Que tal aproveitar as férias com outros jeitos de se locomover por aí?

• por
De bike na Paulista De bike na Paulista

As férias de julho estão rolando e, mesmo que você não esteja de folga do trabalho, tem uma coisa da qual todo mundo tira vantagem nessa época: a melhora no trânsito. Em algumas cidades, a lentidão em horários de pico chega a diminuir mais de 50% durante as férias, facilitando a circulação e reduzindo o tempo de locomoção das pessoas.

Agora, já pensou em aproveitar as férias para testar novos jeitos de andar por aí? Seja na sua cidade ou viajando, você pode acabar descobrindo alternativas muito legais para sua rota. Dá uma olhadinha:

Aproveite as férias de Bicicleta

Parece clichê, mas não é! Talvez você nunca tenha ido de bike para o trabalho porque o caminho não é tão acessível, mas que tal aproveitar que não tem tantos carros na rua para testar essa possibilidade? Agora, se você estiver viajando de férias, utilizar a bike para fazer alguns passeios é uma ótima oportunidade de conhecer melhor a cidade. Você pode alugar a bicicleta e tornar o passeio muito mais divertido.

Metrô/trem ou ônibus

Com tanta gente de férias, o transporte público costuma ficar mais vazio. No caso dos ônibus, como o trânsito melhora, ainda dá pra chegar mais rápido. Além disso, você pode aproveitar o tempo para ler um bom livro ou tirar aquele cochilo. Se você estiver viajando, o transporte público te ajuda a economizar uma grana para aproveitar outras atrações da cidade. É só se informar direitinho sobre as linhas e horários.

Monociclo ou patinete elétrico

Um jeito inusitado e muito legal de andar por aí. Um patinete elétrico atinge, em média, 30km/h, mais do que algumas bikes elétricas. E pra quem curte coisas diferentes, o monociclo é uma mão na roda. O Robson Chikasawa, desenvolvedor aqui na Youse, usa um monociclo elétrico para se locomover de casa até o trabalho todos os dias. “Eu faço um trajeto de 11km em cerca de 40 minutos. Se eu viesse de carro no mesmo horário, gastaria mais de 1 hora. Além disso, quando chove ou quando eu saio tarde daqui da Youse, por exemplo, eu posso facilmente colocar o monociclo dentro de um Uber ou levar no Metrô. Fora tudo isso, ainda tem a vantagem de aliviar o estresse”, afirma o Youser. Legal, né?

Patins ou skate

Essa alternativa exige uma habilidade prévia, mas é super positiva. Já pensou que divertido pode ser ir de um lugar para outro usando patins ou skate? Só não esqueça os equipamentos de segurança. 😉

Corrida ou caminhada

Essa dica é para quem vai percorrer distâncias curtas ou está viajando e curte um passeio a pé. Além de se exercitar e cuidar da saúde, às vezes, você acaba gastando menos tempo do que se pegasse trânsito com o carro. Em outros casos, a viagem pode até demorar mais, mas você acaba curtindo a paisagem e aproveitando muito mais.

Carona

Já parou pra pensar em quantos carros circulam todos os dias só com o motorista? Agora, imagine se todos esses carros estivessem cheios de gente (geralmente com 5 pessoas). A quantidade de veículos na rua seria bem menor e o trânsito diminuiria bastante. As caronas são ótimas  alternativas nesse caso, pois são vantajosas tanto para o dono do carro, que ganha ajuda nas despesas, quanto para os passageiros. Existem vários aplicativos de carona para botar essa ideia em prática. Se você vai viajar para outra cidade, que tal procurar alguém pra rachar a conta? Você pode fazer amizade e ainda contribui para um trânsito melhor. 🙂

E aí, alguma dica te inspirou? Não importa se você está viajando ou na sua cidade, encontrar alternativas para fugir do trânsito é sempre bom e pode render ótimas histórias. Então, bora usar meios de transporte alternativos e ousar mais por aí!