Pagar à vista ou parcelado? Descubra qual é a melhor opção para você

• por
pagar a vista ou parcelado pagar a vista ou parcelado

Fazer compras é tudo de bom, né? A parte mais complicada é na hora de pagar a conta mesmo. Dependendo do valor total, dividir em parcelas menores pode parecer bem atrativo. Mas, no geral, pagar de uma vez só garante uma boa economia de dinheiro. Conversamos com Rafael Leão, economista chefe da Parallaxis Economia, pra descobrir de uma vez por todas qual é a melhor opção: pagar à vista ou parcelado.

À vista

O princípio básico é: sempre que possível, pague à vista. Aí entra a questão do planejamento financeiro e a capacidade de cada um de poupar uma graninha todo mês. Segundo o economista Rafael, uma boa saída é sempre reservar uma porcentagem do salário e tentar mapear os gastos que são fixos.

Se for pagar à vista, você pode também seguir duas dicas: não tenha pressa para pesquisar preços em várias lojas diferentes ou procurar por produtos similares e invista na negociação pra conseguir um belo desconto.

Sabe aquela história do parcelamento sem juros? Pois é, na maioria das vezes os juros estão embutidos no preço. E você pode descobrir esse truque justamente se conseguir negociar um desconto no pagamento à vista. O abatimento será, na verdade, o valor dos juros sendo subtraído.

Saiba+: Hotel ou Airbnb? Confira as vantagens e desvantagens de se hospedar em cada um
Saiba+: Carro alugado ou uber: qual vale mais a pena na viagem?

Parcelado

O parcelamento é a única saída quando você precisa urgentemente de algum item mais caro. Mas aí é importante analisar se a compra é realmente indispensável e quanto vai encarecer com os juros. E organizar as finanças e se planejar com antecedência também entram na conta, viu?

Mesmo que você não vá desembolsar uma quantia tão grande de uma vez só, precisa estar preparado para algumas situações, como desemprego repentino. Além de tomar cuidado com o comprometimento futuro da sua renda. Isso porque, de acordo com Rafael, o consumidor brasileiro responde melhor ao preço de uma parcela – que é mais atrativo.

O “perigo” é analisar se só aquele pedacinho cabe no bolso e esquecer que o valor pode aumentar ao longo do tempo por conta dos juros. Resumindo: é importante sempre manter um planejamento. Seja pra guardar uma grana e comprar aquele item de desejo à vista ou pagar em parcelas sem passar aperto no futuro.

Imagem ilustrativa

Faça sua simulação agora

Contrate o Seguro de Vida Youse e concorra a sorteios de R$ 5 mil toda semana e R$ 50 mil todo mês!

Fazer cotação
Youse - Caixa Seguradora