Dia Mundial dos animais: o que é adoção responsável?

Adotar é muito mais do que assumir uma responsabilidade. É um ato de amor!

• por
Kiki foi adotada pela jornalista que escreve esta matéria. Na foto, ela recebe carinho de olhinhos fechados. |Foto: acervo pessoal

Eles são os melhores amigos do homem, mas muitos não têm um lar e alguém que cuide deles. Segundo o Instituto Pet Brasil, hoje são mais de 30 milhões de animais abandonados no país e só 170 mil estão sob os cuidados das 370 ONGs e grupos que atuam na área de proteção animal — e o Dia dos Animais chama ainda mais atenção para esses dados.

É muito né? São gatinhos e cachorrinhos que correm perigo todos os dias por ficarem soltos e sem os cuidados certos. E este Dia dos Animais é uma ótima data para entender porque não podemos mais deixá-los por aí. 

Saiba+| Cuidados com a vacinação contra raiva para pets

Saiba+| Cuidar de pets: quais cuidados ter dentro de casa?

Dia dos Animais e a Adoção responsável

A adoção responsável é o ato de assumir uma responsabilidade com um bichinho que precisa de atenção. É importante saber que ele vai precisar de cuidados veterinários em algum momento e é bom colocar no papel quais serão os gastos que isso pode ter. Alimentação? Check! Coleira? Check! Esse é um ótimo gesto para o dia dos animais! 

Não só: e o tempo que você vai passar com ele? Filhotes, por exemplo, precisam de ainda mais dedicação, pois têm energia de sobra para gastar. Eles querem passear, brincar e receber carinho. Pense também em já ter alguém que possa ajudar ou hotelzinho para cuidar dele na sua ausência!

É o que diz a voluntária Eliciane Souza Ribeiro, de 34 anos, que tem uma ONG independente voltada para adoção responsável, chamada Adoção Barriguinhas. Ela resgata animais de rua para cuidar, realizar tratamentos se for necessário, castrar e, aí sim, encontrar um novo lar pra eles. “Um animal tem, em média, 15 anos de vida. Ou seja, é uma responsabilidade até o final! É ter ciência dos deveres e responsabilidades e zelar pela sua segurança e bem estar”.

Saiba+: Transporte de animais: como levar seu pet com segurança dentro do carro

Um ato de amor

Regina Célia Ribeiro, de 60 anos, é assistente social e também contribui para o bem-estar dos bichinhos da sua cidade, Jundiaí (SP). Ela não tem uma ONG, mas conta com a ajuda dos veterinários que vão até a casa para vacinar e realizar castrações gratuitas no consultório, facilitando a adoção responsável. 

Isso tudo porque Regina já chegou a ter 70 cães em sua chácara. “Quando eu morava na região do Tatuapé, na capital de São Paulo, eu tinha um vizinho que maltratava a cachorrinha dele. Então, pedi para ficar com ela. Depois disso, peguei um outro cãozinho que estava perdido e um poodle, bem velhinho. Quando vi, já estava com 10, que é o limite permitido na cidade. Por essa razão me mudei”. 

Posse responsável

Algumas pessoas acabam adotando bichinhos por impulso, sem sequer ter certeza de que todos na casa estão animados com a ideia. E aí, encontram motivos para abandoná-los depois: faz muita bagunça, faz xixi fora do lugar, comeu os móveis da sala… Isso acontece mesmo com animais de raça, muitas vezes comprados para o dono “parecer bem na foto”. 

Segundo Eliciane, a exigência da castração para animais de raça é até maior devido à reprodução para venda. Reproduzir animais de raça, inclusive, acentua características que podem causar problemas aos animais. O Pug, por exemplo, tem problemas de respiração e obesidade. O Cocker Spaniel, dado suas enormes orelhas, tem muitos problemas de ouvido. A castração, em si, é recomendada para evitar crias indesejadas. 

Outro cuidado é identificar os bichinho com a coleira, para o caso de eles se perderem por aí. Deve ter o nome dele, o seu nome e o seu telefone, viu?

Os animais precisam de um lar e de proteção, por isso, quanto mais encorajarmos a adoção responsável, menos cães e gatinhos estarão abandonados nas ruas. Bora incentivar amigos e familiares a fazerem o mesmo?

A gente adora bichinhos, mas não apenas no Dia do Animal! Por isso, dentro do nosso Seguro de Vida, temos a assistência Cão e Gato, que presta serviços de emergência, como transporte e tratamento; agendamento de consultas, vacinação em casa, hospedagem e muitos outros cuidados!

Imagem ilustrativa

Um seguro pra vida

Aqui na Youse você pode fechar o Seguro de Vida pelo seu celular pra você e seu bichinho ficarem numa boa!

Quero fechar meu seguro
Youse - Caixa Seguradora