10 dicas de como dirigir melhor

• por
Dicas para dirigir melhor Dicas para dirigir melhor

Às vezes a gente nem percebe como o nosso jeito de dirigir já está no piloto automático. E é por isso mesmo que é sempre bom aprender novas dicas para dirigir bem. Por exemplo, você diminui o consumo de combustível (e seus gastos!) se reduzir nas acelerações bruscas e deixar o câmbio engatado nas descidas. Não ficar colado no carro da frente é uma boa forma de evitar pequenos ou grandes acidentes. Planejar a rota de uma viagem antes de sair ajuda a não perder tempo.

Por isso, separamos 10 dicas bem simples que conseguimos com o diretor técnico José David, do Roberto Manzini Centro Pilotagem, com o Luiz Fonseca, diretor da Auto Escola Pinheiros, e com o instrutor técnico Aldo Piedade Júnior, da Auto Escola Alpie. Tudo pra ajudar você a saber (ou relembrar) como dirigir melhor. Olha só:

1 – De olho na pose

Para já começar bem, Luiz Fonseca aconselha prestar atenção ao jeito como você senta no banco: “Apoie a coluna inteira, de modo que, ao esticar os braços, o pulso fique exatamente em cima do volante. Assim você fica mais confortável para dirigir e evita problemas futuros na coluna”.

2 – Calibragem em dia

“Pneus murchos podem aumentar o consumo de combustível em aproximadamente 6%, além de prejudicar o comportamento do veículo em curvas e frenagens”, diz José David. Tente dar aquela checada no ar dos pneus a cada 15 dias. A pressão a ser utilizada geralmente fica escrita na coluna da porta do motorista ou na tampa de combustível.

3 – Cuidado com o “anda e para”

“Em vias com muita sequência de semáforos, procure coordenar a velocidade para evitar o andar e parar”, ensina José David. Isso evita o gasto de combustível e ainda faz as peças do seu carro durarem mais. Sem falar que ninguém gosta de ficar parando em semáforo.

4- À noite, atenção

Dirigir à noite exige mais atenção, já que tudo fica mais difícil e demorado de ver. “Verifique se todas as lanternas funcionam direito e durante a direção mantenha o farol baixo sempre ligado”, diz Luiz Fonseca.

5 – Mantenha distância

Você é daqueles que anda colado no carro da frente? Melhor afastar sempre que possível. “Se faça a pergunta: se o veículo da frente parar, eu paro com segurança?”, orienta José David. Se a resposta for “não”, vá reduzindo a velocidade para ajustar o espaço sem interromper o fluxo do trânsito.

6- Em dias de chuva

Se a água começa a cair, é hora de diminuir a velocidade. Mesmo quando o limite da rua é alto. Dica do Aldo Piedade Júnior: “em dias de chuva, ande um pouco menos do que a via indicada, porém se mantenha em velocidade constante”. Se você puder rodar com uma marcha mais baixa, fica ainda mais seguro caso precise frear.

7- Evite áreas alagadas

Se a chuva ficar mais forte e a água subir, é hora de atenção máxima. “Nunca entre em ruas que alagam e que você não conhece a profundidade em que a água chega. O carro flutua e pode ser levado para áreas mais fundas”, alerta Luiz Fonseca.

8 – Peso desnecessário

Alguns equipamentos deixam o carro mais bonito e prático, mas Luiz Fonseca dá o toque: “não deixe o carro muito pesado com acessórios que oferecem muita resistência. Isso também consome combustível e aumenta o custo de manutenção”.

9- Mande os memes depois

De acordo com o Painel de Mobilidade do Trânsito, em 2017 mais de 250 mil motoristas receberam multas por usar celular enquanto dirigem. Olha o prejuízo: o valor é de R$ 300 e 7 pontos na carteira! Já sabe, né?

10 – Cuidado com pontos cegos

Se for trocar de faixa, existe um ponto cego onde você olha pelo retrovisor e “não vê ninguém”. Isso é o que provoca os acidentes mais comuns com motociclistas! “Fique atento e dê seta, é a sua comunicação com outros veículos”, diz Aldo Piedade Júnior.

….

Ei, você já conhece o Seguro Auto da Youse? Ele é do seu jeito, feito pra facilitar a sua vida! Clique aqui e conheça mais!

Imagem ilustrativa

Simulação de Seguro Auto

Aqui na Youse você contrata só os serviços que precisa e que cabem no seu bolso. Além de o seguro ser totalmente personalizável, você faz tudo 100% online, rapidinho e na palma da mão.

Fazer cotação
Youse - Caixa Seguradora