim, a gente sabe que é o momento de ficar em casa, mas, com algumas diquinhas, dá pra criar um clima digno das festas de São João aí no seu cantinho! Então, prepara o chapéu de palha, as roupas remendadas e a fogueira de mentirinha e vem aprender nossas receitas de festa junina!

Saiba+: #ModoCasa: 5 canais do YouTube e apps para se aventurar na cozinha

7 receitas de festa junina e dicas de decoração pra você curtir na sua casa!

Deixe a imaginação rolar

Vale tudo pra deixar seu cantinho mais colorido e a sua cara nessa festa junina caseira! Uma dica super simples é fazer bandeirinhas coloridas com o que você tiver à mão aí na sua casa: pode ser papel de seda, cartolina, papel sulfite ou até mesmo folhas de revista! Fitas de cetim e aqueles retalhos de chita também ficam super legal, viu? 

View this post on Instagram

O jeito vai ser fazer a festa junina em casa memo

A post shared by Jacques Vanier (@jacquesvanier) on

Olha a fogueira!

Se você quiser dar uma ousada, vale a pena aprender a criar essa versão lúdica de fogueira! Você só vai precisar de tecido de EVA ou cartolina pra reproduzir a madeira e de celofane amarelo para o fogo, olha só:

Look junino

Sabe aqueles retalhos de tecido que você guardou sabe lá pra quê? Pois chegou a hora de tirá-los da gaveta! E não precisa saber costurar, não: é só usar cola pra tecido e abusar da criatividade. Você pode colocar os retalhos nos bolsos e joelhos de alguma calça e completar o look com uma camisa xadrez! E não esqueça das marias chiquinhas! 🙂 

Ah, e se o que falta é companhia pra dançar quadrilha, a gente também já encontrou a solução!

E aí, bora pra comilança?

Milho verde, bolo de fubá, pipoca doce, pé-de-moleque… Hmmm! Pra preparar essas e outras receitas de festa junina, separe as panelas, ligue o som e vamos lá!

  • Milho verde cozido

Ingredientes 

5 milhos

Água

Sal e manteiga a gosto

Modo de preparo

Encha uma panela com água e espere ferver. Enquanto isso, limpe os milhos e, assim que a água estiver fervendo, coloque-os na panela. Deixe-os no fogo por uma hora ou até que amoleçam. Depois, é só comer na espiga mesmo ou servir num pratinho com a quantidade de sal e manteiga que desejar!

  • Pipoca doce

Ingredientes:

1 xícara (chá) de milho 

1 xícara (chá) de açúcar

1/2 xícara (chá) de óleo

1/2 colher (chá) de corante alimentício vermelho

Modo de preparo:

Em uma panela de fundo grosso, coloque o milho, o açúcar e o óleo. Leve ao fogo médio, mexendo sempre por 15 minutos ou até que se forme uma calda grossa. Adicione o corante e espere toda a pipoca estourar. Espalhe sobre uma assadeira para esfriar e sirva!

  • Doce de abóbora

Ingredientes: 

1 kg de abóbora pescoço madura, sem casca e cortada em cubos médios

3 xícaras (chá) de água 

Cravo-da-índia e canela em pau a gosto

1 colher (chá) de suco de limão 

1kg de açúcar cristal

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque a abóbora, a água, o cravo, a canela e o suco de limão e cozinhe em fogo baixo até amolecer a abóbora. Em seguida, retire o cravo e a canela, adicione o açúcar e cozinhe em fogo médio por cerca de 40 minutos, sem mexer. Quando a água reduzir, diminua o fogo e mexa de vez em quando. Depois que secar totalmente, mexa até desgrudar do fundo da panela. Transfira para uma assadeira untada com manteiga e alise bem para ficar uniforme. Deixe descansar de um dia para o outro e corte em quadradinhos!

  • Pé-de-moleque

Ingredientes: 

½ kg de amendoim descascado

½ kg de açúcar

1 lata de leite condensado

3 colheres (sopa) de margarina

Modo de preparo:

Coloque em uma panela o amendoim, o açúcar e a margarina. Leve ao fogo, mexendo sempre. Quando começar a formar uma calda, coloque o leite condensado e mexa bem até soltar do fundo da panela. Unte uma tigela com margarina e despeje o conteúdo sobre ela. Deixe esfriar e corte em pedaços.

  • Arroz doce

Ingredientes: 

1 xícara (chá) de arroz lavado e escorrido

3 xícaras (chá) de água

4 xícaras (chá) de leite

1 xícara (chá) de açúcar

Cravo e canela em pau a gosto

Canela em pó para polvilhar

Casca de limão a gosto (opcional)

Modo de preparo:

Coloque o arroz, a água, o cravo, a canela em pau e a casca de limão para cozinhar em fogo baixo. Depois que a água secar e o arroz cozinhar, acrescente o leite e o açúcar. Quando a mistura ferver, abaixe o fogo e deixe o leite engrossar e ficar com uma textura mais cremosa, mexendo de vez em quando. Ah, é bom fazer em uma panela funda porque o leite sobe! Depois, é só polvilhar canela em pó e servir! Se gostar mais doce, pode acrescentar mais açúcar ou leite condensado, tá?

  • Canjica 

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de canjica de milho 

2 litros de água

1 xícara (chá) de açúcar

1 litro de leite

100g de coco ralado

Cravo-da-Índia e canela-da-China em casca a gosto

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

Modo de preparo:

Deixe a canjica de molho na água por 24 horas. Depois, coloque a canjica em uma panela de pressão com água, adicione o cravo e a canela e cozinhe por 45 minutos. Acrescente o açúcar, o leite, o leite condensado e o coco. Com a panela destampada, cozinhe até que a canjica engrosse. Desligue o fogo, acrescente o creme de leite, misture e sirva!

  • Bolo de fubá

Ingredientes:

3 ovos

½ copo americano de óleo

1 copo americano de leite

1 colher de sopa de margarina

2 copos americanos de fubá

1 copo americano de farinha de trigo

1 pitada de sal

1 copo americano de açúcar

1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, colocando o fermento em pó por último. Unte uma forma de aro no meio e coloque a massa. Leve para assar em temperatura média, por aproximadamente 40 minutos. E pronto! 

Viu como é mais que possível curtir essa data que a gente tanto ama em casa? Agora é só escolher uma das receitas de festa junina – ou todas! – e colocar a mão na massa! 🙂

Outra dica pra deixar tudo numa boa é investir em um seguro residencial, que deixa a sua casa cada vez mais a sua cara pra qualquer ocasião e pra você aproveitar esses momentos numa boa!.