Chega o final do ano e a gente já começa a pensar nas festas e nos presentes. São muitas despesas em menos de dois meses, né? Ainda bem que chega o 13º salário pra dar uma aliviada nas contas. Ou é melhor comprar os presentes?
Conversamos com o professor de economia Agostinho Pascalicchio, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, para te dar dicas do que fazer com o 13º.
Saiba+| Imposto de Renda 2019: como fazer a declaração do carro
Saiba+| Pagar à vista ou parcelado? Descubra qual é a melhor opção para você
O que fazer com o 13º salário?
Existem duas premissas para quem quer usar o 13º salário: pagar contas ou investir em algo. Mas para as duas opções é preciso fazer um planejamento financeiro. “Existe uma regra que chama 50-35-15. 50% do valor que você receber, será dedicado aos gastos rotineiros, tipo contas de luz, água… 35% com imprevistos, festas ou aniversários. Os outros 15% podem ter dois destinos: se estiver devendo, saldar a dívida. Se não, investir”, explica Agostinho.
No fim do ano, os educadores recomendam saldar as dívidas ou reorganizá-las para o ano seguinte. “A dica é começar registrar todos os seus gastos. Dá pra usar aquelas planilhas de controle financeiro da internet, por exemplo. E o mais importante: poupar”, afirma o professor.
Previsões para o ano que vem
Agostinho aponta que o ano que vem será um ano de muitas mudanças na economia, além da reforma tributária e da previdência. Então esses 15% podem ser 10% para um investimento a médio prazo e 5% para longo prazo, pensando principalmente na aposentadoria.
Um dos sinais para tomar cuidado com os gastos no ano que vem será a baixa inflação. Ela deve impactar os preços de coisas que a gente mais compra, tipo comida e roupas, e aí vai dar vontade de comprar mais. Não caia nessa cilada, viu?
No mais, o principal é aproveitar este recurso para resolver pendências e guardar o máximo que der para poupar. Beleza?
Uma parte do seu orçamento pode ser reservada para a sua segurança e para investir em um Seguro Auto. Aqui é você quem escolhe quais serviços quer contratar, fechando um seguro que cabe no seu bolso.