Case de Mercado: Youse é a única marca de seguros que inovou na programação da Rede Globo

A Youse chegou ao mercado brasileiro com uma proposta inovadora: fazer a venda de seguros da Caixa Seguradora exclusivamente por meio das plataformas digitais. Além do processo de compra 100% online (via desktop ou mobile), o consumidor tem a liberdade de personalizar a apólice, combinando seguros para carro, casa e vida.

“Os seguros online são uma nova categoria, e a Youse tem conseguido atrair pessoas que estão contratando esse tipo de serviço pela primeira vez e que valorizam as facilidades proporcionadas pela tecnologia”, explica Leandro Claro, diretor de marketing e customer intelligence da Youse/Caixa Seguradora.

O lançamento da marca foi feito em abril de 2017, com a campanha Questione, que apresentou os seguros Auto e Residencial usando um apelo diferenciado: o consumidor é desafiado a questionar a forma como faz a contratação desse tipo de serviço.

Na TV aberta, os investimentos foram concentrados na Globo, e a escolha das faixas horárias foi baseada na necessidade de impactar o telespectador em vários momentos-chave de sua jornada. Pensando nisso, as inserções foram feitas na parte da manhã, nos intervalos dos telejornais, e no início da noite, priorizando as novelas I e II, bem como o Jornal Nacional.

Além da veiculação das campanhas específicas para os produtos, a Youse reforçou os diferenciais inovadores da marca com ações de merchandising no É de Casa, Mais Você e Auto Esporte. “A natureza digital da empresa exigiu integração total entre mídia, merchandising e redes sociais. A nossa plataforma foi toda trabalhada e adaptada para receber o tráfego second screen da Globo”, detalha Leandro.

A repercussão foi excelente. “A marca ganhou share de mercado e os resultados de share of voice também foram representativos”, ressalta o executivo, revelando que a empresa verificou, por exemplo, que a inserção dos merchandisings gerou aumento direto do tráfego no ambiente digital. “Cresceram as buscas pelo nome da empresa, e registramos números muito superiores na simulação de seguros e nas vendas”, afirma.

“Cresceram as buscas pelo nome da empresa, e registramos números muito superiores na simulação de seguros e nas vendas” | Leandro Claro, da Youse/Caixa Seguradora

A gestão da marca Youse está sob os cuidados da Ana Couto Branding e as campanhas integradas, envolvendo veiculação, produção e online, receberam um investimento total de R$ 14 milhões.

Questionado sobre a importância de ter optado pela Globo para promover a empresa, Leandro é enfático: “A percepção de valor e de autenticidade da marca foi muito alta, o que ajudou a torná-la uma referência no segmento de seguros”.

SETOR: Seguros | OBJETIVO: Lançamento da marca | MERCADO: Nacional | SOLUÇÃO: Mídia avulsa e merchandising | RESULTADO: Aumento do tráfego nos canais digitais e nas vendas

Fonte: BIP | PUBLICAÇÃO DA DIREÇÃO DE NEGÓCIOS GLOBO | DEZEMBRO 2017 – EDIÇÃO 621