Dia Nacional do Trânsito: você sabe tudo sobre as leis de trânsito?

Saiba quais as regras no trânsito para hábitos comuns ao volante

• por
Foto: GettyImages

O Dia Nacional do Trânsito é celebrado todo 25 de setembro. É a mesma data em que se criou a lei nº 9.503, mais conhecida como: Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Um ótimo momento para entender melhor a importância das leis de trânsito e como elas ajudam na mobilidade. 

Mas ainda existem dúvidas bem comuns sobre o que pode e o que não pode ser feito no trânsito. E, aí? Pode dirigir sem camiseta? E descalço? É o que a gente vai te explicar.

Saiba+| Modo Rua: como ter uma direção segura com o seu carro

Saiba+| Você sabe o que é direção defensiva?

Pode dirigir sem camiseta?

Na praia, no verão, no calor… pode acontecer de você querer dirigir sem camiseta. E, na prática, não há nenhuma regra nas leis de trânsito que diga que é proibido andar de carro sem camiseta.

O que é sempre bom lembrar é de usar o cinto de segurança. Talvez ele incomode no contato direto com a pele e se você tirar, aí, sim, estará cometendo infração grave, que rende multa. Para quem dirige motocicleta, de acordo com o Detran, é proibido dirigir sem a camiseta. 

Pode dirigir descalço?

O código diz que não pode dirigir “usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais”. O que levanta a dúvida: então pode dirigir descalço? De acordo com o Detran, é melhor não…  

Ainda segundo as leis de trânsito, o condutor não deve usar calçados tipo chinelos ou tamancos, com saltos altos ou qualquer outro tipo que dificulte o acionamento dos pedais e possa pôr em risco a segurança.

Para quem usa salto alto, é importante saber que mesmo com a alça atrás do calcanhar, ainda não é permitido. O problema está no ângulo que o pé fica em relação aos pedais. Se com outros calçados, o motorista conduz com a possibilidade de apoiar a sola sobre os pedais. Com saltos altos, o ponto de apoio fica no calcanhar, o que atrapalha toda a sensibilidade no uso. A dica aqui é levar aquelas sapatilhas para usar e depois deixar no carro, sabe?

Pode fumar enquanto dirige?

Para você dirigir bem e em segurança, o certo é dirigir com as duas mãos ao volante. As únicas exceções são para dar sinal, trocar de marcha ou usar algum equipamento do carro, tipo ligar o rádio.

Este ano, o projeto de Lei do Senado n° 769 determinou como infração gravíssima fumar em veículos com passageiros menores de 18 anos. Além disso, também é proibido dirigir com o braço para fora do carro. 

Pode usar fone de ouvido enquanto dirige?

Fone e trânsito, não combinam. Nem para pedestres, nem para motoristas. E isso também está no código de trânsito: não pode dirigir “utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular”. Então, né… melhor conectar o seu celular no bluetooth e deixar a música rolando na central de multimídia

De quem é a preferência na rotatória?

A preferência é de quem já estiver na rotatória. É importante sempre diminuir a velocidade e acompanhar o fluxo do trânsito, assim, ninguém fica fora do ritmo e não acontece nenhum acidente. Ou seja, espere quem já está circulando passar e respeite as sinalizações. O desrespeito à placa “PARE” é uma infração gravíssima, beleza? 

Quando que eu preciso acender os faróis?

Deixar os faróis acesos de noite já era obrigatório desde a lei de 1997. Mas houve uma atualização há três anos, e mantê-los ligados, com a luz baixa, passou a ser obrigatório, de noite e de dia, em túneis e rodovias. 

Andar com os faróis acesos mesmo quando é dia aumenta a segurança, pois faz com que o carro fique mais visível. Alguns aplicativos até lembram a gente de deixá-los acesos quando o GPS percebe que entramos em uma estrada!

Posso levar meu filho no banco da frente?

Lembra quando você era criança e andava no porta-malas do carro? Ou no colo de alguém no banco da frente? Bom, tudo isso ficou bem no passado. Agora, crianças até 10 anos devem andar no banco de trás, em seus respectivos dispositivos de segurança, como cadeirinhas e bebê-conforto. 

Mas, como exceção, ao transportar crianças em veículos que não têm banco traseiro, como picapes, o motorista pode levar os pequenos no banco da frente, desde que atenda às normas de segurança. Ou seja, o airbag do banco do passageiro deve ser desativado e a cadeirinha continua sendo obrigatória.

Pode levar animais no colo enquanto dirige? 

Tudo bem, eles são muito fofinhos. Mas para a seguranças deles e a sua, é melhor que eles fiquem dentro da caixinha de transporte ou na cestinha. O Detran-SP diz que ainda não existe uma regulamentação federal específica sobre como transportar animais dentro do carro. Mas as leis de trânsito proíbem os pets no seu colo, no banco do passageiro, entre braços e pernas. A infração é média e rende quatro pontos na sua habilitação, viu?

Outro artigo do CTB diz que o transporte de animais não pode ser feito na parte externa do carro, como na caçamba. Isso é infração grave! De acordo com o Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, deixar o bichinho colocar a cabeça para fora da janela também é infração.

Pode passar maquiagem enquanto dirige? 

A gente sabe que a vida é uma correria e às vezes a gente deixa pra resolver as coisas no meio do caminho. Mas passar maquiagem enquanto dirige não pode, não! Aqui a regra também é a de manter as duas mãos no volante, segundo o código de trânsito brasileiro. Além disso, você precisa estar de olho no caminho, sem se distrair, né?

E, aí? Quais outras dúvidas você tem sobre as leis de trânsito? Aproveite o Dia Nacional do Trânsito para refletir sobre o você faz para ajudar na mobilidade e que tipo de atitudes pode passar para frente, para que todo mundo cuide de todo mundo.