Planejamento financeiro: o que fazer com o 13º salário?

Aproveite essas dicas para fazer um bom uso do seu 13º salário

• por

Chega o final do ano e a gente já começa a pensar nas festas e nos presentes. São muitas despesas em menos de dois meses, né? Ainda bem que chega o 13º salário pra dar uma aliviada nas contas. Ou é melhor comprar os presentes? 

Conversamos com o professor de economia Agostinho Pascalicchio, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, para te dar dicas do que fazer com o 13º.

Saiba+| Imposto de Renda 2019: como fazer a declaração do carro

Saiba+| Pagar à vista ou parcelado? Descubra qual é a melhor opção para você

O que fazer com o 13º salário? 

Existem duas premissas para quem quer usar o 13º salário: pagar contas ou investir em algo. Mas para as duas opções é preciso fazer um planejamento financeiro. “Existe uma regra que chama 50-35-15. 50% do valor que você receber, será dedicado aos gastos rotineiros, tipo contas de luz, água… 35% com imprevistos, festas ou aniversários. Os outros 15% podem ter dois destinos: se estiver devendo, saldar a dívida. Se não, investir”, explica Agostinho.

No fim do ano, os educadores recomendam saldar as dívidas ou reorganizá-las para o ano seguinte. “A dica é começar registrar todos os seus gastos. Dá pra usar aquelas planilhas de controle financeiro da internet, por exemplo. E o mais importante: poupar”, afirma o professor.

Previsões para o ano que vem

Agostinho aponta que o ano que vem será um ano de muitas mudanças na economia, além da reforma tributária e da previdência. Então esses 15% podem ser 10% para um investimento a médio prazo e 5% para longo prazo, pensando principalmente na aposentadoria. 

Um dos sinais para tomar cuidado com os gastos no ano que vem será a baixa inflação. Ela deve impactar os preços de coisas que a gente mais compra, tipo comida e roupas, e aí vai dar vontade de comprar mais. Não caia nessa cilada, viu?

No mais, o principal é aproveitar este recurso para resolver pendências e guardar o máximo que der para poupar. Beleza? 

Uma parte do seu orçamento pode ser reservada para a sua segurança e para investir em um Seguro Auto. Aqui é você quem escolhe quais serviços quer contratar, fechando um seguro que cabe no seu bolso.

Imagem ilustrativa

Seguro pra ficar num a boa

Aqui na Youse você só paga pelo o que escolhe, pode cancelar quando quiser e não tem multa.

Cotar Seguro
Youse - Caixa Seguradora