Dia da Mulher: donas das próprias escolhas

Quando empoderamos as pessoas, elas se sentem livres pra ousar como quiserem

• por

Pouca gente sabe, mas o 8 de março, mais conhecido como Dia da Mulher, é oficialmente considerado o Dia da Igualdade Completa de Direitos.

Sabemos que ainda há muito a se alcançar e não só no mercado de trabalho. Mas aqui na Youse, acreditamos que a verdadeira mudança acontece quando adotamos atitudes que incentivam nossos colaboradores a refletirem sobre o conceito de igualdade. E isso se torna cada vez mais possível numa empresa que já nasceu de igual pra igual.

Um dos pilares para a construção de uma cultura saudável é exatamente esse valor. Graças a ele, somos capazes de entender que compartilhar ideias e dar feedbacks, independe da hierarquia das equipes e muito menos do gênero de seus colaboradores. Desse jeito, a gente cria um ambiente onde todas as ideias são sempre bem-vindas e respeitadas.

Esse valor se reflete em tudo: como pensamos, nos tratamos, tratamos nosso clientes e até mesmo na maneira como nos vestimos. Além de poder usar o que quer e o cabelo do jeito que quiser, isso não muda o jeito como os colegas se veem profissionalmente, principalmente quando lidamos com uma startup de tecnologia, tido como espaços pouco femininos. Mas quem disse que isso é verdade?

Saiba+: #NãoSouObrigada a escolher entre maternidade e carreira

Dia da mulher: a igualdade na prática

Segundo o Índice de Desenvolvimento de Gênero (IDG), apesar de avanços significativos em relação à igualdade de gênero no Brasil e no mundo, as mulheres ainda possuem uma renda 41,5% menor que os homens – mesmo que, muitas vezes, tenham um grau de escolaridade superior. O levantamento aponta os mesmos indicadores do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – saúde, educação e renda -, em 166 países, mas com separação por sexo.

Os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) também não são tão animadores. A última contagem, realizada em 2016, constatou que apenas 37,8% dos cargos gerenciais eram ocupados por mulheres.

Sendo uma empresa #TipoVc, temos o compromisso de criar oportunidades de crescimento profissional para todos. Só assim unimos objetivos e trabalhamos juntos para passar nossas práticas e valores pra frente.

Conversamos com algumas das nossas yousers para mostrar como é o dia a dia da mulher por aqui e que, quando empoderamos as pessoas, elas se sentem mais seguras para fazer as próprias escolhas e ousar muito mais.