Ele foi personagem icônico de diversos filmes, apareceu na capa do álbum mais famoso dos Beatles e ocupou a garagem de milhares de brasileiros durante décadas. Por isso, nada menos do que o merecido: em 20 de janeiro é comemorado o Dia Nacional do Fusca. Em homenagem a esse clássico da Volkswagen que fez tanto sucesso no mercado, separamos 5 curiosidades sobre o Fusca e sua trajetória no Brasil.
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Seu criador é Ferdinand Porsche. Sim, o mesmo da marca de superesportivos
No início da década de 30, Ferdinand Porsche desenvolveu o primeiro projeto do Fusca na sua própria garagem, em Stuttgart, na Alemanha. A criação de um modelo resistente e econômico foi, à princípio, um pedido do governo alemão. Alguns anos mais tarde, Ferdinand Porsche se tornaria também o fundador da marca de esportivos que leva seu nome até hoje.

Foi um dos modelos que iniciaram as operações da Volkswagen no Brasil
Em 1953, o Fusca inaugurou as operações da marca alemã no Brasil junto com a Kombi. No começo, ele era montado com peças importadas em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Foi só a partir de 1959 que o Fusca brasileiro começou a ser fabricado, já na unidade Anchieta, no ABC Paulista. E não é por acaso que o Dia Nacional do Fusca foi criado: o sucesso foi tanto que o modelo teve mais de 3,1 milhões de unidades vendidas no Brasil.
Ao longo dos anos, ele foi equipado com diferentes versões do motor de quatro cilindros refrigerado a ar. O câmbio continuou como manual de quatro marchas e a tração, traseira. Só o tamanho do motor que evoluiu: primeiro de 1.2 para 1.3 e depois, ganhou versões 1.5 e 1.6.

Dia Nacional do Fusca: o nome original aqui era diferente
Fusca, na verdade, foi o apelido carinhoso que os brasileiros deram ao original Volkswagen Sedan. Até que o nome foi substituído oficialmente em 1983, 30 anos depois do início de sua montagem por aqui. Ao redor do mundo o carro também foi batizado de várias formas diferentes: Käfer, Coccinelle, Escarabajo, Maggiolino, Beetle, Bug, Huevito, Dak Dak e por aí vai. O nome do primeiro projeto, no entanto, era apenas Volkswagen – que significa “Carro do Povo“ em português.
Ele foi embora e depois voltou… também a pedido de um presidente
Mesmo com tanto sucesso, a Volkswagen pausou a produção do Fusca no Brasil em 1986. Mas ele voltou em 1993, a pedido do então presidente. A ideia era estimular a economia com a criação de empregos e o aumento da produção de automóveis, além de oferecer (novamente) uma opção de carro popular para os brasileiros. A nova fase do Fusca não durou muito. Depois de 3 anos do seu retorno ao país, o clássico foi retirado de linha. A produção do Fusca original ainda continuou no México, quando o modelo saiu definitivamente de linha, em 2003.

O Fusca teve uma série especial de despedida e ganhou um sucessor
Só que a despedida do carro mais popular do Brasil não poderia passar em branco, né? Pra comemorar sua última série de fabricação, a Volkswagen lançou 1.500 unidades do Fusca Série Ouro. A versão especial conta com estofamento interno “emprestado” do Pointer GTI, desembaçador traseiro, faróis de milha, painel com fundo branco e vidros verdes. Inclusive, a série especial pode ser encontrada até hoje em sites de compra e venda de carros.
Pouco depois, em 1998, a Volkswagen lançou o New Beetle no mercado como uma reedição do antigo Fusca. O modelo manteve o visual retrô, mas foi fabricado na plataforma do Golf. Já em 2012, foi lançada a segunda geração do New Beetle com a mesma inspiração no modelo original, só que com visual e conjunto mecânico mais esportivos. No fim de 2017, o “Novo Fusca” saiu de linha no Brasil.
Mais recentemente, no final de 2019, a Volkswagen americana também lançou um vídeo de despedida da nova geração do Fusca, conhecido nos Estados Unidos como “Beetle”. Confira: