Plantas para decorar, ter em casa e dar cor ao seu dia

E dá para colocá-las em diferentes ambientes da sua casa com leveza e muita cor

• por
Foto: Getty Images

Dar um realce na decoração da casa usando as plantas é uma ótima opção. Você valoriza o visual do ambiente, e o melhor, sem gastar muito. Vale lembrar que elas trazem  leveza ao ambiente, além de ajudarem na saúde e são expert em darem um toque de ar fresco ao nosso dia a dia.

Cultivar cada planta em diferentes ambientes é bem parecido com o que nós, seres humanos, precisamos para viver numa boa. Veja só: cada espécie tem o seu jeito de adaptação à luz, sombra, umidade, ar e até variações de humor. Então, quais são as melhores plantas para decorar o seu cantinho e quais seus espaços preferidos?

Para saber como montar e dar um tom verde ao seu ambiente, a gente separou algumas plantas para decorar a sua sala, cozinha, quarto e banheiro de um jeito #TipoVc.

Saiba+:https://start.youse.com.br/universo-youse/modocasa-5-dicas-pra-trazer-a-natureza-pra-dentro-de-casa

Saiba+:https://start.youse.com.br/universo-youse/aprenda-como-usar-cactos-dentro-de-casa

Para ter na sala

Ter plantas em sua sala complementa sutilmente a decoração com os outros móveis e dá ar fresco ao ambiente mais versátil da casa. Por isso, é muito importante saber escolher os tipos de vasos e plantas que irão se misturar entre mesas laterais, bancos, puff de madeira e um confortável sofá. Veja quais se encaixam melhor para você.

Cróton

Foto: Getty Images

Se quer algo que chame atenção ao primeiro olhar, essa é a espécie que você precisa ter em casa. O Cróton possui folhas grandes, coloridas, bem brilhantes e um pouco retorcidas. Uma folhagem exuberante que mescla tons de vermelho, roxo, rosa, branco, amarelo, verde ou laranja, formando lindas combinações. É importante levar em consideração que a planta precisa de iluminação direta do sol.

Canção-da-índia

Foto: Getty Images

Esta é uma planta para colocar nos lugares de luz indireta ou varandas envidraçadas. A mistura do verde claro e escuro dá um toque muito especial aos pequenos vasos.

Yuca

Foto: Getty Images

Com aspecto escultural, folhas longas, pontiagudas e com bordas serrilhadas, é uma planta sem cerimônias. Fica muito à vontade em ambientes internos. É bem resistente e você não precisa se preocupar na hora de regar, já que ela não necessita de muita água.

Para ter no quarto

Dormir e acordar respirando um ar mais fresco e com aquele cheirinho floral é quase poético. Estar cercado de plantas próximas aos seus travesseiros ajuda bastante no alívio do estresse e na disposição matinal. Mesmo se o quarto não for iluminado naturalmente, algumas plantas se adaptam muito bem e dão cor a esse cantinho da nossa intimidade. Veja quais resgatam os melhores sonhos.

Samambaia

Foto: Getty Images

Essa planta é para suspender em lugares altos, o que cria um lindo volume ao ambiente. Além disso, a Samambaia precisa de pouca iluminação. Dá para cultivá-la à meia-sombra, por exemplo. Mas cuidado com o vento, viu? Ele é um dos seus maiores inimigos, pois acaba queimando as folhas mais jovens.

Palmeira chamaedorea

Foto: Getty Images

Esta pequena palmeira é uma das espécies indicadas para áreas com bastante sombra. Também pode ocupar espaços iluminados, desde que não recebam luz direta do sol.

Jiboia

Foto: Getty Images

Uma das mais versáteis, resistentes e adaptáveis espécies para se ter em casa, a Jiboia se acomoda em diferentes espaços e, quando cresce, forma uma linda cortina natural com as suas pequenas folhas, se estendendo do alto até o chão.

Para ter na cozinha

A área onde sempre rola aquele encontro com amigos e parentes fica muito mais charmosa e inspiradora com plantas ornamentais sobre mesas, prateleiras e armários. Escolha a espécie que pode dar mais brilho aos seus quitutes.

Lança-de-São-Jorge

Foto: Getty Images

Uma espécie realmente guerreira e com visual bem ornamental. Ela tem folhas cilíndricas, rígidas e resistentes. Adora ambientes internos à meia-sombra, pede pouca água e vale usar um apoio quando elas estiverem bem crescidas.

Peperômia

Foto: Getty Images

Com aspecto delicado, as folhas desta planta são suculentas, em formato de coração e, geralmente, apresentam tons de verde com bordas amareladas ou brancas. Ótima para o plantio em jardins verticais ou vasos suspensos. A preferência é pela meia-sombra, mas, por outro lado, a Peperômia aguenta até iluminação com luz fluorescente.

Filodendro

Foto: Getty Images

Ideal para ambientes de luz difusa, essa é uma das espécies queridinhas por ser fácil de cuidar. Ela vai bem em vasos e, quando acomodada no alto, cria um belo efeito pendente com suas folhas em formato de coração.

Para ter no banheiro

Geralmente, este é o ambiente mais abafado da casa, concorda? Afinal de contas, o banheiro possui pouca iluminação e muita umidade. Por isso, para dar estilo e alegria para este lugar, é necessário ousadia e boas escolhas. 😉
Ao optar por plantas, o ideal é ter mudas crescidas e vasos de cerâmica. Veja as opções.

Suculentas

Foto: Getty Images

Estas são as mais simples de cuidar. Isto porque elas costumam “avisar” do que precisam, mas não são nada exigentes. Necessitam de pouca água e precisam de algumas (mínimas) horas de luz por dia. Por isso, as suculentas são ideais para os iniciantes no cultivo das plantas. #Vantagem

Zamioculca

Foto: Getty Images

Uma maravilhosa curinga para locais com baixa luminosidade, inclusive corredores. Com folhas que parecem enceradas e um tom verde bem escuro, é bem resistente e necessita de pouca água.

Ciclanto

Foto: Getty Images

Um caule quase inexistente e grandes folhas com aspecto amassado despertam muito a curiosidade de quem encontra essa exuberante planta. Ela se adapta bem em ambientes internos e não precisa de vasos muito fundos. E além de tudo, a umidade é essencial para esta espécie. Uma boa dica é proteger o solo do vaso com casca de pínus, para diminuir a evaporação da água de regas. #FicaDica

Antúrio

Foto: Getty Images

Suas flores coloridas preferem espaços de sombra e gostam de ficar longe da luz direta do sol. E assim como o lírio-da-paz, o Antúrio é uma espécie que melhora a qualidade do ar dentro de casa.

Cultivo 4.0

Nesta experiência em semear plantas e manter o “dedo verde”, mesmo cercado pela metrópole, o cotidiano digital torna essa tarefa ainda mais simples e leve. Com ajuda de aplicativos, você consegue acompanhar o seu cultivo e saber quais as melhores espécies para o seu ambiente. Caso você tenha sido presenteado com alguma espécie e não conheça, com apenas uma foto, o PlantNet dirá para você, em detalhes, qual é essa planta ou hortaliça. Um app para verificar a saúde das suas mudas é o Plantix. Ele descreve a possível enfermidade e quais os cuidados deve ter. Já com o Meu Jardim, você recebe ajuda de especialistas para a manutenção do seu cultivo e um cronograma para irrigação.

Vai dizer: não é gostoso cuidar de você, mesmo com tão pouco? Esta é uma das orientações da Youse sobre sustentabilidade. Assim, você decora o seu lar do seu jeito, de acordo com aquilo que você quer para sua vida. 😀