Orientação nutricional: primeiro passo para uma vida mais saudável

No dia da Saúde e Nutrição, que tal tirar uns minutinhos para conhecer os benefícios e a melhor forma de aproveitar uma orientação nutricional?

• por
Orientação nutricional - foto de uma mulher comendo e mexendo no celular Orientação nutricional - foto de uma mulher comendo e mexendo no celular
Getty Images

Ainda dá tempo de ser mais saudável em 2022! Se você está falhando nessa resolução de ano novo, pode ficar numa boa, porque dá para mudar o cenário por aí. Neste Dia da Saúde e Nutrição, vamos falar um pouco sobre a Orientação Nutricional, sua importância e como aproveitá-la da melhor maneira.

 

Leia+ Conhece a Orientação Psicológica? Ela pode ajudar no seu dia a dia

Leia+ Quem cuida de um atleta?

 

A importância da orientação nutricional

A orientação nutricional nada mais é do que uma conversa com um nutricionista que acontece de forma remota. “É um protocolo fundamental para que se passe a ter consciência da alimentação e, assim, evitar doenças crônicas e cardiovasculares”, explica Vanderli Marchiori, nutricionista da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN).

Essa é uma modalidade diferente da consulta, mas ainda permite que haja um atendimento eficaz. “A abordagem do profissional é direcionada à pessoa que está sendo atendida, de forma personalizada. Mesmo pelo telefone é possível obter informações do paciente e ainda instruí-lo de como fazer outras verificações, como medição abdominal adequada e peso de forma mais precisa”, conta a especialista. Ela revela ainda que, dessa forma, muitos pacientes acabam se abrindo mais e que a falta de contato acaba não tendo um grande impacto na orientação com objetivo de melhora da saúde.

Aproveitando ao máximo

Se você tem acesso à orientação nutricional, anote as seguintes dicas para aproveitar bastante desse momento:

  • Leve todas as suas dúvidas.
  • Registre de alguma forma tudo que comeu e bebeu nos três dias anteriores.
  • Dê o máximo de informações que conseguir.
  • Esteja pronto para ouvir e fazer adaptações na sua rotina.

Além do pré, a especialista deu algumas dicas para o pós orientação nutricional: “se você sair desse momento com muitas orientações de mudança na rotina, comece pelas mais fáceis. Escolha duas que estão mais adaptáveis à sua rotina e comece por elas. Quando estiver habituado, pegue outras, e assim por diante”. Isso porque ao tentar mudar tudo de uma vez, as chances de falha são maiores. #FicaDica

Próximas orientações

Caso você tenha oportunidade de acionar a orientação nutricional mais vezes, aproveite esse momento para tirar qualquer dúvida que teve em relação às instruções que recebeu. Além disso, não hesite em avisar caso tenha sido muito difícil de aplicar aquilo que lhe foi proposto. Assim, o profissional consegue fazer ajustes para que você alcance os seus objetivos numa boa.

Conheça a assistência de Orientação Nutricional da Youse

No Seguro Vida Youse, você pode aproveitar diferentes assistências, incluindo a de Orientação Nutricional. E aqui você tem a liberdade para fazer o atendimento do seu jeito: por telefone, e-mail, carta ou até fax. Pode acionar quantas vezes quiser até atingir os objetivos ideais para você. Então, bora fechar o seu Seguro Vida? Conheça as possibilidades de coberturas e assistências, escolha aquelas que são #TipoVc e aproveite a vida numa boa!