Dicas de como combinar cores na decoração da casa

• por
combinar cores na decoração combinar cores na decoração

Todo mundo gosta de se sentir bem em casa, né? E você sabia que as cores influenciam muito nas sensações que a gente tem? É por isso que, se você quer o seu cantinho sempre aconchegante e tranquilo, é importante escolher bem cada uma.

Então, saca só as dicas que a gente separou de como combinar cores na decoração e deixar a casa mais gostosa:

Leve tudo em conta

Pra começar, é bom lembrar que a intensidade da luz que entra no ambiente, as texturas e os móveis influenciam no visual todo. O mesmo vale para pastilhas, ladrilhos e pisos coloridos, ok?

Equilíbrio é tudo

É bom sempre combinar as cores quentes com as frias. Cores quentes são os tons de vermelho, laranja e amarelo. Já as frias são as variações de azul, verde e violeta. O legal é mesclar essas cores entre paredes, móveis e decoração, assim você não pesa a mão nem pro quente, nem pro frio 😉

Você também pode usar tons quentes ou frios junto de cores neutras (branco, preto, bege e cinza). Elas combinam praticamente com todas as outras cores.

O que cada cor transmite

Cada cor transmite uma sensação diferente para o ambiente. Por isso, antes de colorir cada cômodo, vale pensar no que você quer sentir ali.

Amarelo: significa luxo e traz felicidade. Os tons mais escuros e vibrantes ficam legais com cinza;

Azul: traz frescor e tranquilidade. É uma ótima pedida para o quarto, pois ajuda contra a insônia – nesse caso, use tons claros;

Vermelho: traz excitação, estimula o apetite. O melhor é usar em áreas pequenas porque o excesso pode causar irritabilidade;

Laranja: é a cor da alegria e da euforia. Mas evite usar nos quartos de dormir;

Verde: aumenta a conexão com a natureza e a sensação de paz interior;

Branco: lembra pureza e cria uma impressão de luminosidade;

Violeta: traz equilíbrio e relaxa. Pra não ficar pesado na parede, você pode mesclar com tons neutros claros.

Faça um teste antes

Mesmo com todas as dicas sobre como combinar as cores, cada caso é um caso. Por isso, antes de sair pintando todas as paredes, vale fazer um teste. Você pode pintar papéis e ir colocando perto dos objetos ou usar aplicativos que simulam cores de paredes.