Vem com a gente conhecer o Castelo-Rá-Tim-Bum de pertinho!

Projeto #MISemCASA faz a gente relembrar esse programa que foi sucesso nos anos 90

• por
Créditos: Letícia Godoy/MIS

Em 2020, o MIS (Museu da Imagem e do Som) completa 50 anos. Entre fotografias, filmes, vídeos e cartazes, a gente não podia deixar de falar de uma das exposições mais marcantes do museu, né? Pra gente poder comemorar esse meio século de vida, mesmo estando em casa, o MIS preparou um tour virtual 360º da exposição do Castelo Rá-Tim-Bum! Vem conferir tudo sobre ele!

Créditos: Letícia Godoy/MIS

Saiba+: #ModoCasa: 8 curiosidades sobre John Lennon que você precisa saber

Saiba +: #ModoCasa: os melhores museus online pra visitar sem sair de casa

Um tour virtual pelo querido Castelo-Rá-Tim-Bum

Créditos: Letícia Godoy/MIS

A cobra Celeste, o som do passarinho e a senha da porta. Quem não se lembra do Castelo-Rá-Tim-Bum e dos seus personagens super marcantes, como o Nino, a Biba e o Zequinha? Exibido na TV Cultura, o programa foi ao ar entre 1994 e 1997, e ganhou o prêmio de Melhor Programa Infantil pela APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte.

Créditos: Letícia Godoy/MIS

Pra fazer a gente mergulhar de volta nesse mundo, o MIS apresentou, entre julho de 2014 e janeiro de 2015, a mostra “Castelo-Rá-Tim-Bum – A exposição”. A mostra imersiva foi a mais visitada da história do MIS, tendo recebido mais de 410 mil visitantes. Pra você relembrar um pouco desse momento, ou pra dar a oportunidade pra quem não conseguiu ir na época, agora é possível rever a exposição por meio de um tour virtual 360°!

Créditos: Letícia Godoy/MIS

Neste tour virtual, o MIS te leva a conhecer os dez ambientes do castelo, incluindo o quarto do Nino e o escritório do Dr. Vitor. Você também pode ver vários figurinos e também os bonecos de personagens como Celeste, Mau e Gato Pintado. Aliás, uma curiosidade sobre os bonecos é que muitos eram dublados pela mesma pessoa! A Celeste, por exemplo, ganhou vida pela voz de Álvaro Petersen Jr., que também dublava Godofredo, e o ator Fernando Gomes interpretava três personagens diferentes: Gato Pintado, Fura-Bolos e o Relógio. Legal, né? Além de fotos e objetos, você ainda pode ter acesso a um montão de vídeos e áudios que faziam parte da mostra. Pura nostalgia!

Créditos: Letícia Godoy/MISv

Esse tour virtual incrível faz parte do projeto #MISemCASA, que traz conteúdos em todas as plataformas digitais do MIS. E é sempre bom lembrar: assim como o museu, a gente tá sempre conectado com vc! 🙂