Cuidados com a vacinação contra raiva para pets

• por
Todo ano os pets devem receber o reforço da vacinação contra raiva Todo ano os pets devem receber o reforço da vacinação contra raiva

Se você tem cachorros ou gatos em casa, precisa levar seus pets para tomar a vacina contra raiva todos os anos. Geralmente, as campanhas de vacinação animal contra o vírus da raiva são gratuitas e acontecem no mês agosto nos estados brasileiros. A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus e pode ser transmitida de cães e gatos para humanos. Por isso, manter os cuidados com a vacinação contra raiva para os pets em dia é a melhor forma de prevenção.

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo, cães e gatos devem ser vacinados contra raiva a partir dos três meses de idade e receber o reforço da vacina anualmente. Mas fique atento: animais com diarreias, em tratamento médico ou que acabaram de passar por alguma cirurgia devem se recuperar completamente antes.  

Alguns sintomas da raiva são a dificuldade para engolir, salivação excessiva, mudança de comportamento e de hábitos alimentares e paralisia das patas traseiras. Mas como o nome já diz, um dos sinais mais conhecidos da doença é a agressividade. Por isso, a mordida é uma das principais formas de animais infectados passarem o vírus adiante. E é importante tomar alguns cuidados se você for mordido ou até levar um arranhão de algum animal, mesmo que a vacinação contra a raiva esteja em dia. 

Saiba+: Cuidar de pets: quais cuidados ter dentro de casa?

Saiba+: Transporte de animais: como levar seu pet com segurança dentro do carro

Controle de raiva

Veja o que fazer para evitar:

– Lave o ferimento com água e sabão o mais rápido possível;

– Procure o Serviço de Saúde mais próximo;

– Deixe o animal em observação durante 10 dias para tentar identificar sintomas da raiva;

– Forneça água e comida normalmente em um local seguro, para que ele não possa fugir ou atacar outras pessoas;

– Se o animal adoecer, morrer, desaparecer ou mudar de comportamento, volte imediatamente ao Serviço de Saúde;

– Nunca interrompa o tratamento preventivo de vacinação contra raiva do seu pet sem ordens médicas.

Outras vacinas importantes para cachorros

V8 ou V10: protegem contra várias doenças, incluindo cinomose, parvovirose e leptospirose. Os filhotes devem começar a tomar essas vacinas com 45 dias, com aplicação de 3 doses em intervalos de 21 dias e reforço anual. Adultos que nunca foram vacinados devem receber duas doses em um intervalo de 21 dias com reforço anual.

Antirrábica: os cães devem receber uma dose da vacina todos os anos a partir dos 3 meses de idade.

Outras vacinas importantes para gatos

V3 ou V4: As vacinas protegem contra rinotraqueíte, calicivirose, panleucopenia e clamidiose e devem ser aplicadas anualmente. Gatinhos filhotes devem começar a tomar a vacina com 60 dias de idade, recebendo 2 ou 3 doses com intervalos de 21 a 30 dias. Adultos que nunca foram vacinados precisam tomar 2 doses com um intervalo de 21 dias.

Antirrábica: os gatos também devem receber uma dose da vacina todos os anos a partir de 3 meses de idade.

Vacinação contra raiva e o mês do cachorro louco

 Você sabia que um dos motivos que faz agosto ser conhecido como o “mês do cachorro louco” tem a ver com a raiva? Embora não seja comprovado, veterinários falam que a doença teria mais chance de se espalhar neste mês porque mais cadelas costumam entrar no cio. Na “disputa” pelo amor das cachorrinhas, os cães acabariam brigando e, assim, correriam mais risco de passar a doença de um para o outro.

Agora você já viu como cuidar bem da saúde do seu melhor amigo! Mas sabia que o Seguro Residencial Youse tem uma assistência especial para os cuidados com Cão & Gato? Assim, a gente te ajudar a cuidar da casa e dos bichinhos também 😉

Imagem ilustrativa

Simulação de Seguro Residencial

Aqui na Youse você contrata só os serviços que precisa e que cabem no seu bolso. Além de o seguro ser totalmente personalizável, você faz tudo 100% online, rapidinho e na palma da mão.

Fazer cotação
Youse - Caixa Seguradora