Quebrando padrões em profissões tradicionais

Cada vez mais pessoas fogem dos estereótipo de gênero e aparência, mostrando que o importante é ser #TipoVc

• por
Imagem: Getty Images

Diz aí, você já precisou de um servicinho em casa e foi atendido por uma encanadora? Ou marcou um horário pra fazer as unhas e quem estava te esperando era um manicuro?

Por mais que muita gente ainda não disfarce muito bem a cara de surpresa, ou mesmo não esteja lá tão familiarizado com esse vocabulário, bora apertar o passo, porque tem uma galera vindo pra quebrar padrões que a gente tem sobre algumas profissões tradicionais.

Leia + Mudança de vida radical

Leia + 3 histórias pra te inspirar a dar o primeiro passo e tirar um sonho do papel

Rótulos são para geleias

Já foi o tempo em que as áreas de trabalho tinham um rostinho conhecido. Mesmo aquelas regras não-ditas, do tipo “mulher é mais detalhista pra cuidar da casa” ou “homem são mais racionais na hora de tomar decisões importantes”, caem por terra quando a gente vê as representantes do gênero feminino em posições de liderança e eles dominando com os pés nas costas (e o paninho nos ombros) os serviços domésticos.

E quando a gente pensa em aparência, o que os olhos veem, o coração nem sempre sente. Esmalte escuro não desqualifica ninguém da área da saúde, roupas descoladas muitas vezes atestam irreverência e criatividade, e uns rabiscos no corpo não te fazem mais ou menos profissional.

Se no passado a gente confiava num serviço por causa de um terno engomado ou de um tom de voz doce e maternal, as novas gerações mostram a ousadia de ser muito mais do que aquilo que a gente imagina pelo cartão de visitas ou acessando o perfil no LinkedIn. 

Surpresa!

Quem olha para Wesley Franco no dia a dia de trabalho, por exemplo, pronto para encarar fóruns e audiências, nem imagina que o traje social encobre 20 tatuagens e que, além de advogado, ele divide o tempo entre as apresentações como guitarrista em uma banda de rock e os cuidados com os dois filhos pequenos.

Além de advogado, Wesley Franco é guitarrista em uma banda de rock

Nos tempos de estudante, o estilo era ainda mais ousado: o cabelão comprido com dreads despertava olhares curiosos pelos corredores da faculdade e ignoravam os conselhos da mãe, que logo depois da primeira tatuagem, feita às escondidas aos 15 anos, dava um toque sobre a possível dificuldade de arranjar um trabalho. 

Mas mesmo quando, ainda no primeiro mês de aula, um dos professores usou Wesley como um “exemplo a não ser seguido de estudante de Direito”, o advogado continuou vestindo a camiseta do Bob Marley, se manteve firme nos estudos, e não largou os instrumentos musicais que o acompanhavam desde a infância.

Hoje, quando os clientes do escritório que comanda junto ao sócio trombam com ele na rua, as surpresas em geral são positivas. “Um dia um juiz me encontrou no centro da cidade e nem me reconheceu. Eu cumprimentei, ele olhou e falou: ‘Não acredito que é você, cara. Você não tem cara que tem tatuagem. Pô, que legal, eu gosto de ver isso, eu acho bem legal’.” E ainda tem quem tente descolar uns convites pro show da banda. 😀

 

Não é o máximo ser surpreendido positivamente? Tipo contratar um seguro. Algumas pessoas ainda têm aquela memória de que pra fazer um seguro de vida, auto ou residencial é preciso muita papelada. Que nada! A Youse é uma seguradora 100% digital que vem pra romper com todos os padrões tradicionais e te dar a liberdade de fazer escolhas #TipoVc. 😉