10 jeitos de ativar seu modo rua

• por

Andar pela cidade e até mesmo ir trabalhar pode ser uma aventura. E existem várias maneiras de explorar os caminhos do seu dia a dia, de bike, patinete, de scooter elétrica ou moto, a pé ou de carro. Mas uma coisa é única: é preciso ter atenção pra que todo mundo fique numa boa. Olha só!

1. Segurança em primeiro lugar

Se for sair de bike ou patinete, use capacete – ainda não sendo obrigatório. Usar colete refletivo também pode ser uma boa. Nas bicicletas, é obrigatório ter espelhos retrovisores, sinalizações noturnas e campainha. São itens importantes pra você ver e ser visto, já que carros tem pontos cegos. A distância entre uma bike ou patinete e um carro deve ser de 1,5 m.

VEJA+: Será que você sabe mesmo andar de bike?

2. Tenha empatia

Em algum momento todo mundo é pedestre no trânsito. Ônibus não tem cinto de segurança e transportam muitas pessoas, skates não tem freios, patinetes e bicicletas podem andar na rua quando não existe um espaço dedicado a eles, carros têm pontos cegos… Apesar de todos estarem sujeitos às regras de trânsito, se coloque no lugar de quem está próximo de você. Dirija pra se proteger e proteger os outros também.

VEJA+: Você sabe o que é direção defensiva?

3. Fique ligado no espaço que você ocupa na rua

Todos sabem que quando somos pedestres temos que tomar um cuidado extra com a gente e com as nossas coisas. Em lugares que podem ficar muito apertados, tipo no transporte público, cuide pra que você e as suas coisas não fiquem no meio do fluxo. Não é chato quando tem alguém impedindo a saída?


4. Saiba para onde você está indo

Se você é um dos perdidinhos que só andam por aí de Waze ou Google Maps, planeje o seu caminho antes. Veja qual rota é a melhor, sendo de carro ou de qualquer outro modal. Assim, você evita de se sentir inseguro ou se distrair no meio da viagem.

VEJA+: Dicas de aplicativos de mobilidade urbana para fugir do trânsito

5. Pratique antes

Seja carro, patinete, bike, é importante saber andar por aí de maneira segura. Quer dar uma volta de patinete, daqueles que você aluga na rua? Pratique um pouquinho antes de andar em lugares muito movimentados. Acabou de tirar a CNH, redobre a atenção nas primeiras viagens até pegar o jeito…


6. Saiba ler os sinais de trânsito

Além de ser o básico do básico, muita gente ainda não sabe qual a diferença entre ciclovia e ciclofaixa. Ou que ciclistas também têm sinais de trânsito pra respeitar. Pois é, as placas, os semáforos e as outras sinalizações não estão lá à toa, viu? Fique ligado nelas.

7. Procure por rotas alternativas

Sabe que vai pegar trânsito? Procurar por rotas alternativas pode ser uma solução. Pode trocar de modal também, viu! Precisa mesmo ir todos os dias de carro ou pode dar aquela pedaladinha para ir até o trabalho? Veja quais são as suas opções pra chegar ao seu destino.


8. Flexibilize seus horários

Hoje em dia essa tem sido uma solução pra muitas empresas. Será que você é mais produtivo chegando todos os dias ás 9h da manhã, ou chegando em um horário mais tranquilo no trânsito, sem estresse e sem correria?

9.  Evite áreas de risco de alagamento

O dia está com cara de chuva ou o tempo virou de repente? Evite áreas com risco de alagamento. Quando chove, tudo para, também. Vale a pena esperar um pouco antes de sair, né? Além disso, pistas molhadas ficam mais escorregadias e perigosas. Ande mais longe do carro da frente e evite freadas bruscas.

VEJA+: Alagamentos e enchentes: saiba como passar com seu carro numa boa

10. Guarde o celular

Parece uma dica óbvia, mas a gente sabe bem que celular tira muito da nossa atenção na rua. Não importa se você é pedestre ou se está em algum carro, deixe o celular guardadinho. Sua atenção deve estar totalmente focada no trânsito!

Quais outras dicas você pode compartilhar com a sua família e amigos? A gente acredita que se todos colaborarem com o trânsito, seja de carro, bike ou pedestre, todos podem contribuir um pouquinho. E se cada um fizer um pouquinho, faremos muito.

….


E para ficar sempre seguro no modo rua, que tal conhecer o Seguro Auto Youse? Com ele, você está sem numa boa! Clique aqui e confira!