Dia do Esportista: cuidados que você deve ter para treinar numa boa

E as dicas vão desde a consulta com um médico, até mesmo uma avaliação de como anda os acessórios usados para os seus exercícios, e o Seguro de Vida Youse pode te ajudar nessa 😉

• por
Imagem: GettyImages

Neste 19 de fevereiro comemoramos o Dia do Esportista. E seja para quem curte correr, andar de bike, ou outras atividades, estar com a saúde em dia é a peça principal para que a nossa máquina continue rodando sem dar ruim, e a gente possa, inclusive, avançar nos treinos. Afinal de contas, todo atleta, amador ou não, quer sempre vencer desafios. 

Com a ajuda de Bianca Vilela, fisiologista do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), palestrante e produtora de conteúdo e de Dan Oizerovici, médico ortopedista do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, separamos os principais cuidados que você deve tomar com a sua saúde para poder se exercitar com tranquilidade neste Dia do Esportista, e também em qualquer época do ano. Confira! 

Saiba + Como escolher a bike ideal para você

Saiba + Como é a preparação física de um piloto de competição?

Check-up

Este, claro, não poderia faltar. Realizar aquela famosa bateria de exames anualmente é essencial para cuidar da saúde e aproveitar mais a vida (e os exercícios físicos). “É a garantia para que você possa aumentar cargas e melhorar a performance ao longo do treino com total segurança”, afirma Bianca.

É importante lembrar que o check-up é indicado para todo mundo, independentemente se você é ou não um esportista. Isto porque é por meio dos exames que o médico conseguirá acompanhar os principais indicadores de saúde do seu organismo, como os metabólicos (glicemia, pressão arterial etc), colesterol, hormonal e composição corporal (peso, percentual de gordura, entre outros). 

Geralmente, o check-up deve ser feito uma vez por ano. Mas é o seu médico quem irá determinar o melhor período. No Seguro de Vida Youse, por exemplo, você pode contar com a assistência Check-up Médico, que garante a sua consulta e a cobertura de alguns exames. 😉  

De olho no cardápio

Tudo em ordem com a sua saúde? #BoaTime. Agora, o próximo passo, depois de comemorar o Dia do Esportista, é investir em uma alimentação balanceada e que vá de encontro com o seu objetivo dentro da atividade física que realiza. Afinal de contas, a dieta para quem quer emagrecer é totalmente diferente do cardápio para quem quer ganhar mais massa muscular ou melhorar a performance, por exemplo. 

Por isso, ter uma ótima orientação nutricional é primordial. O nutricionista conseguirá identificar os melhores alimentos para o seu perfil, assim como as quantidades ideais para cada refeição do dia. E sabe o que é ainda melhor? O Seguro de Vida Youse garante para você um atendimento nutricional de primeira, e sem sair de casa. É a segurança de contar com ajuda profissional qualificada, desenvolvendo com você um programa personalizado com cardápio, dicas de reeducação alimentar, controle de peso e uma vida mais saudável e equilibrada, respeitando a sua necessidade. É seguro sob medida para você se sentir pronto para viver!

Seu treino também merece atenção

Se têm sugestões para melhorar a alimentação, a gente não poderia deixar de fora as atividades físicas neste Dia do Esportista, certo? “Ter a orientação de um educador físico é fundamental para melhorar a performance e postura do atleta durante os exercícios. Além de ensinar algumas regras básicas para a maioria dos esportes, como um bom aquecimento e alongamento antes e depois do treino”, explica Dan Oizerovici.

O profissional de educação física também pode ajudá-lo a conhecer o seu corpo. Assim, com o passar do tempo, você consegue identificar com mais facilidade alguma dor inicial – que é mais fácil de ser tratada. E o orientador físico poderá ajustar o treino, ou até mesmo a sua postura, para evitar uma lesão futura. 

A orientação fitness do Seguro de Vida Youse pode te dar uma mãozinha para melhorar nos exercícios. Funciona assim: você conta com a ajuda de um profissional de educação física qualificado, que irá traçar o seu plano de exercícios e atividades recomendadas, sempre com base em seus objetivos, histórico de saúde, idade, biotipo e preferências. E tudo isto é feito também por telefone. Simples assim, como a vida deve ser. 😉

Review dos acessórios 

Assim como a sua saúde precisa estar em dia para você treinar numa boa, os equipamentos usados nos exercícios também. Por isso, é importante sempre verificar se os tênis de corrida, por exemplo, ainda apresentam estrutura e amortecimento suficientes para o esporte. A indicação é que o acessório não ultrapasse de 700 a 900 km de corrida ou caminhada (mas é sempre bom conversar com um treinador a respeito). 

A sua bike é outro equipamento que necessita de uma revisão periódica para continuar firme e forte nos rolês. E, pra isso, você pode contar com a Youse (#ComoSempre). No Seguro de Vida Youse, você pode contar com a assistência à bike, que garante a montagem da sua bicicleta, troca de pneus e reparos emergenciais. Tudo isto para deixar a sua magrela pronta pro rolê.    

E tem outras dicas para o Dia do Esportista

Para quem pratica esportes ao ar livre, o protetor solar precisa ser aquele amigo inseparável, assim como o boné e os óculos escuros (no caso de treinos em que o acessório não irá atrapalhá-lo). Além disso, garanta que você tenha uma boa noite de sono. Isso porque, é enquanto estamos dormindo que diversos hormônios entram em ação no nosso organismo e as fibras musculares se regeneram.

E durante as horas de trabalho, fique atento a sua postura, o que irá contribuir para evitar problemas na coluna e nas articulações. Assim, você pode comemorar o Dia do Esportista, e os outros 364 dias do ano, numa boa.

E o Seguro de Vida Youse pode te ajudar a manter a saúde em dia. São várias opções de assistências e serviços para você aproveitar muito a vida, sem abrir mão da segurança. Está esperando o que para fechar um Seguro de Vida com a Youse? No nosso site ou aplicativo, você pode fazer uma simulação e escolher as assistências e coberturas ideais que cabem no seu bolso. Tudo 100% online e na palma da mão.